Atendimento por WhatsApp

QTS, o sistema operacional dos network attached storages Qnap

Escolher um NAS nem sempre é uma tarefa simples, mesmo para administradores de TI com muita experiência no assunto.

Fabricantes como a Qnap possuem diversos modelos disponíveis, muito parecidos tecnicamente, com os mesmos softwares e sem grandes diferenças aparentes.

Ao iniciarmos qualquer pesquisa sobre o assunto nos depararmos com vários modelos, que suportam a mesma capacidade de armazenamento e possuem configurações semelhantes, mas com diferentes níveis de preços.

E a confusão aumenta ao descobrirmos que nem todos equipamentos possuem o mesmo sistema operacional, e cada versão possui características e recursos próprios.

Porém, antes de sairmos por aí comprando o storage mais barato, a primeira variável que deve ser considerada é se ele está apto a suportar nossas aplicações.

Nessa hora o principal ingrediente para o sucesso é o sistema operacional do equipamento. Ele é que oferece os recursos necessários para resolver nossos problemas.

O que é QTS?

O que é QTS?

QTS (Qnap Turbo NAS System) é o sistema operacional utilizado pelos dispositivos de armazenamento em rede fabricados pela Qnap. O QTS foi desenvolvido em Linux, usa o sistema de arquivos ext4, e é o responsável pelo funcionamento dos Network Attached Storages (NAS) de pequeno porte da empresa.

Esse sistema foi projetado para fornecer aplicativos e serviços com o foco no compartilhamento de arquivos, armazenamento de dados, videomonitoramento, backup em rede e aplicações multimídia.

Ele possui uma interface gráfica fácil de usar, possibilitando que os usuários centralizem o armazenamento de dados não estruturados e gerenciem facilmente os arquivos.

Além do armazenamento de dados, o QTS também oferece uma variedade de aplicativos e serviços adicionais como streaming de mídia, backup em rede, soluções de virtualização e sincronização de arquivos.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

Qual é o sistema de arquivos usado pelo QTS Qnap?

O sistema operacional dos NAS Qnap tem como kernel o Linux, por isso utiliza o ext4 como sistema de arquivos para gerenciar os hard disks e módulos SSD internos.

Além disso, o sistema também suporta conectar dispositivos externos via porta USB, desde que os mesmos possuam sistemas de arquivos FAT32, NTFS, HFS+, exFAT e Btrfs.

Apesar disso, o suporte para cada equipamento pode variar dependendo do modelo específico do dispositivo conectado e da versão do firmware QTS instalado.

Por isso vale a pena verificar as especificações de cada storage e a documentação do QTS para obter mais detalhes sobre a compatibilidade dos equipamentos conectados.

Todos os NAS Qnap usam o sistema operacional QTS?

Apesar da maioria dos NAS Qnap utilizarem o QTS como seu sistema operacional principal, a empresa possui ainda dois outros sistemas operacionais, o QuTS hero e QeS.

O QuTS hero foi lançado em 2020 e é uma versão aprimorada do QTS, voltada para equipamentos com oito ou mais hard disks.

Esse sistema é baseado em ZFS, um sistema de arquivos escalável e de alto desempenho, que possui recursos como a deduplicação de dados, compressão de dados e snapshots.

Já o QeS é a resposta da Qnap para melhorar o gerenciamento e o desempenho em soluções de armazenamento all-flash.

Também baseada em ZFS, o QeS otimiza o armazenamento nos módulos SSD por software, permite a compactação inline e tem suporte a tecnologias como o iSER.

Tanto o QuTS hero quanto o QeS são opções mais robustas e seguras para o armazenamento de dados quando comparadas ao QTS tradicional, mas são mais difíceis de configurar e exigem mais recursos de hardware.

Apesar de ser novo, o QuTS hero já está disponível para vários modelos dos storage NAS Qnap, principalmente os de uso empresarial.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Quais são as vantagens de usar QTS Qnap?

O QTS QNAP oferece uma série de aplicativos integrados e gratuitos para ajudar os usuários a gerenciar, compartilhar e proteger seus dados.

Além disso, sempre é possível instalar aplicativos adicionais por meio do portal Qnap App Center. Algumas das principais aplicações gratuitas que acompanham o QTS incluem:

File Station: O File Station é um gerenciador de arquivos que permite aos usuários navegar, gerenciar, compartilhar e transferir arquivos armazenados.

Storage & Snapshots Manager: Essa ferramenta de gerenciamento facilita a administração de volumes, discos rígidos e snapshots (instantâneos).

Control Panel: Um painel centralizado onde os usuários podem gerenciar configurações do sistema, de rede, de usuários e de aplicativos.

Hybrid Backup Sync: O HBS é uma solução de backup e recuperação que permite aos usuários fazer cópias, sincronizar e restaurar dados entre o NAS, dispositivos de armazenamento externos e serviços de nuvem.

Multimedia Console: Uma central de gerenciamento de mídia que permite aos usuários organizar, gerenciar e transmitir seu conteúdo multimídia.

Qsync: Esse aplicativo para sincronização de dados que permite sincronizar arquivos entre storages NAS e outros endpoints, como PCs e dispositivos móveis.

