Como fazer backup no PC com o NetBak Replicator


Fazer backup é simples

Backup é duplicar ou fazer cópia de segurança das informações de um ou mais dispositivos de armazenamento, visando possibilitar a recuperação dos dados em caso de perda eventual de informações. Computadores, smartphones e tablets armazenam suas informações em discos rígidos e/ou memórias e estão sujeitos a problemas como desgaste ou mal funcionamento, por isso manter cópia dos dados fora do equipamento é sempre uma boa prática para evitar desastres.

Além disso, ao manter um acervo de backup, é imprescindível que as informações salvas possam ser restauradas a qualquer momento em caso de erro ou acidente. Esse procedimento garante a disponibilidade contínua do sistema de informação, seja ele um celular ou um servidor corporativo com vários terabytes.

Fazer backup é simples

Dados sempre seguros

Não é raro encontrarmos usuários que fazem seus backups no mesmo disco rígido que trabalham. Esse procedimento é arriscado, pois caso o hard disk apresente problema os dados, mesmo que duplicados, estarão perdidos. Dispositivos como pen-drives, CDs, DVDs e outras mídias como cartões de memórias também não são a melhor alternativa para um backup seguro, pois não foram projetados para esse fim.

Equipamentos para backup devem ser instalados fora do ambiente de armazenamento, preferencialmente compostos por hardware destinado a esse fim e munidos de recursos como cópia automática dos arquivos e pastas, controle das versões salvas e histórico das ações realizadas. Controles como esses evitam falhas humanas, cópias desatualizadas, em duplicidade e utilizam racionalmente o espaço em disco, mantendo assim as informações sempre à mão.

Uma dica importante para validar qualquer sistema de backup e não correr riscos desnecessários é a realização de testes periódicos de restore, isto é, simular uma restauração parcial ou total dos dados para verificar a confiabilidade do sistema.

Tipos de Backup

Os tipos de backup mais comuns são a cópia completa, a incremental e a diferencial, realizadas para dispositivos fixos ou para sistemas offsite, onde as informações são direcionadas para mídias removíveis com o objetivo de transporte e portabilidade. Essas cópias podem ser feitas local ou remotamente, via transmissão dos dados para diferentes locais físicos, via internet ou linhas privativas de comunicação de dados (backup de nuvem).

Um exemplo de backup profissional é a replicação das informações entre equipamentos instalados em diferentes locais, onde arquivos e pastas são enviados para um ou mais destinos, em tempo real ou agendado, local ou remotamente.

A cópia completa ou backup full é o processo onde todos arquivos selecionados de uma unidade de armazenamento, volume ou pasta são copiados, independentemente se os dados foram ou não alterados desde o último backup. Este método é o que toma mais tempo para ser realizado, pois todos os dados serão sempre sobrescritos integralmente.

Já no processo de backup incremental uma cópia completa de todos arquivos selecionados (backup full) é gerada, porém todas as atualizações serão feitas por comparação. A diferença nesse caso é que a cada novo backup, o sistema compara as informações atuais com as já gravadas e só copia aquelas que foram alteradas.

Exemplo de um ciclo de backup incremental semanal noturno com cópia completa no final de semana:

Tipos de backup incremental

Completando os conceitos, o backup diferencial gera arquivos complementares com "as alterações realizadas" desde a último backup full realizado, registrando as modificações dos arquivos (a nível de bloco) toda vez que é executado. Isso significa particionar as cópias dos arquivos em pequenos "pedaços" a cada processo de backup, baseando-se no incremento de um backup full. Como o backup diferencial copia somente a parte da informação que foi atualizada, ele sempre dependerá da integridade do conteúdo inicial e suas gravações subsequentes para ser recuperado.

Quanto vale minhas informações?

Para evitar surpresas ao implementar um sistema de backup, é importante uma análise sobre o valor dos dados armazenados e o impacto econômico caso haja perda das informações. Em situações onde valores não são tangíveis como fotos pessoais, vídeos antigos e outras recordações de família, o caminho para escolha do melhor equipamento normalmente passa pela simplicidade de implementação, uso e custos relacionados.

Empresas onde sistemas informatizados processam tarefas contínuas como emissão de documentos fiscais, controle de processos produtivos ou processos que envolvem trabalho colaborativo são mais sensíveis à qualquer perda de informação pois, além dos dados, existem ainda custos inerentes ao tempo parado para a recuperação das informações armazenadas. Bancos, hospitais e provedores de serviço público como telefonia não podem dar-se ao luxo de perder informações, por isso além de fazer backup periodicamente, a maioria dessas empresas possuem sistemas redundantes para manter os dados sempre seguros.

Quanto vale minhas informações

Segurança das informações

Não entrando na discussão de qual é o melhor sistema para fazer backup, vale lembrar a regra básica: Quanto mais valiosa for a informação, mais será desembolsado para mantê-la em ordem. A boa notícia é que sistemas confiáveis de backup já não são privilégio exclusivo de grandes empresas e produtos cada vez mais eficientes estão disponíveis para salvar dados de todo tipo.

Segurança das informações

Nuvem Segura?

