histats

Como fazer backup no PC com o NetBak Replicator

Como fazer backup no PC com o NetBak Replicator

Fazer backup é simples!

Fazer backup é simples.

Backup é o processo de cópia dos dados de um ou mais dispositivo de armazenamento visando a segurança das informações importantes, e que deve ser feita preferencialmente em local distinto ao de trabalho. Computadores, smartphones e tablets armazenam informações em discos rígidos e/ou memórias e estão sujeitos a problemas de desgaste. Por isso, manter informações em duplicidade e fora do dispositivo de trabalho é sempre uma boa idéia para evitar desastres.

Além disso, ao fazer backup, é imprescindível que as informações possam ser restauradas a qualquer momento em caso de erro ou acidente. Esse procedimento garante a disponibilidade contínua das informações e pode ser feito de diversas formas, utilizando-se dispositivos ou destinos variados, de forma integral ou parcial. Por tratar-se de uma cópia de segurança dos dados, é de vital importância que o equipamento que armazenará as informações seja confiável e com mecanismos de proteção contra desastres.

Backup Seguro

Não é raro encontrarmos usuários que fazem backup de dados no mesmo disco rígido de produção. Esse procedimento fica longe do conceito de ser uma cópia de segurança, pois em caso de qualquer pane no disco do computador os dados, mesmo que duplicados, estarão perdidos.
Dispositivos como pen-drives, CDs, DVDs e outras mídias como cartões de memórias estão loge de ser alternativa para um backup seguro, pois não foram projetadas para esse fim, além de não possuir nenhum controle das versões salvas ou histórico das cópias dos dados armazenadas. Controles como esses, presentes em equipamentos destinados a esse fim, evitam cópias desatualizadas ou em duplicidade, além de manter as informações sempre à mão. Outra preocupação importante ao fazer backup está relacionada ao mecanismo de restauração dos dados, que deve ser constantemente testado para confirmação que o sistema está funcionando corretamente.

Tipos de backup

Tipos de Backup

Os tipos de backup mais comuns são a cópia completa, a incremental e a diferencial. Quanto ao destino, os dados podem ser salvos localmente ou através da transmissão dos dados para diferentes locais fisicos, via internet ou linhas privativas de comunicação de dados.

Existe ainda o backup offsite, que é a cópia das informações é direcionada para mídias removíveis,com o objetivo de transporte e portabilidade nas informações. Uma forma mais profissional de proteger os dados é através da replicação dos mesmos com outros equipamentos como servidores e storages, onde arquivos e pastas são enviados para um ou mais destinos, em tempo real ou agendado, local ou remotamente.

 

Backup Full ou Backup para Arquivamento - Backup Full é a cópia completa de cada arquivo selecionado no sistema, independentemente de quando foi feito o último backup. Este é o mais lento dos métodos de backup, uma vez que copia todos os dados das pastas selecionadas. É no entanto o mais rápido para restauração de dados.

Backup incremental - Backup em que apenas os arquivos que foram modificados desde o último backup backup incremental ou completo que estão incluídos na tarefa (ou “job”) de backup. Este é o mais rápido dos métodos de backup, mas o mais lento dos métodos de restauração, pois necessita todos os Jobs de backup desde o último backup completo.

Dia Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
Tipo de Backup Full Incremental Incremental Incremental Incremental Incremental Incremental Full
O que copia  Tudo Modificações desde Domingo Modificações desde Segunda Modificações desde Terça Modificações desde Quarta Modificações desde Quinta Modificações desde Sexta Tudo

Backup diferencial - O backup de todos os arquivos de dados que foram modificados desde o último do backup full. Usa o bit de arquivo para determinar quais arquivos foram alterados desde o último backup incremental ou backup completo. Este é um método intermediário de backup de dados, uma vez que não é mais rápido nem mais lento do que os outros dois.

Dia Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
Tipo de Backup Full Diferencial Diferencial Diferencial Diferencial Diferencial Diferencial Full
O que copia  Tudo Modificações desde Domingo Modificações desde Domingo Modificações desde Domingo Modificações desde Domingo Modificações desde Domingo Modificações desde Domingo Tudo

Organização é tudo

Para evitar surpresas ao implementar um sistema de backup, é importante uma análise sobre o valor dos dados armazenados e o impacto ecônomico caso haja perda das informações. Em situações onde os valores não são tangíveis como fotos pessoais, vídeos antigos e outras recordações de família, caberá a cada pessoa determinar qual é o dispositivo adequado para a solução do problema. Empresas onde sistemas informatizados processam tarefas contínuas como emissão de documentos fiscais, controle de processos produtivos ou processos que envolvem trabalho colaborativo são mais sensíveis à qualquer perda de informação, pois além dos dados, existem ainda custos inerentes ao tempo parado para a recuperação das informações armazenadas. Bancos, hospitais e provedores de serviço público como telefonia não podem dar-se ao luxo de perder informações, por isso além de fazer backup periodicamente, a maioria dessas empresas possuem sistemas rendundantes para a gravação das informações.

Organização é tudo

 

Segurança das Informações

Segurança das informações

Não entrando na discussão de qual é o melhor sistema para fazer backup, vale lembrar a regra básica: Quanto mais valiosa for a informação, mais será desembolsado para mantê-la em ordem. A boa notícia é que sistemas confiáveis de backup já não são privilégio exclusivo de grandes empresas e produtos cada vez mais eficientes estão disponíveis para salvar dados de todo tipo.

 

Nuvem Segura?

