Backup dos computadores em rede

Backup de computadores em rede

Um dos grandes desafios dos administradores de TI de pequenas e médias empresas é manter dados de computadores de uma rede local sempre protegidos de ameaças como vírus, erro humano ou falhas no sistema.

Computadores equipados com hard disks quase sempre acabam gerando problemas de perda de dados, principalmente pela dificuldade em manter o backup desses usuários sempre atualizado.

Por que o backup dos computadores da rede local é importante?

Montar um plano de backup para as estações (computadores da rede local) sempre atualizado é muito importante, pois nem sempre os usuários dessas máquinas salvam seu trabalho em servidores compartilhados ou storages.

Isso significa que, caso haja algum problema numa estação de trabalho, provavelmente será necessário restaurar o backup específico daquela unidade.

Os Melhores storages para backup

Backup em rede

Existem vantagens e desvantagens de usar sua infraestrutura de rede para fazer backup de suas estações de trabalho.

Sempre é conveniente fazer um backup local via rede, pois manter a cópia dos seus dados nas instalações da empresa facilita a recuperação de dados em caso de sinistro.

Assim, caso seja necessário restaurar alguma informação, basta acessar o backup local através de qualquer estação e fazer o restore dos dados.

Um backup local também requer menos infraestrutura e conhecimento técnico do que um sistema de backup remoto.

A desvantagem do backup local feita em equipamentos como HDs externos é que problemas que podem afetar os dados armazenados nas estações de trabalho de sua rede também afetam o respectivo backup, o que pode ocasionar perda de dados.

Desvantagens de fazer backup em hd externo

Backup remoto

O backup remoto adiciona proteção adicional aos processos que visam manter a integridade dos dados.

Ao usar um procedimento que gera backup remoto como a replicação de dados, mesmo que os dados sejam perdidos localmente, sempre haverá uma cópia segura dos mesmos em outro local.

Por ser baseado em conexões de banda larga, qualquer processo que envolva o backup remoto geralmente será mais lento do que fazer cópias locais, mas o uso desses dois métodos garantirá que os negócios possam prosseguir normalmente mesmo em caso de desastre.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Janela de backup

Fazer backup via rede quase sempre significa ocupar a infraestrutura (banda) reservada aos usuários, por isso vale a pena planejar qual será o melhor horário para agendar a tarefa.

E essa resposta depende do número de computadores da rede local, da quantidade de dados a serem copiadas, da frequência do backup e onde as cópias serão armazenadas.

Apesar de todas essas variáveis, manter uma rotina de backup utilizando a infraestrutura de rede é a melhor garantia que os dados serão restaurados rapidamente caso seja necessário.

O destino de backup

Computadores, hard disks externos e unidades de armazenamento conectados à rede local (NAS) podem ser usados para fazer backup de dados. Vale lembrar que quanto mais robusto for o equipamento de backup, menor será a chance de perda de dados.

Storages NAS como destino de backup

Algumas ferramentas de backup da Microsoft podem ser usadas para esse trabalho, assim como qualquer utilitário que ofereça suporte a protocolos de rede como NFS ou SMB / CIFS, que permitem acesso compartilhado a arquivos em uma rede Windows e outros sistemas operacionais.

Soluções de backup baseadas em NAS são fáceis de instalar, possuem redundância e já acompanham softwares para esse fim. Além disso, vários aplicativos de terceiros como o Cobian, Veeam e Retrospect oferecem opções para gerenciar e agendar backup e restaurar dados quando necessário.

Tempo de inatividade

Como qualquer imprevisto pode causar interrupções (tempo de inatividade) que custam muito para a empresa, ferramentas como sistemas de alta disponibilidade e ambientes virtualizados podem ajudar a reduzir esses custos.

Consulte nossos especialistas e tire suas dúvidas. Somos distribuidores Qnap, Infortrend, Seagate e Western Digital.

Conheça a linha de storages Qnap

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

NAS ou nuvem? Qual a melhor forma de armazenar os dados da empresa

NAS ou nuvem? Qual a melhor forma de armazenar os dados da empresa

NAS ou nuvem? Qual a melhor forma de armazenar os dados? Saiba porque os storages NAS são uma alternativa de armazenamento aos servidores de nuvem

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Saiba quais são as principais diferenças entre os sistemas de armazenamento NAS ou DAS e escolha qual atende suas necessidades.

WhatsApp