Qual o melhor editor de vídeos profissional? Confira nossas dicas.

Está cada vez mais fácil editar vídeos, seja para a área recreativa como no mundo de produtoras e emissoras de TV. Com as constantes evoluções de hardware e software, hoje é relativamente simples editar um vídeo com qualidade e recursos profissionais. Para usuários que procuram o melhor editor de vídeo, listamos aqui algumas alternativas que valem ser analisadas. Não entraremos em detalhes sobre cada um deles nesse artigo, pois isso seria pauta para um livro, porém levantaremos alguns pontos que devem ser considerados antes de escolher o melhor editor para você.


Qual melhor editor de vídeos profissíonal


Adobe Premiere Pro

Um dos softwares mais utilizados para edição de vídeo profissional é o Adobe Premier Pro. Compatível com Windows e Mac, muito popular em produtoras de vídeos, agências de publicidade e emissoras de televisão, o Premiere possui um conjunto de ferramentas versáteis e dinâmicas, que acrescentam ainda mais personalidade ao trabalho, além de uma extensa biblioteca de efeitos e compatibilidade com os mais variados formatos de vídeo. Com uma interface agradável, intuitiva e personalizável, o software permite ao usuário uma maior customização da sua área de trabalho, com recursos exclusivos como poder abrir vários projetos abertos simultaneamente.

Por tratar-se de um software mais completo e profissional, a linha Premiere Pro exige hardware pesado e alguma familiaridade do usuário com edição de vídeo, tornando-se uma ferramenta mais complexa para o público que está iniciando. O software é comercializado como assinatura mensal ou anual e possui uma versão para teste por 30 dias sem custo. Com inúmeros tutorais de aprendizado e opções para editar vídeos de forma profissional, o Adobe Premier Pro é indicado para aqueles que já conhecem o Premiere, possuem uma boa ilha de edição ou a disposição para investir e se familiarizar com a ferramenta da Adobe.


Adobe Premier Pro


Final Cut Pro

O Final Cut Pro é o software profissional para edição de vídeo desenvolvido pela Apple voltado para o sistema Mac OS. Apresentando uma interface bem clean como todos produtos da marca, o aplicativo é um dos melhores para edição, animação gráfica e pós produção, oferecendo recursos como edição de vídeo 360º, gradação de cores HDR (high dynamic range) e uma série de plugins desenvolvidos por terceiros.

Ideal para a tribo Apple, o Final Cut Pro é comercializado com venda direta (sem mensalidades!) e permite integração simples com o iMovie e Final Cut, possui recursos para criação de títulos 3D e chorma key integrado. Por aproveitar todo o desempenho do hardware Apple como a aceleração de GPU, incluindo inclusive suporte para os poderosos Mac Pro (com duas GPU’s), o Final Cut Pro é um produto confiável, que aprimora o processo de edição, renderização e finalização de vídeo com maior praticidade e eficiência.

Além de toda confiabilidade da marca Apple, o Final Cut Pro incorpora uma biblioteca de efeitos, diversos formatos de vídeos e plugins de terceiros disponíveis na Apple store, tornando-se um dos best sellers para edição de vídeos. 


Final Cut Pro


Vegas Pro

Ainda conhecido como Sony Vegas, o software que foi originalmente publicado pela Sonic e vendido posteriormente para a Sony, um dos aplicativos para edição mais conhecido no mundo foi adquirido pela empresa alemã Magix em 2016, mantendo o nome Vegas Pro. Apesar das mudanças de desenvolvedor, o software se manteve com a interface bem parecida com as versões anteriores, mantendo a mesma funcionalidade, flexibilidade de uso e uma vasta biblioteca como efeitos e correções para áudio e vídeo. 

Com diversas configurações personalizáveis e possibilidade para incorporar inúmeros formatos de vídeos, o Vegas Pro também é compatível com outros softwares de edição, permitindo finalizar ou adicionar algum efeito de terceiros aos vídeos já produzidos.

O software é vendido diretamente pelo site do Vegas Creative Software em pagamento único e não possui custos adicionais.


Vegas Pro


HitFilm Express

Editor de vídeo com recursos avançados, o HitFilm Express possui características de edição próprias de software profissional, como uma grande quantidade de plug-ins para personalizar toda a sua experiência de edição e navegação. Com o aplicativo disponível para as plataformas Windows e Mac OS, é uma alternativa gratuita de muita qualidade e permite diversos processos de pós-produção semelhantes ao Adobe After Effects.

Seguindo a mesma linguagem de softwares mais famosos, o HitFilm Express apresenta uma interface mais tradicional com a linha do tempo, canais de áudio e vídeo, pré-visualização, efeitos e área para organizar as mídias. Completamente gratuito, o usuário que optar por instalar o HitFilm Express precisará de um login e fazer o compartilhamento do link de download em uma rede social. Para os iniciados, o  HitFilm Pro suporta diferentes formatos, frame rates e resoluções no mesmo timeline bem como edição 8K em UHD e 360º. 


HitFilm Express


DaVinci Resolve

Desenvolvido pela Blackmagic, o Davinci Resolve promete ser até 10 vezes mais rápido que diversos softwares de edição. Famoso por ser um dos melhores softwares para edição e correção de cores  do mercado, o software possui interface ultra responsiva e oferece deslocamento entre as edições muito suave, tornando o corte do vídeo mais preciso e rápido. O DaVinci Resolve permite personalização de toda área de trabalho bem como adicionar plug-ins de terceiros, ampliando ainda mais as possibilidades de edição. O DaVinci Resolve está disponível em duas versões, uma gratuita que apresenta a ferramenta de edição comum e a versão Studio que é paga e possui ambiente de colaboração multiusuário, além de diversas ferramentas adicionais e uma vasta biblioteca de efeitos. 


DaVinci Resolve


Avid Media Composer

O software de edição de vídeo e áudio Media Composer da Avid foi desenvolvido para oferecer ambiente multiusuário (via rede local) para produção em tempo real. Além do editor de vídeo profissional, o usuário pode criar todo o fluxo de trabalho e distribuir entre as pessoas da equipe. O Avid Media Composer suporta edição 4 e 8K, diversas resoluções e diferentes frame rates no mesmo timeline, além de suportar codecs como o Panasonic AVC-LongG, Sony XAVC-I e XAVC-L. O produto pode ser testado por 30 dias gratuitamente e é comercializado como serviço de assinatura com custo mensal.


Avid Media Composer

O editor de vídeo e a ilha de edição

Sem entrar no mérito de qual é a melhor ferramenta para edição, lembramos que o hardware envolvido também é de extrema importância ao definir a melhor solução para editar e renderizar seus vídeos. Soluções para edição profissional com custos astronômicos começam a perder espaço para computadores bem equipados, sejam eles PCs baseados em Windows ou Macs. Escolha a plataforma de sua preferência, o editor mais adequado a sua necessidade e os compare custos cuidadosamente. Com a redução dos preços de processadores, placas gráficas e sistemas de discos profissionais, é possível inclusive obter maior performance sem grandes investimentos, apenas atualizando-se o equipamento de uso.
Traga seu projeto. Somos especialistas em sistemas de discos para renderização e teremos prazer em ajudá-los. 

Fique por dentro do mundo dos storages