Como justificar o preço de um storage all flash? Comprar AFA vale a pena?

Como justificar o preço de um storage all flash

Os preços dos storage all flash ainda assustam, porém com aplicações cada vez mais dependentes de performance, algumas vezes precisamos justificar o investimento imediato para manter a infraestrutura de TI operacional. Confira nossas dicas de como justificar financeiramente o investimento.

1. Justificar o preço do storage all flash apenas por IOPS é um erro

Os problemas relacionados ao desempenho sempre são os pontos mais agudos nas discussões sobre investir num novo sistema de armazenamento all flash.

Antes de seguir com a ideia de comprar um storage all flash, faça uma análise completa das interações tecnológicas entre servidores, armazenamento, redes, aplicativos e até hypervisors de virtualização para ter certeza de que o investimento é necessário.

Após a constatação, ao invés de ir para o lado mais técnico da situação e falar de vantagens "como o maior número de IOPS e a baixa latência melhoram a produtividade geral dos funcionários", vá direto ao ponto mais sensível, o bolso da empresa.

Claro que justificar o investimento da compra de um flash array sem utilizar a economia de tempo na equação é um erro, porém seguir com explicações sobre latência e IOPS pode ser desgastante.

2. A análise de retorno sobre investimento

Os cálculos de retorno sobre o investimento (ROI) nunca são simples, principalmente quando falamos nos preços de storages all flash. Com o preço das memórias flash em declínio e sistemas de armazenamento híbridos cada vez mais rápidos e entregando maior capacidade, essa discussão pode se estender por meses.

Conheça as Soluções de Armazenamento Híbrido

O problema é que a maioria dos profissionais de armazenamento classificam os problemas de desempenho sempre como urgentes e apoiam suas opiniões, nem sempre bem balizadas, aos sistemas de armazenamento já instalados.

Faça um estudo rápido sobre o tempo gasto do administrador de TI no gerenciamento de armazenamento, nas queixas dos usuários sobre as tarefas de respostas lentas e na dificuldade de implementar novas ferramentas por falta de hardware.

Finalize com um resumo de quantas horas serão salvas por aposentar sistemas em disco lento ou por evitar as reclamações constantes por lentidão dos aplicativos.

3. Mais tempo para atividades realmente importantes

Comprar um Storage all Flash elimina problemas com o desempenho do sistema para que os administradores de TI possam gastar tempo em atividades de maior valor.

Em momentos de crise, a redução dos orçamentos e das equipes de TI exigem que haja uma otimização dos recursos humanos disponíveis. Mesmo com preços ainda maiores que sistemas de armazenamento híbridos, os flash array liberam o time para tarefas realmente importantes, como implementação de novas ferramentas para maior produtividade ou melhorar o tempo de resposta das aplicações atuais.

Associar o maior tempo para a equipe de TI, melhor resposta para os usuários e a maior velocidade ao implementar novas soluções de produtividade é um argumento muito forte. Estudos do Gartner indicam o investimento de implantar um AFA corretamente pode retornar em até 5 meses.

4. O preço dos storages all flash justifica a mudança estratégica

Comprar um Flash storage não é apenas implementar uma solução pontual na infraestrutura de TI. Trata-se de uma mudança estratégica de como o armazenamento pode melhorar a produtividade das empresas através de aplicativos sofisticados como IA, Machine Learning, VDI e Big Data, sem se preocupar com a escalabilidade do sistema.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

O preço do storage all flash se justifica mais facilmente que os sistemas baseados em disco pelo fato da arquitetura de armazenamento flash geralmente permitir escalar a capacidade e o desempenho separadamente e de acordo com as aplicações, não importando quantas cargas de trabalho serão suportadas.

O objetivo não é comprar um flash array apenas para tornar as coisas mais rápidas, mas usar a consistência do armazenamento flash para alterar o modelo fundamental de como o sistema de armazenamento é usado dentro das empresas.

5. Não é uma questão apenas de taxa de transferência e IOPS

A maioria dos fornecedores de storages tenta resolver tudo falando sobre altas taxas de transferência bruta e um grande número de IOPS. A corrida por mais IOPS nem sempre é o melhor caminho para justificar o preço de um all flash storage.

