HD externo é bom? Qual é a Melhor forma para Armazenar Informações?

Os HDs externos já tiveram seus dias de glória. Fotos, vídeos e documentos são produzidos todos os dias em grande quantidade, porém ninguém quer apenas guardar informações, a maioria das pessoas quer e precisa compartilhar informações.

HD externo é bom? Qual é a Melhor forma para Armazenar Informações?

Os discos rígidos externos que conhecemos já não são convenientes, eficientes ou seguros para guardar nossas informações importantes. E fazer backup em um único disco é correr risco de perda de dados.

Na busca por equipamentos mais confiáveis que apenas bons hard disks, mais e mais usuários tem procurado soluções robustas para solucionar as necessidades de armazenamento de informações. Como essa preocupação não é nova, muitas soluções desenvolvidas e adotadas por empresas para manter os dados em segurança, agora fazem parte de nosso cotidiano.

Inicialmente desenvolvidos para grandes estruturas de TI, os Network Attached Storages (NAS) são sistemas de armazenamento mais engajados com a ideia de armazenar, compartilhar e manter seguras nossas informações.

Mas o HD externo ainda é bom?

O HD externo sempre foi considerado um bom equipamento para o trabalho moderno, desde que não haja alguma perda de dados. A ideia é simples: Basta conectar um HD externo a qualquer computador e pronto, ele estará pronto para ser usado.

Essa percepção de praticidade cai por terra quando o equipamento para de funcionar, seja por um simples acidente ou por falha mecânica. Armazenar dados num equipamento sujeito a quedas, furtos ou mal funcionamento pode ser prejudicial ao nosso dia a dia.

Mas o HD externo ainda é bom? imagem de transferência de arquivos entre hd externo e computador

Com o passar do tempo e o surgimento de novas tecnologias, o HD externo tornou-se uma solução de armazenamento limitada, que não atende mais as necessidades da vida moderna. Estar numa reunião importante sem o HD externo ou ter que localizar dados importantes num disco sem uma ferramenta de busca tem consumido nossa paciência.

Além disso, situações como não ter espaço livre para fazer backup de um arquivo importante do celular durante uma viagem de negócios ou tentar compartilhar uma pasta com as fotos das últimas férias e não conseguir, seja por que são esses arquivos são grandes ou porque não são suportados pela conta de email, são apenas alguns exemplos de demandas que nossos HDs externos já não conseguem resolver.

Conheça a linha de storages Qnap

O HD externo possui outras desvantagens?

Sim, apesar de diversas qualidades já conhecidas como portabilidade, praticidade, espaço de armazenamento e preço reduzido, um HD externo possui diversas desvantagens:

1- Softwares maliciosos: Discos externos possuem os mesmos riscos de perda de dados que hard disks internos. Como esses equipamentos são dispositivos de armazenamento passivos, eles não executam uma verificação prévia antes de gravar arquivos, podendo facilmente ser atacados por vírus, cavalos de tróia, worms e outros malwares como o Ransomware.

2- Problemas de funcionamento: Além de serem sensíveis a queda, os discos externos podem ser afetados por problemas de energia elétrica, luz solar, aquecimento, umidade, líquidos, poeira e campos magnéticos.

3- Roubo: Por serem portáteis, o potencial de roubo de um HD externo é grande, pois esses pequenos drives são muito fáceis de serem transportados. Qualquer pessoa mal intencionada pode simplesmente esconder e furtar um hard drive de um usuário distraído.

4- Falta de Segurança: A maioria dos discos rígidos externos não tem senha. Se o seu disco rígido ou sistema flash for perdido ou roubado, suas informações estarão disponíveis para qualquer pessoa que conectar seu dispositivo a um computador.

5- Falta de redundância: Hard disks externos portáteis não oferecem nenhum plano para recuperação de dados em caso de falha. Os arranjos RAID via software do Windows não funcionam em unidades USB e precisam de um arranjo com pelo menos dois hard disks internos para funcionar.

6- Velocidade: A velocidade nem sempre é um problema para os usuários de HD externo, especialmente para quem usa apenas um disco por conexão USB. Porém, usuários que precisam ligar mais discos no mesmo barramento USB sentem a transferência de dados deteriorar por causa do aumento no volume do tráfego de dados.

7- Backup sempre atualizado: Sistemas de backup baseados em HD externo são precários. É difícil configurar sistemas de backup com versionamento de arquivos que sejam alterados frequentemente em discos rígidos externos. Caso seu backup seja feito apenas uma vez por dia em um disco rígido externo, sua equipe terá apenas um único backup diário em vez das várias versões dos arquivos que foram alterados durante o expediente.

