O que são servidores de banco de dados?

O que são servidores de banco de dados

Servidores de banco de dados são aplicações ou equipamentos dentro de um sistema computacional usados para armazenar e gerenciar dados de forma estruturada. Como software, um servidor de banco de dados é o processo interno que cuida dos dados armazenados dentro de uma estrutura cliente-servidor.

O termo pode ainda se referir tanto ao hardware (servidor físico) quanto ao software usado para executar um banco de dados, de acordo com cada contexto.

Servidor de banco de dados também é a forma de descrever um computador com alto poder de processamento e que hospeda um ou mais bancos de dados, localmente ou na nuvem.

Enterprise storages Qnap

Hardware, software ou sistema, essa tecnologia mantém as informações das organizações centralizadas e atende as solicitações e serviços de aplicações dentro de uma rede local ou remota.

Na estrutura cliente-servidor sempre há um servidor (host) dedicado para executar aplicações e atender requisições, geralmente feitas por aplicativos (softwares) e serviços que utilizam os dados armazenados.

O que é um banco de dados?

Um banco de dados nada mais é que uma coleção de dados ou registros. Neles, dados podem ser consultados, adicionados, movidos, atualizados ou excluídos através de algoritmos ou de comandos enviados por usuários ou serviços.

Um sistema de gerenciamento de banco de dados (DBMS) é um conjunto de softwares responsáveis pelos processos que envolvem o gerenciamento, armazenamento e a organização dos dados.

A maioria dos grandes sistemas de computação corporativos utilizam os bancos de dados Oracle ou o Microsoft SQL server.

A opção de código aberto mais popular do mundo é o MySQL, desenvolvido pela Sun e posteriormente adquirida pela Oracle, que é gratuito e domina as aplicações utilizadas em pequenas empresas.

Qual a função de um servidor de banco de dados?

A principal função de um servidor de banco de dados é prover e manter em segurança informações armazenadas para os aplicativos da organização.

Um software desenvolvido em Visual Basic (ou outra linguagem de programação) geralmente acessa as informações armazenadas em um banco de dados do tipo SQL.

Qual a função de um servidor de banco de dados?

Quando um usuário interage com esses dados por meio da aplicação, o servidor de aplicação acessa a área onde os dados estão armazenados, que pode ser um banco de dados do tipo SQL hospedado num servidor de banco de dados.

Os servidores de banco de dados dentro das empresas

É comum encontrarmos em pequenas empresas infraestruturas de TI onde os servidores de aplicação também acumulam a função de servidor de banco de dados, hospedando, além da aplicação, toda a estrutura de banco de dados utilizada.

Servidores desse tipo geralmente são muito exigidos, uma vez que precisam executar a aplicação e manipular os dados no mesmo sistema, ou seja, com os mesmos recursos de hardware.

Em empresas com maior volume de aplicações, apenas um servidor pode não ser suficiente para lidar o volume de transações gerado. Nesse caso, o software do banco de dados residirá num servidor dedicado e o aplicativo em outro.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Empresas com estruturas de TI mais organizadas geralmente possuem um servidor físico para cada função. O servidor de aplicação é o responsável por executar os aplicativos e atender os clientes, enquanto outro computador ou storage faz o papel de servidor de banco de dados.

Esses aplicativos provavelmente se conectarão ao banco de dados através de portas específicas e usarão a comunicação através de processos para efetuar login e acessar as informações do banco de dados.

Os usuários da organização, por sua vez, utilizarão um “módulo cliente” do aplicativo em seus computadores para conectar-se ao banco de dados.

Um servidor de banco de dados nem sempre é um equipamento físico

Apesar de pequenas e médias empresas possuírem em suas infraestruturas de TI um servidor configurado especificamente para armazenar, dar acesso e proteger solicitações e serviços de clientes e usuários, um servidor de banco de dados nem sempre pode ser identificado como um único sistema, mas como uma instância de um ambiente.

Um servidor de banco de dados nem sempre é um equipamento físico

Grandes datacenters têm utilizado tecnologias como o clustering e a virtualização de servidores, unificando o hardware de diversos equipamentos num grande silo de armazenamento, onde um servidor de banco de dados deixa de ser apenas um equipamento para tornar-se uma aplicação ou instância dentro de um sistema maior.

Qual a melhor configuração de um servidor para banco de dados?

Ao comprar um servidor para banco de dados, lembre-se que esses servidores entregam melhor performance quando possuem mais memória física para armazenar as páginas do disco em cache.

Enquanto os sistemas operacionais de banco de dados geralmente lidam com pequenas transações, alguns sistemas de data warehouse lidam com grandes volumes de dados, abrindo simultaneamente centenas de tabelas.

Em grandes bancos de dados, apenas uma consulta pode exigir várias etapas de processamento, por isso ter a tabela já na memória pode melhorar muito o desempenho.

Se o SQL Server não tiver memória suficiente disponível para concluir a operação, ele usará o armazenamento em disco rígido, por exemplo, usando arquivos de paginação, tempdb ou relendo as páginas do banco no disco.

Lembre-se de comprar um servidor ou storage flash

Servidores e storages equipados com armazenamento (ou cache) em memória flash e recursos como o processamento em camadas (tiering) podem minimizar muito o tempo de resposta dos DB, uma vez que o tempo de latência das memórias é menor que soluções baseadas somente em hard disks.

Lembre-se de comprar um servidor ou storage flash

Storages All Flash, sistemas híbridos e outras soluções de armazenamento totalmente flash estão reduzindo seus preços sistematicamente nos últimos anos e são ótimas ferramentas para implementação de um servidor de banco de dados.

Nesse cenário, storages DAS totalmente flash deixaram de ser um equipamento exclusivo de grandes datacenters e já equipam milhares de pequenas e médias empresas que usam banco de dados gratuitos como o MySQL.

Conheça as Soluções All Flash Storage

Conheça nossos storages para banco de dados

Um servidor para banco de dados é usado para armazenamento e análise de dados, fornecendo aos usuários a capacidade de acessar grandes quantidades de informações pela rede.

Aplicações baseadas em servidores associadas a storages e aplicações como o SQL Server fornecem mais rapidez e segurança do que infraestruturas de TI com sistemas onde o processamento ocorre exclusivamente no servidor.

A ControleNet possui uma linha completa de servidores de armazenamento e storages para montar seu servidor de banco de dados.

Antes de comprar um servidor de banco de dados, fale conosco. Temos a melhor solução de armazenamento para sua empresa e somos distribuidores autorizados de empresas como Seagate, Qnap, Infortrend e WD.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

O que é storage e quais são os principais modelos?

O que é storage e quais são os principais modelos?

Conheça os principais modelos, aplicações para uma unidade de armazenamento de dados e quais são as diferenças entre servidores NAS, DAS, SAN e FAS.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Saiba quais são as principais diferenças entre os sistemas de armazenamento NAS ou DAS e escolha qual atende suas necessidades.

WhatsApp