Como sei se peguei ransomware? Em apenas 3 Passos!

Como detectar um Ransomware - Imagem de duas telas do computador alertando a presença de Ransomware e homem na frente com as mãos na cabeça em sinal de desespero

O Ransomware é o tipo mais perigoso de malware conhecido, que pode criptografar e bloquear dados de computadores de forma inesperada. E nossa maior preocupação acaba sendo: - Como saber se temos algum ransomware "incubado" em nossos arquivos de computadores?

Por ser um código malicioso, o Ransomware pode se esconder em muitos lugares no computador e, sem que o usuário perceba, infectar dados de discos e dispositivos externos. Por isso é importante estar sempre atento ao que está acontecendo dentro do hard disk de seu computador.

A boa notícia é que existem maneiras de detectar a presença de um Ransomware. Caso você suspeite que o seu computador foi comprometido e observou algumas anormalidades, aqui estão alguns passos para confirmar se você foi infectado.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

1. SEMPRE verifique a extensão dos arquivos

Uma maneira simples de identificar que um Ransomware está presente em seu computador é verificando as extensões de todos os arquivos de dados. Caso você perceba que alguma extensão típica como o padrão “.jpg” de uma imagem foi mudada e tornou-se algo como ".encrypted", “.FuckYourData”, “.locked”, “.Encryptedfile”, é um grande indicador de que seu computador foi infectado.

Pasta no computador com arquivos com extensão de arquivos locked

Confira outras extensões em nosso artigo: >> Remova 15 tipos de Ransomware com Avast <<


2. Muitos arquivos foram renomeados recentemente?

É muito raro ter muitos arquivos renomeados ao mesmo tempo. Este é um comportamento comum dos vários tipos de Ransomware. Como regra, ao ser executado, o malware criptografa todos os dados, fazendo alterações dos nomes dos arquivos existentes em seu computador.

Pasta de computador com vários arquivos com nomes alterados e extensões diferenciadas


3. Não consegue desbloquear a tela do seu computador?

Alguns tipos de Ransomware, além de manterem arquivos criptografados, também congelam o sistema operacional da máquina. Uma vez infectado, o computador que possui esse malware tem sua tela inicial substituída por uma imagem informando que a máquina foi infectada.

Computador com a tela bloqueada com um alerta


Leia também: >> Os 9 tipos de Ransomware mais conhecidos na internet <<

Somos especialistas em soluções de armazenamento e backup como storages DAS, SAN e NAS para residencias e empresas. A melhor forma de manter suas informações seguras é ter um sistema de backup funcionando. Os storages NAS Synology possuem recursos para fazer backup bare metal de diversos computadores, diminuindo o tempo de inatividade caso seja necessária a restauração de um sistema. Comercializamos equipamentos de fábricas renomadas como Seagate, Qnap, Synology e Infortrend, ideais para proteger os dados de sua empresa ou residência contra ataques desse tipo de malware.

Fale com nosso especialista!
Ligue: (11) 3475-5000

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

O que é hot swap?
O que é hot swap?

Você sabe qual o significado do termo hot swap? Saiba mais sobre equipamentos e componentes hot-swappable e qual sua importância dentro de datacenters

Personal Cloud Storages, informações em tempo real.
Personal Cloud Storages, informações em tempo real.

Como manter sempre nossas informações seguras e sempre online via internet? A solução pode ser adquirir um storage NAS, saiba mais aqui.

3 equipamentos da Synology que protegem seus dados contra o Ransomware
3 equipamentos da Synology que protegem seus dados contra o Ransomware

Listamos 3 equipamentos Synology para poder prevenir que os dados não sejam perdidos por conta de um ataque Ransomware ou outro tipo de malware.