Alguns serviços para cópia e sincronização de arquivos pela internet (nuvem) funcionam razoavelmente e, em alguns casos, são oferecidos gratuitamente, porém nem sempre são boas soluções de backup. Situações que demandam recuperação instantânea dos dados, resposta rápida em caso de desastre ou cópias diárias com grande volume de informações usualmente demandam soluções profissionais.

Preocupações como a confiabilidade do provedor cloud, confidencialidade das informações enviadas e a qualidade dos serviços web são apenas alguns pontos que devem ser considerados antes de escolher um sistema de backup.

Nuvem Segura

Hardware e Software

Fazer backup de forma automática dos dados de um ou de vários PCs é uma boa prática, mas exige equipamentos e aplicativos devidamente configurados (e testados!) para não haver surpresas em eventuais sinistros. Sistemas de discos como os storages NAS possuem a vantagem de centralizar informações de diversos dispositivos como PCs, tablets e smartphones num único lugar, além de possuir hardware robusto, mecanismos contra falhas e geralmente acompanham software para backup.

Esses equipamentos são versáteis e possuem modelos para todos os públicos, com preços competitivos e aplicativos que podem ser gerenciados de forma simples. Além disso, alguns servidores NAS são escaláveis, ou seja, crescem de acordo com a necessidade de cada aplicação. Por serem multiplataforma, esses sistemas permitem backup de celulares, PCs e tablets, permitem sincronização instantânea de arquivos via web e podem ser protegidos através de senha.

Periodicidade e crescimento

Ao dimensionar um sistema de backup é necessário prever o crescimento da base de dados e a periodicidade da realização das cópias para não superestimar ou subdimensionar a estrutura envolvida.

Outro ponto importante é o tempo necessário para realizar a cópia das informações e qual o impacto causado na estrutura de dados do local, como o tráfego gerado na rede LAN e servidores. Como bases de dados são quase sempre são crescentes, é comum encontrar empresas onde o volume de informações cresceu desordenadamente e o processo de backup "invadiu" o dia de trabalho, utilizando recursos que deveriam ser direcionados a produção.

Periodicidade e Crescimento

O NetBak Replicator

Os NAS Qnap dispõe gratuitamente para seus produtos vários aplicativos para proteção, backup ou replicação de dados. O Netbak Replicator é um software que permite centralizar e organizar backup de computadores, notebooks, tablets e smartphones num único equipamento.

O NetBak Replicator possui as seguintes opções de Backup e Restore: Backup full e incremental

Netbak Replicator

Um software de backup fácil de gerenciar

Com o NetBak Replicator é simples manter backup atualizado de diversos hard drives, dados de email (Outlook *, Outlook Express, Windows Mail), documentos, fotos e vídeos. Ao conectar qualquer NAS Qnap numa rede local é criado um alvo que permite sincronizar os dados contidos em computadores, tablets e celulares automaticamente para um único endereço.

Com isso é fácil manter as informações de sua vida digital seguras e centralizadas, estejam elas em notebooks, tablets ou celulares. Além disso, o software permite automatizar as tarefas de backup, mantendo fotos, vídeos e documentos sempre atualizados e seguros.

* O software NetBak Replicator permite fazer backup de arquivos nas pastas pessoais (arquivos PST - Microsoft Outlook) localizados em computadores dentro de uma rede.

Alguns recursos para alvos de backup:

  1. Drive local: Pode ser mapeado um drive local no computador, uma unidade de disco externa ou um disco na rede
  2. Local de rede: O backup pode ser feito via FTP ou WebDAV para pastas compartilhadas de um NAS QNAP.
  3. Outro local: É possível especificar o local diretamente através de um caminho de compartilhamento Ip como: 192.27.16.155-publico

Instant Restore: Restauração (restore) dos dados do local onde o backup está localizado instantaneamente.

Opções: O Painel de opções registra o histórico de atividades, configurações de filtro, opções avançadas, configurações para ações de "um toque" (one touch backup), gerenciamento de segurança do disco e da inicialização do drive. Nas "opções avançadas" será aberto o painel de controle para configurações de inicialização, configurações de backup para arquivos abertos e Notificações por email.

Sincronização em tempo real

Com a sincronização em tempo real é possível realizar backup no momento que novos arquivos forem adicionados ou editados. Com o recurso de sincronização qualquer arquivo alterado em seu PC ou notebook é imediatamente atualizado, sem intervenção humana ou risco de falha.

Agendar o backup de vários computadores

O agendamento automático de backup permite fazer cópias diárias das informações de diversos computadores, fora do horário de expediente e entregando controle total sobre os dados de toda empresa. Esse recurso é especialmente útil para não congestionar o tráfego de rede local durante o horário de trabalho, atualizando as informações manual ou automaticamente.

Restaurar dados para diferentes locais

Em imprevistos onde existe perda de dados por problemas técnicos, é simples restaurá-los para outro local local ou para um novo diretório, dependendo de cada necessidade. O software NetBAk Replicator é exclusivo para o uso com Storages NAS QNAP e pode ser atualizado via site. O aplicativo não possui limite por número de usuários e é compatível com sistema Windows. Consulte-nos e saiba mais como otimizar seu sistema de backup.

Fique por dentro do mundo dos storages