Principais alternativas ao TeamViewer para empresas

Principais alternativas ao TeamViewer para empresas

O TeamViewer tem fama de ser a principal solução para acesso remoto de computadores dentro das pequenas e médias empresas.

Em tempos de home office, a maioria das organizações está buscando alternativas para que seus funcionários acessem o sistema administrativo remotamente, mesmo não estando com seus servidores e softwares preparados para isso.

Por vezes isso leva a contratação de forma equivocada do TeamViewer, principalmente por pequenas empresas que tem urgência em manter suas operações funcionando, mas não possuem profissionais de TI.

Para piorar, o alto preço das licenças corporativas do software, as falhas encontradas na segurança e a necessidade de deixar várias máquinas ligadas no escritório encarecem ainda mais a solução e desencoraja muitos usuários.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

Os méritos do TeamViewer

Embora o TeamViewer seja uma solução útil e repleta de recursos para acessar remotamente outros computadores, quem precisa acessar o ERP da empresa que não está na nuvem tem alternativas melhores e mais baratas.

Sabemos que o TeamViewer é uma ótima ferramenta para acesso ponto-a-ponto, principalmente usada por técnicos de informática acessarem computadores e sistemas de seus clientes, que ocasionalmente precisam ser configurados ou receber algum tipo de manutenção.

Vale mencionar vantagens desse sistema como a facilidade de uso, conexão simples a qualquer dispositivo e o suporte aos principais sistemas operacionais.

Além disso, a flexibilidade de permitir a conexão tanto através de dispositivos móveis quanto computadores facilita muito a vida de seus usuários.

Os méritos do TeamViewer

Porém, ao contratar várias licenças de Teamviewer para proporcionar acesso remoto ao software administrativo e manter o escritório funcionando geralmente representa uma mensalidade adicional desnecessária, além de causar inconvenientes como o “liga-desliga” de computadores e um maior consumo de energia elétrica.

Os problemas do Teamviewer

Entre 2016 e 2017, alguns usuários do TeamViewer ao redor do mundo relataram ter suas contas bancárias esvaziadas por hackers, gerando uma série de reclamações contra essa ferramenta.

Na ocasião, a empresa apenas informou que os eventos eram isolados e causados por mal-uso, ao invés de trabalhar para aumentar a segurança do sistema.

Mas essas invasões não são a única razão para procurar alternativas ao TeamViewer. Muitos usuários reclamam da qualidade da imagem das conexões que, combinada com o alto preço da versão comercial do software, acabaram gerando uma certa insatisfação por parte de seus usuários.

Muitos desses usuários precisam de uma alternativa mais barata que o TeamViewer, seja para sistemas operacionais baseados em  Windows, macOS ou mesmo para outros mais específicos.

Mas a grande maioria está apenas procurando por uma ferramenta que ofereça um conjunto de funcionalidades mais simples e confiável.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

As alternativas ao Teamviewer

Antes de buscar qualquer alternativa ao Teamviewer, vale a pena entender um pouco mais sobre o assunto.

Ao permitir acesso através desse software, o computador visitante assume a tela e o teclado da máquina do escritório, que trocam apenas os comandos necessários para essa comunicação.

Isso significa que o processamento acontecerá no computador hospedeiro, deixando a comunicação entre esses equipamentos simples e veloz.

Esse tipo de conexão é muito útil para usuários que não possuem um bom provedor de banda larga, pois diminui muito a necessidade de trafegar dados e facilita a comunicação entre as partes.

Porém, esse tipo de software não é a melhor solução para acessar aplicações administrativas do tipo client-server, como um sistema ERP Windows que usa um banco de dados SQL.

Como a maioria dos usuários corporativos já possui em suas residências uma boa conta de internet, esse tipo de economia de banda acaba perdendo o sentido.

Nesses casos, utilizar um servidor VPN na empresa e configurar os computadores clientes dos colaboradores é uma alternativa mais segura, barata e que dispensa a conexão direta ponto-a-ponto.

NAS Qnap como servidor VPN

Os NAS Qnap podem ser configurados como servidor VPN em poucos cliques, intermediando os acessos remotos entra as máquinas cliente e o servidor da empresa.

Além disso, um storage NAS ainda oferece recursos que permitem montar uma nuvem privada para compartilhar arquivos e pastas, além de fornecer ferramentas para gerenciar os acessos, proteção por criptografia, anti-vírus e funcionar como um servidor de backup.

Lista dos melhores storages NAS domésticos

Outras soluções que fazem a conexão remota entre dois computadores

Montar um servidor VPN geralmente é a melhor alternativa para a maioria das empresas que está implementando o trabalho remoto, mas ainda não possui seus sistemas na nuvem. Nesses casos, montar um servidor VPN disponibiliza o acesso ao servidor do escritório sem cobrar nada por isso.

Porém, assim assim como o TeamViewer, muitos usuários precisam de softwares permitem acessar remotamente outro computador.

Para quem precisa desse tipo de recurso através de uma conexão peer-to-peer nas tarefas do cotidiano, soluções de gerenciamento remoto como LogMeIn, Anydesk e Join.me são apenas alguns exemplos de alternativas que podem substituir facilmente o TeamViewer.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas em sistemas de armazemento e podemos ajudar sua empresa a disponibilizar acesso remoto a seus colaboradores, sem complicação e longe das mensalidades.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Arranjos de discos, um para cada aplicação

Arranjos de discos, um para cada aplicação

Por que montar um arranjo de discos RAID? Saiba mais porque discos trabalhando em conjunto podem ajudar sua empresa ou residência.

Como justificar o preço de um storage all flash?

Como justificar o preço de um storage all flash?

Como justificar o preço de um storage all flash? Comprar um All Flash Array vale a pena? Traga seu projeto e tire suas dúvidas gratuitamente.

Vai comprar um NAS Qnap? Saiba como não errar na escolha

Vai comprar um NAS Qnap? Saiba como não errar na escolha

Comprar um NAS Qnap nem sempre é uma tarefa simples. Saiba mais sobre o assunto e escolha o storage NAS certo para sua residência ou empresa.

WhatsApp

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011