Alguns serviços de cópia e sincronização de arquivos pela internet funcionam razoavelmente e em alguns casos podem até ser gratuítos, porém nem sempre são boas soluções de backup. Situações que demandam recuperação instantânea dos dados, resposta rápida em caso de desastre ou cópia de grande volume de informações pedem soluções profissionais. Preocupações como a confiabilidade do provedor cloud, confidencialidade das informações enviadas e a qualidade dos serviços web são apenas algumas razões a serem pesadas antes de definirmos onde manteremos nossos dados

Nuvem Segura

 

Hardware e Software 

Fazer backup de forma automática dos dados de um ou de vários PCs é uma boa prática, mas exige equipamentos e aplicativos devidamente configurados e testados para não haver surpresas em situações inesperadas. Atualmente sistemas de discos como storages NAS possuem a vantagem de centralizar informações de diversos dispositivos como PCs, tablets e smartphones num único lugar, possuem hardware robusto contra falhas e acompanham software de backup.

Esses equipamentos são versáteis e possuem modelos para todos os públicos, com preços competitivos e aplicativos para backup que podem ser gerenciados de forma simples. Além disso, alguns servidores NAS são escaláveis, ou seja, crescem de acordo com a necessidade de cada aplicação. Por serem multiplataforma, esses sistemas permitem backup de celulares, PCs e tablets, permitem sincronização instantanea de arquivos via web e podem ser protegidos através de senha.

Tamanho e Periodicidade

Ao dimensionar um sistema de backup, é necessário prever o crescimento dos dados e a periodicidade que serão realizadas as cópias de segurança, para não superestimar ou subdimensionar a estrutura envolvida.

Outro ponto importante é o tempo necessário para realizar a cópia das informações e qual o impacto que será causado na estrutura de dados do local, como na rede LAN e servidores. Como bases de dados são quase sempre são crescentes, é comum encontrar empresas onde o volume de informações cresceu desordenadamente e o processo de backup "invadiu" o dia de trabalho, utilizando recursos de tráfego que deveriam ser direcionados a produção. 

Tamanho e Periodicidade
NetBak Replicator

O NetBak Replicator como ferramenta de backup

A Qnap dispõe gratuitamente para seus produtos vários aplicativos para proteção, backup ou replicação de dados para diversos locais, armazenando, replicando e organizando arquivos de computadores, notebooks, tablets e smartphones num único equipamento.

O NetBak Replicator possui as seguintes opções de Backup e Restore: Backup Full e Diferencial

Veja como é simples o gerenciamento do Backup com o NetBak Replicator

Netbak Replicator - Software de Backup que acompanha linha de Storages NAS da Qnap Netbak Replicator - Software de Backup que acompanha linha de Storages NAS da Qnap

Backup Source (Origem do Backup):

O software NetBak Replicator suporta backup de dados de drives locais do computador, dados de email (Outlook *, Outlook Express, Windows Mail), Documentos, Desktop, Favoritos e Fontes.
* O software NetBak Replicator pode fazer backup de todos os arquivos ativos de pastas pessoais (arquivos PST) somente de Microsoft Outlook localizados em seus discos de computador ou qualquer unidade de rede.

Backup destination (Destino do Backup):

O destino pode ser uma unidade de disco interna ou externa ou um compartilhamento de rede.

  1. Drive Local: Pode ser utilizado um drive local no Computador, uma unidade de disco Externa ou ainda um compartilhamento de Rede
  2. Local de Rede: O Backup pode ser feito para uma pasta compartilhada de um NAS da QNAP ou uma pasta WebDAV.
  3. Outro Local: É possível especicifar o local diretamente através do caminho do compartilhamento tal como: 192.27.16.155-Publico 
Instant Restore Restauração (restore) dos dados do local onde o backup está localizado instantaneamente.
Opções O Painel de Opções contém Histórico de Atividades, Configurações de filtro, Opções avançadas, Configurações das  Ações com "Um Toque" (One Touch), Gerenciamento de segurança do Disco e da Inicialização do Drive. Nas "Opções Avançadas" será aberto o painel de controle para configurações de inicialização, configurações de backup para arquivos abertos e Notificações por email.

A Qnap fornece juntamente com seus Storages NAS o Software para Backup NetBak Replicator que é compatível com todos modelos de Storages NAS Com NetBak Replicator, realizar backup dos seus HDs, documentos, fotos, músicas e vídeos do seu PC nunca foi tão fácil!

Você poderá realizar diversas formas de Backup: 

1 - Sincronização em tempo real

Com a sincronização em tempo real, você terá o backup de seus dados apartir do momento em que você adicionar, editar, deletar ou renomear qualquer arquivo em seu PC e essas mudanças ocorrem em todos os dispositivos conectados com seu NAS.

2 - Agendar o backup de vários computadores para o NAS

O agendamento de backup lhe dá mais flexibilidade, permitindo que você agende seu backup de acordo com sua necessidade, lhe dando controle total sobre seus arquivos mesmo quando não estiver por perto para fazer seus backups manualmente.

3 - Restaurar os dados para o local original ou para um novo diretório

Em casos de perda de todos seus dados, você poderá facilmente restaurá-los para o local original ou para um novo diretório, dependendo de sua urgência. O NetBAk Replicator é exclusivo para o uso com Storages NAS QNAP e pode ser atualizado via site e não tem limite de contas de usuarios e é compatível com sistema Windows para desktop e servidores podendo utilizar o recurso FTP pela internet via WebDAV.


Artigos relacionados

Fique por dentro do mundo dos storages