Qfiling: Uma ferramenta de organização de documentos que ajuda a categorizar e arquivar dados automaticamente com base em regras definidas pelo usuário.

Além desses, existem vários outros aplicativos disponíveis no Qnap App Center que podem ser instalados para adicionar recursos ao seu dispositivo NAS.

File Station e Qsync presentes no sistema QTS

Quais são os riscos ao configurar o QTS?

Quando configurado corretamente, o sistema operacional QTS Qnap não oferece riscos aos arquivos armazenados.

Porém, por ser um sistema operacional completo, muitos usuários sem experiência deixam de configurar pontos importantes do sistema e abrem precedentes para imprevistos desnecessários.

Para minimizar esses riscos é essencial receber ajuda de um profissional que saiba configurar corretamente o sistema, além de seguir as melhores práticas de segurança e gerenciamento de dados.

Isso inclui criar e manter backups regulares, implementar políticas de controle de acesso, manter o QTS e os aplicativos atualizados e monitorar constantemente o desempenho e a integridade do sistema.

Quais são as consequências caso o QTS não seja corretamente configurado?

Com uma abordagem cuidadosa e responsável, qualquer usuário pode aproveitar ao máximo os recursos oferecidos pelo sistema QTS e garantir a segurança e a confiabilidade de seus dados.

Porém, muitas falhas ocorrem por negligência ou falta de experiência dos responsáveis, causando a interrupção dos serviços e muitas vezes outros danos associados. São eles:

Acessos não autorizados: A ausência de configurações de segurança adequadas, como controle de acesso, autenticação e criptografia, pode permitir que invasores acessem e comprometam os dados armazenados no NAS.

Vírus e malwares: A Qnap disponibiliza várias ferramentas para coibir a ação de hackers, vírus e de malware, mas elas precisam estar devidamente instaladas e configuradas

Vulnerabilidades de software: A não atualização do QTS e dos aplicativos associados para as versões mais recentes pode expor o sistema a vulnerabilidades de segurança conhecidas, aumentando o risco de ataques cibernéticos e violações de dados.

Desempenho insatisfatório: A configuração inadequada do hardware e do software pode levar a um desempenho abaixo do esperado, prejudicando a eficiência dos processos e a produtividade dos usuários.

Conflitos de aplicativos: A instalação de aplicativos incompatíveis ou não verificados no QTS pode resultar em instabilidade do sistema, falhas e potenciais problemas de segurança.

Perda de dados: Apesar do NAS Qnap possuir diversos componentes redundantes, a falta de uma estratégia de backup eficaz pode resultar em perda de dados em caso de falha no hardware, corrupção de arquivos ou desastres naturais.

Crie uma nuvem privada de dados com um NAS

Os NAS Qnap, o sistema operacional QTS e o risco da perda de dados

O QTS é um sistema operacional NAS completo, funcional e repleto de recursos. O sistema é robusto, estável, porém não é infalível, por isso exige ser gerenciado de forma responsável e consciente.

Por isso, ao comprar um NAS, vale a pena contar com especialistas para configurar corretamente a solução, uma vez que dados importantes serão confiados ao equipamento.

Lembre-se que é fundamental adquirir conhecimento e investir algum tempo para configurar adequadamente o QTS, além de implementar políticas sólidas de backup e monitorar continuamente a saúde e a segurança do equipamento instalado.

Ao garantir uma configuração adequada e seguindo as melhores práticas de segurança, gerenciamento e atualização, os usuários podem evitar efetivamente a perda de dados e garantir a integridade de suas informações.

NAS Qnap e o sistema operacional QTS

Traga seu projeto e tire suas dúvidas

A Controle Net é distribuidora autorizada Qnap para o Brasil e possui mais de 10.000 equipamentos instalados. Seus técnicos foram treinados pela fábrica e são especialistas no assunto.

A perda de dados pode ter consequências devastadoras, tanto para usuários domésticos quanto para empresas, levando à perda de dados, comprometimento da propriedade intelectual e até mesmo interrupção dos negócios.

Não corra riscos, seus dados são importantes. Compre seu storage NAS com quem entende do assunto, fale conosco.

Fale com o especialista
(11) 3475-5000
Produtos relacionados:

Storage

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Storage.

RAID ou Disk Array: Conheça os tipos de Arranjos de Discos
RAID ou Disk Array: Conheça os tipos de Arranjos de Discos

Por que montar um arranjo de discos RAID? Saiba mais porque discos trabalhando em conjunto podem ajudar sua empresa ou residência.

HD SATA desktop, enterprise, HDD NAS ou HD para CFTV?
HD SATA desktop, enterprise, HDD NAS ou HD para CFTV?

Apesar de parecidos fisicamente, os HDs que equipam computadores, storages e servidores são diferentes. Saiba mais sobre cada um deles e seus recursos

NAS Doméstico - Saiba qual storage residencial comprar
NAS Doméstico - Saiba qual storage residencial comprar

Confira dicas de nossos especialistas sobre quais são os melhores storages para sua casa. Não corra riscos, seus dados são importantes.