Como fazer backup para não perder minhas fotos antigas?

Como salvar minhas fotos antigas? - Imagem de um rapaz irritado em frente ao computador por ter perdido suas fotos antigas

Fotos e vídeos do meu celular estão seguros?

A mobilidade incorporada as nossas câmeras fotográficas e celulares permitem estarmos sempre preparados para a melhor foto.

Com isso, a capacidade de registrar os melhores momentos de nossas vidas aumentou muito. O problema é que ainda não temos o costume de manter essas fotos e vídeos em locais seguros, para evitar definitivamente a perda de dados.

Seja por espaço insuficiente na memória do equipamento, defeitos no celular ou em nosso computador sem backup, nossas fotos sempre estarão em risco enquanto não forem salvas em um ambiente de sistema de armazenamento confiável.

Crie uma nuvem privada de dados com um NAS

Como salvar minhas fotos antigas?

Memórias insubstituíveis como fotos de nossos pets, familiares falecidos, relacionamentos, shows e viagens são apenas alguns exemplos de arquivos que possuem um valor emocional imensurável, porém nem sempre salvos em locais seguros e de fácil acesso.

Problemas como não saber onde armazenar fotos pode comprometer a posterior localização e a segurança de nosso acervo.

Fotos antigas não devem ir para a nuvem pública

Usar serviços de nuvem gratuitos como Google Drive, Dropbox ou iCloud nem sempre resolvem nossos problemas, pois as inevitáveis mensalidades crescentes sempre acabam fazendo parte dessa equação.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Outras variáveis como a lentidão dos serviços da internet, a falta de controle sobre os serviços,  problemas de privacidade e a compactação das imagens, feitas de forma não solicitada, também são fatores que acabam afugentando muitos usuários da nuvem.

A compactação não solicitada feita por serviços de nuvem pública são ainda mais prejudiciais, pois diminuem a muito a qualidade de nossas fotos e sem a nossa anuência.

Essa redução de tamanho nos arquivos enviados impossibilita revelações e ampliações para grandes formatos e prejudica o trabalho de restauração.

Por isso apresentaremos alguns equipamentos, métodos e aplicativos para auxiliá-los na organização das suas fotos antigas e não depender dos serviços de nuvem.

Backup: Cópia de segurança

Backup das fotos antigas - imagem de uma câmera fotográfica sobre um notebook e ao lado de um cartão sd e um pen drive

Quer suas fotos antigas seguras utilizando um recurso simples? Faça backup.

O conselho mais importante é manter sempre um backup atualizado e ter um plano de recuperação, pois equipamentos podem apresentar problemas sem avisar e estamos sempre sujeitos a imprevistos, como um vírus ou algum ataque por Ransomware.

Muitos equipamentos como HDs externos, pen-drives e gravadores de mídia óptica possuem aplicativos para que seu backup esteja sempre atualizado e ainda são uma boa alternativa para manter suas fotos seguras.

Porém, como a maioria desses equipamentos podem apresentar problemas, qualquer descuido ou falta de organização pode gerar a perda de dados.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

Um NAS para proteger suas fotos

Armazenar fotos antigas em HDs externos é muito arriscado. Hard disks sempre falham. Manter todo seu acervo pessoal de fotos e vídeos num equipamento como esse é ter a certeza de problemas sérios.

Pensando nisso, fabricantes de NAS como a Qnap aliaram um hardware à prova de falhas e softwares úteis para o gerenciamento de fotos como o Qphoto e o Pre Qsync.

Esses sistemas de armazenamento possuem pelo menos dois hard disks e permitem a montagem de arranjos RAID, gravando todas as fotos em duplicidade e de forma automática.

Além disso, esses equipamentos oferecem recursos úteis como a sincronização de dados ou a replicação remota de pastas e arquivos, feita via computadores ou através de celulares.

Qphoto, um bom aplicativo para capturar fotos

O aplicativo Qnap permite você capturar e compartilhar suas fotos, organizando-as em uma linha do tempo de rápido acesso e controle, seja no dispositivo móvel ou fazendo o upload diretamente para sua unidade de armazenamento via internet.

Imagens das telas dos aplicativos Qphoto e Qsync Qnap

Qsync, a sincronização automática de arquivos

Outro aplicativo útil é o Qsync, que permite a sincronizar arquivos entre um NAS Qnap e outros dispositivos vinculados, como computadores, celulares e câmeras digitais.

Todas as fotos feitas no celular ou câmera são sincronizadas com o storage de forma automática, sem a necessidade de processos de backup ou transferência  de arquivos.

Além disso, um NAS em nuvem permite que usuários autorizados acessem fotos e vídeos mais recentes na pasta compartilhada de qualquer lugar, a qualquer momento e de qualquer dispositivo.

O recurso de compartilhamento em tempo real é especialmente valioso para usuários que utilizam dispositivos móveis com maior frequência, pois entrega colaboração em equipe e uma experiência multimídia completa para a família e amigos.

Imagem de uma sala com um Qnap TS-231P ao lado da tv e dividindo a tela com a imagem de uma tela de computador em um escritório com um outro TS-231P ao lado

Replicação remota de dados

A vantagem deste método é além da proteção também a recuperação de seus dados, reduz o tempo de recuperação após falhas no sistema, cópias intactas dos seus dados podem ainda serem acessadas e permite que sua foto mais antiga seja recuperada.

Ajuda de um profissional especializado

A ajuda de um profissional pode te economizar tempo e dinheiro no futuro, ele irá criar um plano para um ambiente seguro para armazenar suas fotos antigas.

A equipe da Controle Net possui especialistas em armazenamento de dados que podem auxiliá-lo nas suas necessidades, entre em contato conosco e traga seu projeto.

Somos especialistas em sistemas de armazenamento, backup e temos a melhor solução para manter suas fotos e vídeos seguros.

Fale com nosso especialista!
Ligue: (11) 3475-5000

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

RAID 6, falha em até 2 discos do mesmo arranjo sem perder informações
RAID 6, falha em até 2 discos do mesmo arranjo sem perder informações

Quando manter dados seguros é a prioridade, o RAID 6 é uma alternativa econômica a ser considerada. Saiba mais sobre esse arranjo.

Alta disponibilidade chegou para as pequenas e médias empresas
Alta disponibilidade chegou para as pequenas e médias empresas

Storages HA podem poupar grandes dores de cabeça futuras para continuidade de qualquer negócio.

3 equipamentos da QNAP que protegem seus dados contra o Ransomware
3 equipamentos da QNAP que protegem seus dados contra o Ransomware

Listamos 3 equipamentos Qnap que podem prevenir que seus dados sejam perdidos por conta de um ataque Ransomware ou qualquer outro tipo de malware.