O que é Hybrid Flash array? Saiba mais sobre o Armazenamento Híbrido

Hybrid flash array ou matriz flash híbrida é um sistema de armazenamento que permite utilizar memórias flash (SSD) e discos rígidos SATA e/ou SAS no mesmo chassi. Um sistema de armazenamento híbrido entrega mais performance que storages formados por matrizes compostas apenas por discos rígidos.

Hybrid Flash array

Por que comprar um Hybrid Flash Array?

Os storages preenchidos com hard disks internos que equiparam nossas infraestruturas de TI e datacenters por vários anos arrumaram concorrentes valorosos. Além dos novíssimos all flash arrays, fabricantes como Qnap, Synology e Infortrend possuem em suas linhas de produtos sistemas de armazenamento que suportam hard disks e módulos flash no mesmo chassi.

Soluções híbridas são especialmente úteis quando associadas a recursos como o armazenamento em camadas (tiering), que desloca automaticamente os dados mais acessados para áreas mais velozes do armazenamento. Como os antigos sistemas baseados somente em hard disks não possuem esse recurso, um flash array híbrido pode transferir dados muito mais rapidamente do que as unidades de disco eletromecânicas.

Armazenamento em camadas, Tiering

Qual a diferença entre um sistema híbrido de armazenamento e um disk storage?

Por mais velozes que sejam, qualquer sistema de armazenamento equipado com hard disks convencionais sofre com a latência, isto é, o tempo de resposta do disco rígido após uma requisição. Por sua vez, a memória flash é um tipo de memória não volátil que pode ser apagada, reprogramada e não possui partes móveis, portanto com taxas de latência menores que os HDDs nas respostas das requisições.

Em storages híbridos, ao invés de termos um gabinete recheado somente com hard disks, encontramos também módulos de memória flash, seja no formato de SSDs no barramento SATA/SAS ou em memórias M.2 NVMe no barramento PCIe.

Quais as vantagens de utilizar um storage híbrido?

Os disk storages fazem parte de nosso dia-a-dia, são previsíveis e oferecem um baixo custo por terabyte. Com diversos fabricantes entregando esse tipo de equipamento, essa solução de armazenamento tem sido amplamente utilizada na maioria das infraestruturas de TI, seja uma pequena empresa, datacenter ou uma organização de porte global. No entanto, essas soluções têm um alto custo por IOPS (transações por segundo), consomem muita energia, espaço físico e são lentos.

Conheça as Soluções de Armazenamento Híbrido

No outro extremo temos as soluções totalmente flash, que entregam performance muito superior, possuem baixo custo por IOPS, ocupam pouco espaço físico e usam muito menos energia que sistemas baseados em HDDs. O ponto negativo das soluções all flash é o preço de aquisição e de implantação da solução. Dependendo da capacidade e velocidade de processamento, o preço de uma solução baseada somente em memórias flash pode ultrapassar a casa dos 7 dígitos.

Como nem todas aplicações exigem alta performance, os storages híbridos acabam tendo uma participação importante na racionalização de investimentos em TI. Archiving, cold storage, virtualização, gerenciamento de documentos (GED), centralização de arquivos não estruturados e compartilhar arquivos em rede são apenas alguns exemplos de aplicações que podem ser solucionadas através da implantação de um storage híbrido.

Vantagens de utilizar um storage híbrido

Como um storage híbrido melhora o armazenamento corporativo?

Novas soluções baseadas em matrizes de armazenamento híbridas são fornecidas com HDDs e SSDs montados no mesmo gabinete. Alguns storages NAS, como os fabricados pela Qnap, privilegiam o uso de qualquer marca de disco ou SSD para compor suas matrizes de armazenamento. Instalar discos e memórias flash não proprietárias incentiva a concorrência entre os fabricantes de SSD, melhora a oferta de componentes para reposição e facilita a manutenção desses sistemas.

Arranjos de armazenamento híbrido são o melhor dos dois mundos: oferecem um custo menor por IOPS/Terabyte, exigem investimentos menores que soluções all flash e entregam um desempenho mais do que equilibrado.

Com a evolução da tecnologia, os sistemas de armazenamento híbridos já são adequados para qualquer nível de organização que precisa de acesso mais rápido aos dados armazenados do que arranjos montados com hard disks SATA/SAS podem fornecer.

Quem fabrica soluções de armazenamento híbrido?

Dell, HPE, Infortrend, NetApp, Qnap, Synology e Western Digital são apenas alguns fabricantes de sistemas híbridos de armazenamento. Diversos modelos de Hybrid Flash Arrays estão disponíveis e atendem às necessidades da maioria das aplicações corporativas, disponibilizando mais IOPS e reduzindo a latência de leitura em processos antes executados por antigos disk storages.

Infortrend, uma das marcas com soluções de armazenamento híbrido

A redução nos preços dos storages híbridos também permitiu que pequenas e médias empresas implementassem soluções de armazenamento antes restritas somente a grandes corporações, como aplicações com uso massivo de banco de dados, backup com transferência de muitos arquivos e operações complexas em ambientes virtualizados.

