Atendimento por WhatsApp

O que é replicação remota de dados?

Replicação Remota de dados - representação gráfica de replicação de dados em ambientes diferentes

Replicação remota de dados é a ação de duplicar pastas, arquivos ou volumes inteiros entre diferentes locais físicos, através da transmissão de dados via rede local, remota ou via internet.

O principal objetivo de replicar dados é manter cópias de segurança sincronizadas para recuperação de dados em caso de desastres.

A replicação de dados também garante que um aplicativo esteja altamente disponível, ou seja, possa fornecer serviços continuamente.

Para isso, uma ou mais "réplicas" do mesmo software são armazenadas em diferentes servidores, onde um agente monitora o funcionamento do sistema e aciona uma réplica do aplicativo caso o servidor de aplicação principal apresente falhas.

Conheça a linha de storages all flash Seagate

A replicação de dados é a garantia de redundância

A replicação de dados é um dos componentes de sistemas redundantes. Empresas que usam a estratégia de backup 3-2-1 geralmente mantém uma cópia do sistema e base de dados na área de produção, outra replicada em outro local físico da empresa e a terceira replicada para fora da empresa, geralmente um provedor de nuvem.

Além disso, sistemas distribuídos e de alta tolerância a falhas buscam a replicação de suas plataformas para melhor desempenho. Essa replicação pode acontecer via software ou hardware. Ambientes virtualizados e clusterizados dentro de datacenters possuem diversas ferramentas para manter suas bases sempre disponíveis e funcionando.

Pequenas e médias empresas também podem duplicar seus dados em dois sistemas de armazenamento em rede (NAS). Os equipamentos fabricados pela Qnap permitem a replicação de dados em tempo real e contam com o recurso de sincronização de arquivos com serviços de nuvem.

Conheça as Soluções de Armazenamento Híbrido

Alta disponibilidade

Qualquer sistema de alta disponibilidade sempre dependerá de algum mecanismo que faça a replicação de dados. Sem ele seria impossível manter dados em serviços funcionando sem nenhuma interrupção.

A replicação é responsável pela sincronização de aplicações, ambientes e base de dados entre duas ou mais infraestruturas de TI ou datacenters.

Outra razão para a distribuição de dados entre diferentes servidores é fornecer acesso mais rápido às informações para usuários de vários locais. Para essa aplicação, existem três tipos de replicação de dados:

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Vantagens da replicação remota para sua empresa

A replicação pode oferecer grandes benefícios para todos os portes de empresas, principalmente relacionados ao desempenho, disponibilidade e segurança de dados.

Replicação remota como backup (RTRR)

Replicação Remota Em Tempo Real RTRR - representação gráfica de replicação de dados com storages NAS um sendo fonte e outro como base de cópias

A Replicação Remota em Tempo Real (RTRR) é uma aplicação disponível nos storage NAS Qnap que gera sincroniza e gera um backup imediato de volumes, pastas ou arquivos para outros storages remotos.

O RTRR melhora a eficiência dos backups, pois atualiza as bases de dados em tempo real, reduzindo assim o tempo dessa operação. O RTRR permite ainda fazer backup para servidores FTP remotos e vice-versa.

Enterprise storages Qnap

Essa replicação é um processo de compartilhamento de informações em tempo real via rede (LAN, WAN ou internet), que garante a consistência entre dois sites diferentes sincronizando, por exemplo, servidores de armazenamento, e fazendo a duplicação de dados à distância.

Recursos avançados como compactação de dados, criptografia e filtragem de arquivos também são fornecidos, melhorar a segurança e a eficiência do backup remoto de dados.

Vantagens da replicação remota em tempo real:

Replicação via RSYNC e QSYNC

Qsync - cenário de utilização do aplicativo qsync da Qnap para sincronização de arquivos entre dispositivos

Utilitários como o RSYNC e QSYNC Qnap são essenciais capazes de manter a segurança de dados e evitar a perda de arquivos importantes

RSYNC

Esse aplicativo é voltado para replicação e utilizado para que tenhamos a cópia de arquivos em mais de um servidor.

Disponível nos sistemas Unix e como funções de alguns programas específicos que sincronizam dados e realizam a transferência de arquivo, o Rsync é uma solução de replicação de dados de baixo custo voltada para pequenas e médias empresas.

QSYNC

O QSYNC (Sincronização Cruzada de Sistemas de Arquivos) é um utilitário que disponibiliza a sincronização otimizada e eficiente entre dispositivos como servidores e storages NAS.

Esse aplicativo também possibilita que usuários utilizem seus arquivos com um grande número de dispositivos (celulares, tablets, notebooks, etc), o que ajuda a aumentar o trabalho da equipe, garantindo a otimização de serviços.

Qsync Qnap - Storage Qnap com aplicativo Qsync sincronizando arquivos em dispositivos diferentes

Consulte nossos especialistas em armazenamento de dados e backup

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Consulte nossos especialistas, somos distribuidores Seagate, Qnap, Synology e Infortrend. Nossos profissionais estão capacitados para fornecer soluções de armazenamento e backup para suas necessidades.

Fale com nosso especialista!
Ligue: (11) 3475-5000

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Espaço de armazenamento insuficiente no PC?
Espaço de armazenamento insuficiente no PC?

Confira nossas dicas como limpar o hard disk de seu computador e liberar mais espaço para salvar seus arquivos.

Cloud Storage, o que é para que serve
Cloud Storage, o que é para que serve

Cloud Storage, saiba como tirar proveito do armazenamento em nuvem p/ gravar, alterar e acessar dados de seus servidores de forma online via internet.

Dicas importantes para comprar o storage certo.
Dicas importantes para comprar o storage certo.

Nem sempre o preço é a variável mais importante ao comprar um storage. Evite colocar em risco suas informações importantes aqui.