Network Server – Servidores para armazenamento de dados em rede

Network Server – Servidores para armazenamento de dados em rede

Network server é a forma genérica para classificar computadores que permitem executar aplicativos corporativos, armazenar e compartilhar dados através de redes locais ou remotas (internet). Por ser muito vago, o termo pode ser aplicado à equipamentos e sistemas que prestam serviços como servidores de aplicação, servidor de arquivos ou um media server.

O que caracteriza um network server?

Network server é o termo geralmente usado para computadores com alto poder de processamento, voltado para executar aplicativos e prestar serviços dentro de redes locais em estruturas do tipo cliente-servidor.

Traduzido para o português, network server significa “servidor de rede”, e geralmente indica um computador que centraliza dados e presta serviços para estações clientes dentro uma infraestrutura de TI.

Um servidor de rede também pode ser identificado como um computador provido de recursos como hardware, software, capacidade de processamento e de armazenamento capazes de atender diversas solicitações na mesma rede de forma simultânea.

Com recursos como maior performance e segurança contra falhas que os computadores utilizados por usuários dentro da organização, um network server pode possuir hardware com componentes em duplicidade (redundantes) para atender aplicações corporativas em tempo integral (24x7), evitando riscos de interrupções por problemas técnicos.

Enterprise storages Qnap

Quais são os tipos de network servers mais conhecidos?

Qualquer computador pode ser um "servidor de rede", mas o que separa um servidor de um computador doméstico ou estação de trabalho não é o hardware, mas a função desempenhada.

Os network servers ou “servidores de rede” tornaram-se populares no início dos anos 90, quando as empresas começaram a usar PCs para fornecer serviços anteriormente hospedados em grandes computadores conhecidos como mainframes ou minicomputadores.

- Servidores de aplicação ou application server

Servidores de aplicação são computadores que executam softwares (aplicações) de acesso corporativo centralizado, como sistemas que utilizam bancos de dados em estruturas client-server, mantendo o processamento e a respostas de requisições de vários usuários numa única solução.

Com a evolução da tecnologia, sistemas em clustering, hiperconvergentes ou de alta disponibilidade podem agrupar dezenas de servidores para trabalharem como um único nó de processamento, melhorando assim o funcionamento, a performance e a segurança dos serviços prestados.

- Servidor de arquivos ou file server

Um servidor de arquivos também pode ser classificado como um network server, uma vez que é o responsável em armazenar e compartilhar dados de forma centralizada numa rede local.

Equipamentos como os storages NAS Qnap, Synology e Seagate são ótimas soluções para a implementação de um servidor de arquivos.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

- Servidores de colaboração

Alguns servidores de arquivos ou aplicação também são chamados de servidores de colaboração. Graças a sofisticados de software de colaboração, usuários em diferentes localidades, com diferentes dispositivos e sistemas operacionais podem, independentemente da localização física, trabalhar em diferentes projetos de forma conjunta.

- Network servers de estruturas cliente-servidor

No modelo cliente/servidor, um network server é um computador que executa softwares que atendem solicitações de programas clientes de outros computadores.

A virtualização de servidores trouxe alguma confusão ao conceito, pois permite que esses servidores também possam armazenar e executar softwares como se fossem vários computadores cliente no mesmo sistema.

- Servidor FTP

Um dos serviços mais antigos da Internet, o File Transfer Protocol, permite mover um ou mais arquivos com segurança entre servidores, storages, computadores e outros dispositivos, fornecendo segurança e organização de arquivos, além de controle de transferência.

- Servidores Web

A internet que conhecemos depende de servidores web. Alguns network servers são instalados dentro de infraestruturas de TI e datacenters para funcionarem como servidores Web.

Esses servidores geralmente disponibilizam o conteúdo armazenado através de acessos feitos por um navegador Web, como o Google Chrome ou Windows Explorer.

Os dados armazenados do servidor de rede são disponibilizados para vários computadores via internet, sendo que a transferência é mediada pelo navegador e servidor, conversando entre si usando protocolos como o HTTP.

- Mail Servers ou Servidores de email

Mail Servers ou Servidores de e-mail

Quase tão onipresentes quanto os servidores Web, os email servers mantém, movem e armazenam mensagens de email dentro de redes corporativas e pela Internet, utilizando-se de protocolos como SMTP, IMAP e POP.

Como qualquer servidor de rede, um servidor de email é um servidor que utiliza componentes de hardware como processador, memória e hard disks.

- Servidores proxy

Os servidores proxy são os negociadores entre um programa cliente (como um navegador Web) e um servidor externo qualquer para filtrar solicitações, melhorar o desempenho e compartilhar conexões do sistema.

- Virtual server ou servidores virtuais

Graças aos sistemas de virtualização (como o VMware e Hyper-V) é possível que um único network server possa prestar diferentes serviços, de forma simultânea e sem a intervenção humana.

Um único equipamento pode ser servidor de email, servidor de arquivos e servidor de aplicação nom mesmo chassi.

Largamente utilizados em datacenters, os sistemas de virtualização podem otimizar o uso do hardware de um ou mais servidores disponíveis para prestar diversos serviços dentro das organizações.

- Media server

Media server

Por definição, um network server também é um media server. Qualquer servidor que armazena e compartilha conteúdo pode ser classificado como um servidor de mídia. Um storage NAS, um PC ou um servidor de rede dentro de um grande datacenter que hospeda e compartilha mídia para milhares de usuários também são considerados media servers.

- Storage servers

A internet e tecnologias como a hiperconvergência, o clustering e a virtualização tem disponibilizado soluções cada vez mais completas, que integram hardware, software e ferramentas necessárias para disponibilizar e manter todos os serviços e aplicações num único sistema computacional.

Essas soluções integradas são chamadas de storage servers, e possuem alto poder de processamento, armazenamento e muitoc componentes redundantes e tolerantes a falhas.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Um network server é apenas um computador e/ou storage que foi selecionado (e provavelmente otimizado) para executar uma tarefa específica ou serviço para outros computadores, seja ele um supercomputador hiperconvergente ou apenas um telefone celular.

A aplicação que faz toda a diferença

Ao comprar um network server, certifique-se que a aplicação do sistema é condizente como desembolso planejado. Ao invés de fazer grandes investimentos em servidores para montar um repositório central de dados ou para compartilhar dados em rede, talvez faça mais sentido comprar um storage NAS.

Servidores de aplicação com pouca capacidade de armazenamento podem facilmente utilizar soluções externas para expansão, como um storage utilizando serviços iSCSI, sem que seja necessário investir em um novo equipamento.

Aplicações como armazenar vídeos, imagens, músicas ou outros arquivos que ocupam muito espaço nem sempre são justificadas através da compra de um network storage. Traga seu projeto e tire suas dúvidas.

A ControleNet é especialista em sistemas de armazenamento de dados e tem time de especialistas que pode ajudá-lo.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

NAS server - Um Sistema p/ o Armazenamento de Dados em Rede Seguro

NAS server - Um Sistema p/ o Armazenamento de Dados em Rede Seguro

NAS server é um sistema composto por computadores e/ou softwares voltados para armazenar e compartilhar dados em rede. Clique e saiba mais.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

Storages p/ redes SAN, Direct Storages iSCSI e Fibre Channel

Storages p/ redes SAN, Direct Storages iSCSI e Fibre Channel

Storages Fibre Channel p/ redes SAN, Direct Storages iSCSI e storages NAS de baixo custo. Temos a solução de armazenamento ideal p/ sua infraestrutura de TI.

WhatsApp