As soluções de armazenamento auxiliadas por SSD já são encontradas em todos os segmentos do mercado, seja apenas em pequenos servidores NAS residencial com apenas quatro baias SATA como o TS-431P até grandes soluções corporativas SAN-Ip ou FC com vários Petabytes de armazenamento híbrido como a linha Eonstor GSc Infortrend.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Quais a diferença de um storage híbrido e um All Flash Storage?

A diferença entre um storage híbrido e um All Flash Storage é que as soluções de armazenamento híbridas possuem HDDs e SSDs trabalhando em conjunto, enquanto as soluções totalmente flash foram desenvolvidas para usar somente memórias e não possuem hard disks. Uma solução de armazenamento híbrida pode possuir memória flash apenas para implementar mais cache de I/O ou possuir arranjos SSD completos.

Adicionar apenas alguns SSDs num disk storage pode melhorar imensamente seu desempenho, principalmente se o sistema foi planejado para isso. Diversos servidores Qnap possuem recursos de tiering, uma ou mais portas de comunicação 10GbE, suportam a instalação de cache e pools de armazenamento baseado em flash (SSD SATA e M.2 NVMe).

Conheça as Soluções All Flash Storage

Qual o preço das memórias SSD que compõe um sistema de armazenamento híbrido?

As memórias flash custam mais caro que os hard disks, porém o desenvolvimento do flash MLC (Multi Level Cell) permitiu que preço dos SSDs diminuísse.

Apesar de mais lentos e menos duráveis que as memórias SLC (Single Level Cell), os SSDs MLC têm recebido melhorias de software, principalmente voltadas para maior confiabilidade e diminuição nos níveis de desgaste, tornando-se uma alternativa econômica para aplicativos corporativos.

Já a linha de flashs corporativos SLC continua sendo a melhor opção para aplicativos com alta exigência de E/S em aplicações 24x7, apesar de ainda possuírem preços elevados.

Para quem precisa de maior performance, alguns sistemas de hybrid flash array possuem slots PCIe para conexão de unidades flash SSD NVMe. Geralmente essa é a opção mais cara, porém é a que oferece o melhor desempenho, reduzindo significativamente a latência tanto em sistemas híbridos como em soluções all flash storages.

Como melhorar o desempenho de disk storages?

Adicionar alguns módulos flash num storage equipado somente com HDD SATA/SAS geralmente é a maneira mais simples de melhorar o desempenho do sistema, pois substituir todo o arranjo com SSDs não é barato. Lembre-se que em ambientes de armazenamento compartilhado nem todas aplicações precisam desse tipo de desempenho.

Como melhorar o desempenho de disk storages

A classificação dinâmica dos dados por importância (tiering) permite que os departamentos de TI configurem os módulos flash para cargas de trabalho que precisam de baixa latência (performance), mantendo informações menos acessadas (cold storage) em arranjos formados por hard disks comuns.

Enquanto sistemas de armazenamento híbridos podem diminuir a latência para 3 a 5 milissegundos, soluções totalmente flash podem reduzir esse número para frações de milissegundos. Os SSDs não têm problemas de pré-busca e todas as operações de I/O são leituras e gravações de cache, portanto não há variação de desempenho entre a leitura e a busca.

Qual o desempenho esperado de um storage híbrido?

Como um sistema de armazenamento não é formado apenas por componentes da área de armazenamento, controladoras, processadores, portas de comunicação e softwares que fazem parte da solução também entram na equação de desempenho.

Desempenho de um storage híbrido

De qualquer forma, à medida que o preço da solução aumenta, menor será o custo de operação, ou seja, quanto mais flash o sistema possuir, menor será a energia consumida. Os SSDs também ocupam menos espaço, gerando também maior economia de espaço e refrigeração.

Considerando o custo total por transação (ao invés de adotar o custo por IOPS ou por terabytes), os all flash storages já são a opção mais barata. Cargas de trabalho que exigem altíssima performance têm um custo por transação menor em soluções totalmente flash, enquanto aplicações de armazenamento massivo custam menos em arranjos de armazenamento híbrido.

Qual storage escolher?

All flash storages ainda não entregam a capacidade de armazenamento das soluções híbridas ou de disk storages. Storages equipados com hard disks são a melhor alternativa para quem precisa de muito espaço, mas não tem um orçamento folgado. Caso sua empresa esteja procurando um storage que entregue desempenho mas não deseja gastar muito, uma solução de armazenamento híbrida será a melhor opção.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos distribuidores autorizados de empresas como Seagate, Qnap, Infortrend, Western Digtal, Synology e especialistas em sistemas de armazenamento e backup.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Qual a Melhor Solução para fazer backup de vários PCs?

Qual a Melhor Solução para fazer backup de vários PCs?

Não fazer backup de arquivos como fotos, vídeos e imagens pessoais pode gerar perdas irreparáveis.

All Flash Storages, Soluções de performance para o armazenamento de da

All Flash Storages, Soluções de performance para o armazenamento de da

Saiba o que são All Flash Storages e como essas soluções de armazenamento flash podem melhorar a performance de seu datacenter ou infraestrutura de TI

Preço de Synology NAS? Saiba mais antes de comprar

Preço de Synology NAS? Saiba mais antes de comprar

Preço de NAS Synology? Confira algumas dicas p/ escolher corretamente seu novo sistema de armazenamento. Somos distribuidor Autorizado Synology Brasil

WhatsApp

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011