JBOD (Just a bunch of disks), discos agrupados em servidores e storages

JBOD, Just a bunch of disk

JBOD é o acrônimo de “Just a Bunch of Disks”, que traduzido significa “apenas um monte de discos”. Esse conceito é amplamente utilizado para descrever arranjos onde vários HDDs são agrupados sem nenhum tipo de segurança, criando apenas um volume que é a soma de capacidade de todos os discos.

Simplificando, essa tecnologia permite agrupar discos rígidos heterogêneos de vários tamanhos e configurá-los em um único volume lógico.

As configurações dos sistemas de armazenamento baseados em JBOD usam uma técnica chamada concatenação, combinando a capacidade de todos os HDDs num único disco lógico maior.

JBOD ou RAID?

Arranjo RAID é um conjunto de hard disks que trabalha em conjunto, principalmente em servidores e storages, gravando os dados de forma distribuída entre os discos rígidos que compõe o sistema.

Na maioria dos tipos de RAID, partes de um arquivo são espalhadas em diferentes discos.

Isso fornece mais velocidade e proteção contra perda de informações por falha de hardware, pois caso um dos discos falhe, sempre será possível recuperar os dados.

Conheça a linha de storages Seagate

Por outro lado, a arquitetura JBOD grava os dados de forma sequencial, individual e independente, em cada disco rígido que compõe o sistema.

Em vez de configurar a matriz de armazenamento utilizando um nível de RAID, os discos dentro da matriz JBOD são estendidos ou tratados como discos independentes.

Assim, se um desses discos falhar, os dados dessa unidade provavelmente serão perdidos.

Embora alguns níveis de RAID também concatenem discos, esses arranjos geralmente usam striping ou paridade, enquanto os sistemas JBOD não. Isso significa que os discos individuais serão disponibilizados (para um servidor) sem nenhuma fusão, pool ou estrutura aplicada.

O termo JBOD é amplamente utilizado em armazenamento de alta densidade, especialmente no contexto de servidores que possuem gerenciamento de volume por software, como LVM (AIX, HP-UX, Linux), DiskSuite (Solaris), ZFS (Solaris), Veritas Volume Manager (Unix), Windows e assim por diante.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Os storages JBOD

Storages JBOD são sistemas de armazenamento que entregam o controle a um host bus adapter e um software (sistema operacional), geralmente localizados num servidor.

Esses equipamentos, associados a ferramentas como o Microsoft DAG (Database Availability Group), oferecem muita resiliência e são uma alternativa mais barata que configurações RAID em grandes instalações de TI e datacenters.

Muitas vezes o JBOD é uma forma barata de implantar armazenamento confiável e conectado a cluster, usando sistemas operacionais como o Windows Storage Server 2012.

Esse tipo de instalação geralmente minimiza o investimento em controladoras RAID caras, soluções de armazenamento midrange e a expansão da malha de rede e switches SAN.

linha de JBOD Exos Seagate

Nesses casos, apenas com alguns servidores executando o Windows Storage Server 2012 Standard, adaptadores de barramento de host SAS e um gabinete JBOD certificado (como a linha de JBOD Exos Seagate) já é possível implementar um sistema de alta disponibilidade.

O armazenamento JBOF

O JBOF (Just a bunch of flashs) é a variação do tema que utiliza memórias flash. Trata-se de um agrupamento de memórias que entrega o gerenciamento ao sistema operacional, como por exemplo o Windows Server.

Tanto o JBOD quanto o JBOF estão cada vez mais populares, à medida que o armazenamento se torna maior e mais complexo.

Assim como o Windows Server/Storage Server, várias distribuições do sistema operacional Apache Hadoop, incluindo o popular CDH da Cloudera , recomendam o uso de configurações JBOD ao criar clusters.

Conheça a linha de storages all flash Seagate

Tanto storages com seus diversos níveis de RAID quanto os sistemas de armazenamentos JBOD têm seu lugar garantido dentro dos datacenters, pois cada sistema pode ser implementado em diferentes estratégias de armazenamento e backup de dados.

Precisando de uma matriz de armazenamento de alta densidade?

A Seagate lançou a linha de storage e JBOD Exos, com chassis 2U24, 5U84, 4U100 e 4U106, entregando soluções de armazenamento de baixo consumo e alto desempenho para infraestruturas de TI que precisam crescer.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas, somos especialistas em soluções de armazenamento de baixo custo.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

iSCSI ou Fibre Channel (FC) - Qual a melhor SAN?

iSCSI ou Fibre Channel (FC) - Qual a melhor SAN?

Conheça as diferenças entre iSCSI e Fibre Channel e suas vantagens e desvantagens ao montar a melhor SAN para pequenas e médias empresas.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.

WhatsApp