Free NAS, será que os NAS open source valem a pena?

NAS open Source, imagem gráfica de três pessoas colaborando para montar um software open source

O conceito Free NAS baseado em Linux

Compartilhar arquivos em rede, montar um pequeno servidor de arquivos para armazenar o conteúdo de uma empresa ou fazer backup automático num único sistema de armazenamento são necessidades básicas quando se trata de armazenamento de dados.

O conceito Free NAS ou Open Source NAS

Como qualquer software Open Source, o conceito Free NAS fornece aos usuários um código aberto que pode ser usado, modificado e compartilhado sem custo para implementação de um network attached storage.

Isso significa tirar proveito dessa solução para os seus negócios, projetos pessoais ou para fins educacionais e sem pagar um centavo.

Como funcionam os softwares de código aberto?

O código fonte é visível para todos os usuários e pode ser modificado para suas próprias necessidades. Isso pode ser feito se você tiver conhecimento e experiência adequados em linguagens de programação.

Uma das ideias por trás do software de código aberto é que os usuários podem ser co-desenvolvedores, sugerindo como melhorá-lo e ajudando a descobrir bugs e falhas.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Quais são as vantagens do software de código aberto?

A principal vantagem de um software de código aberto é que ele geralmente é grátis. Geralmente os projetos Free NAS também funcionam assim.

Aplicativos como FreeNAS, XigmaNAS ou Rockstor permitem download de seus códigos, porém algumas dessas empresas vendem consultoria, suporte técnico e atualizações.

Telas dos softwares FreeNAS, XigmaNAS e Rockstor

Isso pode significar montar um “NAS quase grátis”, ou seja, com custos não mensurados que podem inviabilizar a manutenção ou atualização do sistema quando os problemas surgirem.

Tentar instalar um Free NAS sozinho é uma boa ideia?

Depende. A maioria desses aplicativos de código aberto possuem suas particularidades e comunidades próprias, que nem sempre estão à disposição para esclarecer nossas dúvidas.

A coisa complica quando a solução para de funcionar, pois um storage NAS parado significa interrupção nos serviços e o possível risco de perda de dados.

Outra desvantagem de um NAS Open Source é que a maioria das interfaces não são tão amigáveis e fáceis de usar.

Como os desenvolvedores geralmente dão mais atenção à funcionalidade do sistema que à interface do usuário, por isso alguns dos scripts de configuração são uma verdadeira dor para o usuário iniciante.

Também é muito difícil encontrar drivers para alguns dispositivos. Isso pode se transformar num problema, porque caso você compre um novo servidor com sistema operacional atualizado, você precisará dos drivers disponíveis tirar proveito dessas funcionalidades.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

Como são os serviços de suporte para os Free NAS?

Na maioria dos casos, usar um software de código aberto significa ter que confiar na comunidade correspondente ou pagar pelo serviço de suporte externo.

Esse sistema até funciona se você estiver usando um software popular como alguma grande distribuição Linux, porém pode ser um fardo pesado para aplicativos menos comuns como um Open Source NAS.

A visibilidade e o fácil acesso ao código-fonte também podem ser uma faca de dois gumes, pois pessoas mal-intencionadas podem encontrar vulnerabilidades nas versões para download disponíveis e deixar backdoors para futuras explorações.

Vulnerabilidade das versões para download

Esses ataques de script só são possíveis quando o invasor encontra um ponto fraco no código-fonte do software, faz uma alteração nociva e pode até deixar o código malicioso inativo por um longo tempo antes de executá-lo.

Uma maneira de evitar esse risco é baixar softwares, temas e plugins para seu sistema de armazenamento apenas de fontes confiáveis.

Caso você ainda esteja pensando em implementar um Free NAS, lembre-se ainda que patches (correções) são escritos por membros da comunidade, que nem sempre podem ser identificados como "fonte confiável" para atualização.

Se você planeja incorporar um storage NAS através de software certo em sua empresa ou residência, lembre-se de que você ou seus funcionários podem precisar de treinamento especial para operá-lo adequadamente.

Enterprise storages Qnap

Qual o hardware necessário para implementar o projeto Free NAS?

Fuja de confusões. Equipamentos obsoletos e hard disks usados não são a melhor alternativa para manter todos seus dados.

Muitos usuários que estão buscando uma solução de armazenamento econômica são seduzidos a implementar um projeto Free NAS com “as sobras de guerra”.

Montar um servidor de arquivos ou servidor de aplicação baseado num Open Source NAS em equipamentos velhos, com hard disks que não suportam vibração, sem garantia ou assistência técnica é a certeza de estar com um desastre anunciado.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas em sistemas de armazenamento e distribuidor autorizado Seagate, Infortrend, Qnap e Synology.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Como fazer a manutenção do storage e evitar problemas?

Como fazer a manutenção do storage e evitar problemas?

Storages falham, por isso fazer a manutenção preventiva desses equipamentos pode salvar sua empresa ou emprego. Confira 10 dicas sobre o assunto.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.

WhatsApp