Em aplicações como banco de dados, a taxa de transferência não é a principal preocupação, mas sim a latência. Afinal, bancos de dados geralmente não exigem muitos IOPS. Mesmo que um grande banco de dados use 100.000 IOPS, o que sempre estará em questão são seus tempos de resposta.

Armazenamento flash reduz a latência

Quanto tempo um usuário leva para obter uma resposta de solicitação ao preencher um formulário no site? Reduzir esse tempo é importante, mesmo que a quantidade de dados seja pequena.

Migrar um banco de dados de um disk storage para qualquer tipo de armazenamento flash sempre se reduz a latência, porém que tipo de melhoria sua empresa deseja obter?

Algumas implementações de AFA podem fornecer 10 milissegundos, enquanto outras podem reduzir essa latência para frações de milissegundo. Essa equação move os preços de storage all flash para cima, mas tem um enorme impacto para os usuários.

6. Quais são suas aplicações que exigem performance?

Qualquer empresa que esteja procurando migrar para o all-flash precisa considerar se os All Flash Array suportarão aplicações com banco de dados, servidores Web, servidor de email, virtualização e vários aplicativos num único storage. Porém necessidades e aplicações diferentes sempre indicam soluções diferentes.

Um grande banco de dados precisará de baixa latência, enquanto que algumas aplicações de virtualização ou hospedar vários servidores Web exigirá mais taxa de transferência e IOPS.

7. A expansão do storage all flash justifica o preço?

Alguns flash storages são melhores em expansão de capacidade. Outros são melhores para escalar processamento, e alguns são bons nas duas coisas. Suportar módulos de expansão é uma característica que também deve ser levada a sério. Com a evolução de sistemas clusterizados por software nem sempre o preço de um storage all flash é justificado por sua escalabilidade (scale-out e scale-up).

Agrupar várias caixas de expansão para aumentar a capacidade e o desempenho também não é uma característica indispensável. Cada situação apresentará vantagens e desvantagens relacionadas ao ambiente e cada aplicação.

Expansão All Flash ou comprar um segundo AFA

Por vezes é melhor comprar um segundo AFA para outras aplicações que ficar preso ao preço de um upgrade de um único fornecedor. Essa também é uma discussão válida e que deve ser levada em consideração durante a avaliação e implementação do sistema.

8. A replicação e a recuperação de desastres

A recuperação de desastres (disaster recovery) em sistemas all flash é possível? Sempre é bom comprar um storage all flash e contar com sua velocidade, porém como os dados de sua empresa estarão protegidos?

Recuperar dados de semicondutores sempre é uma missão inglória, por isso mantenha seu backup em dia. Alguns AFA, como os fabricados pela Infortrend, permitem o espelhamento do armazenamento em tempo real em dois locais distintos como segurança extra. Caso sua aplicação não exija alta disponibilidade, vale a pena considerar a aquisição de um sistema de backup mais barato e baseado em discos.

9. Comprar um flash storage nem sempre é a resposta

Comprar um Flash storage não é e nunca será a solução de todos os problemas de desempenho. Embora os flash array ofereçam um incrível aumento no desempenho, mais da metade dos problemas de lentidão atribuídos ao sistema de armazenamento não está associada a ele.

Conheça as Soluções All Flash Storage

Ao considerar um arranjo totalmente flash, entenda que o desempenho não é uma cura para todos os males. Existem outros fatores dentro da infraestrutura de TI que afetam o desempenho dos aplicativos, como hosts, rede, interoperabilidade e falha humana em adotar as práticas recomendadas para a solução de problemas.

Somos especialistas em sistemas de armazenamento flash

Buscar o melhor preço de um All Flash Array pode esconder armadilhas indigestas para o gestor de TI. Storages com discos rígidos não proprietários são nossa marca registrada. Datacenters equipados com nossos sistemas de armazenamento estão livres para escolher o hard disk ou SSD mais apropriado por demanda, não limitando-se a uma única marca.

Traga seu projeto tire suas dúvidas. Somos especialistas em sistemas de armazenamento não proprietários e distribuidor de empresas como Seagate, WD, Infortrend, Qnap e Synology.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

iSCSI ou Fibre Channel (FC) - Qual a melhor SAN?

iSCSI ou Fibre Channel (FC) - Qual a melhor SAN?

Conheça as diferenças entre iSCSI e Fibre Channel e suas vantagens e desvantagens ao montar a melhor SAN para pequenas e médias empresas.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.

WhatsApp