8- Interrupção acidental da conexão: Quanto mais dispositivos USB você tiver, maior a probabilidade de você desconectar o dispositivo errado na hora errada. Felizmente, o Windows usa pouco tempo para executar as operações de gravação no HD externo, porém quando processos mais longos que são acidentalmente interrompidos podem ocasionar a perda de dados. Além disso, desconectar um HD externo pode não ser bom para a integridade física do equipamento, pois arquivos importantes poderão ser perdidos e/ou a própria unidade pode ser corrompida.

9- Falta de energia: Cortes de energia curtos e imperceptíveis ocorrem o tempo todo e são longos o suficiente para danificar arquivos e até destruir um bom HD externo USB. No mínimo, um corte de energia derrubará o link do PC para o disco rígido externo e causará um erro, podendo inclusive corromper o arquivo de dados. A interrupção acidental também causa problemas quando um HD externo é usado como dispositivo de backup de um computador que está ligado à um no-break, mas a fonte de alimentação do disco não.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

Quando um bom HD externo resolve?

Como nossas vidas digitais também precisam de investimento, nem sempre é possível partir diretamente para soluções mais profissionais de armazenamento. Para quem procura um bom HD externo e não pode muito se distanciar de sua realidade financeira, vale a pena saber mais sobre quais são os diferenciais que qualificam o melhor HD externo.

Grandes fabricantes de HDs externos como Seagate, Western Digital, Toshiba possuem em suas linhas alguns sistemas mais profissionais, geralmente equipados com mais que um hard disk, que minimizam o risco da perda de dados por problemas de disco.

Além disso, os network attached storages (NAS), que são a próxima geração nos sistemas de armazenamento de dados, estão cada vez mais acessíveis. Esses equipamentos possuem uma série de recursos para evitar a perda de dados, além de serem seguros e permitirem acesso via internet por celular ou tablet.

Network attached storages - NAS, Qnap TS-231P permitindo acesso via celular, tablet e computador

Quais são as vantagens de um NAS em relação à um HD Externo?

Apesar de barato, um bom HD externo é muito carente de recursos quando comparado a um sistema profissional de armazenamento. Enquanto um hard disk limita seu acesso ao uso individual, um NAS permite a criação de um ambiente colaborativo multiusuário, acessado de forma segura e controlada.

Sistemas como o TS-231P da Qnap permitem facilmente criar uma nuvem pessoal de dados, disponibilizando os arquivos armazenados para quaisquer computadores ou dispositivos móveis conectados a internet. De forma simples e segura.

Nuvem de dados no storage NAS TS-231P Qnap

Quando surge a dúvida entre comprar um HD externo ou NAS, vale a pena mensurar o valor real de nossas informações armazenadas. Diferentemente de qualquer HD externo, um storage NAS informa quando seus hard disks precisam ser substituídos, minimizando a chance da perda de dados.

É tempo de reavaliar a decisão

Armazenar uma grande quantidade de arquivos num dispositivo sujeito a falhas é sempre tomar riscos desnecessários, principalmente quando falamos de informações importantes. Um bom HD externo pode ser uma solução paliativa de baixo custo, porém sempre causará perda de dados.

Nessa hora, usuários mais experientes sempre optam por comprar um storage NAS e manter seus dados protegidos. Traga seu projeto e tire suas dúvidas, somos especialistas em sistemas de armazenamento e distribuidores autorizados de fabricantes como Seagate, WD, Qnap e Synology.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Como fazer backup dos dados do Computador?

Como fazer backup dos dados do Computador?

Saiba como fazer backup do computador! Conheça equipamentos, softwares e boas práticas sobre o assunto e não corra riscos de perder seus dados

HD SATA desktop, enterprise, HDD NAS ou HD para CFTV?

HD SATA desktop, enterprise, HDD NAS ou HD para CFTV?

Apesar de parecidos fisicamente, os HDs que equipam computadores, storages e servidores são diferentes. Saiba mais sobre cada um deles e seus recursos

3 equipamentos da QNAP que protege seus dados contra o Ransomware

3 equipamentos da QNAP que protege seus dados contra o Ransomware

Listamos 3 equipamentos Qnap que podem prevenir que seus dados sejam perdidos por conta de um ataque Ransomware ou qualquer outro tipo de malware.

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011