Desvantagens de usar SSD

A tecnologia SSD (Solid State Drive) apresenta muitas vantagens em sua utilização e é considerada como um substituto para o disco rígido (HD). Sendo cada vez mais a resposta para qualquer que seja a necessidade de armazenamento. Todavia, ainda precisa de alguns aprimoramentos em certos aspectos em relação ao seu antecessor.

Embora as vantagens sejam muito superiores, algumas desvantagens podem ser notadas. O preço, por exemplo, é uma das principais desvantagens de um SSD, assim como a sensibilidade quanto a temperatura, uma vez que reduz para metade a vida útil dos bits a cada 5ºC de aumento.

Além disso, o SSD também possui um tempo de gravação mais lento que um HDD. Outra desvantagem da unidade está associada a maneira como sua memória é dividida. Isso porque, ela é dividida em blocos e quando apagados, o espaço é substituído por outro, o que consequentemente aumenta o tempo de pesquisa.

A limitação de espaço também é um ponto a ser destacado. Entenda mais a seguir:

Quais são as vantagens e desvantagens do uso de um SSD

O SSD ou unidade de estado sólido como também é conhecido, é uma inovação que ajuda a otimizar os computadores tanto pessoais quanto empresariais. Contudo, assim como toda tecnologia, o componente apresenta vantagens e desvantagens.

Nesse sentido, as vantagens apresentadas são:

Já no quesito desvantagens, podemos citar:

Mesmo com todas as desvantagens, o SSD traz ótimas funcionalidades para a sua máquina. Vale destacar que a marca e a qualidade do produto também influenciam em seu desempenho.

Deste modo, a escolha por marcas confiáveis e conhecidas garante uma diminuição dos problemas identificados com o uso do SSD. Logo, é um ponto importante a ser levado em consideração.

Confira >> Preço não é tudo ao comprar um drive SSD <<

A segurança dos dados é totalmente garantida com SSD?

Certamente nenhum tipo de tecnologia está 100% isenta de erros ou falhas, e por esse motivo sempre são feitos alguns aperfeiçoamentos. Desse modo, o SSD também pode vir a apresentar algum tipo de problema.

Assim como os atuais HDs que geralmente apresentam perdas de dados, os SSDs também podem perder arquivos. Pois, em algum momento o componente poderá falhar e causar essas perdas.

Nesse sentido, será necessário efetuar uma recuperação dos dados da unidade de estado sólido caso o defeito não seja físico. Logo, não há total garantia na segurança dos arquivos e dados gravados nesse tipo de hardware.

Ao notar erros, é necessário substituir a peça para que ele não sobrescreva os dados perdidos. Dito isso, fica evidente que o armazenamento deverá ser feito de forma adequada e segura. O ideal é sempre realizar backups dos arquivos e itens importantes que você tem em sua máquina.

Além disso, é importante comprar marcas de produtos que sejam mais conhecidas e que tragam segurança. Já que caso seja utilizado em um servidor corporativo, as perdas de arquivos poderão ser prejudiciais para o negócio.

Em conclusão, não há tecnologia infalível, mas adquirir bons produtos minimizam o problema.

Limitação de espaço de armazenamento

Como dito anteriormente, o SSD possui uma limitação em seu espaço de armazenamento. Neste contexto, quando a peça chega ao seu limite, deixa de funcionar, pois já reescreveu o máximo que podia.

Por certo, a escolha deste componente com uma capacidade maior é o ideal para locais com muitos arquivos. Uma vez que lotá-lo poderá resultar em problemas, então o ideal é evitar fazer isso.

A capacidade total que o produto pode chegar é medida em Gigabytes ou Terabytes. Contudo, existe um período de reescritas que podem ser realizadas no componente até que as células de memória apaguem.

Ou seja, com o tempo elas se desgastam e o produto vai ficando perto de atingir a sua vida útil. Logo, um dos problemas mais comuns encontrados pelos donos do SSD é justamente o limite de espaço.

Em comparação com os SSDs, os HDs convencionais são maiores e costumam durar mais tempo se forem bem conservados. Vale ressaltar que a tecnologia ainda está em desenvolvimento, logo, com o passar do tempo novos aprimoramentos serão feitos e trarão produtos com armazenamentos maiores.

Preço do SSD

Atualmente, o SSD ainda é um produto bastante caro, principalmente quando se deseja comprar um item com alta capacidade. Este ponto acaba sendo uma grande desvantagem frente ao HD convencional.

Os SSDs que possuem o tamanho em Terabyte costumam ser muito caros e portanto, o preço da peça ainda é um grande empecilho para quem pretende otimizar o computador.

Assim, é importante realizar uma boa pesquisa de mercado para verificar quais produtos são os melhores. Portanto, comprar um SSD requer atenção para não sair no prejuízo financeiro e assim evitar problemas. Mas, é importante lembrar que quando se trata de comprar um SSD, o preço não é o único fator a ser considerado.

Porque comprar um SSD?

Como vimos, o SSD assim como qualquer outra tecnologia possui vantagens e desvantagens. Quanto às vantagens, a peça garante uma boa otimização da máquina, melhorando sua performance e desempenho.

Como destacado, a escolha do componente deve ser feita com cautela, além de escolher um produto com boa capacidade de armazenamento, é preciso dar preferência à qualidade e às marcas confiáveis, uma vez que estes fatores também irão influenciar no desempenho da peça. Além disso, é bom estar ciente de que o tempo de uso do SSD depende também do cuidado com o produto.

Em comparação com o HDD, o SSD mantém maior confiabilidade e rapidez, sendo uma boa opção. Considerando tais fatores, adquirir esse componente é interessante, mesmo sabendo dos problemas que podem vir a ocorrer.

De todo o modo, efetuar backups nos computadores e servidores se faz necessário para evitar possíveis perdas de dados. Nesse sentido, a compra de um SSD pode agregar bastante frente a um disco rígido. Vale destacar que o SSD não é aconselhado para o Windows Xp ou Vista, já que possui melhor funcionamento e desempenho em versões superiores.

Fale com nosso especialista!
Ligue: (11) 3475-5000

Discos SDD

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Discos SDD.

O que é SSD (Solid-State Drive)?
O que é SSD (Solid-State Drive)?

As unidades de armazenamento SSD oferecem vantagens sobre os HDD, mas será que elas são o melhor armazenamento para sua aplicação? Clique e Saiba Mais

Qual o Melhor SSD para Storages NAS?
Qual o Melhor SSD para Storages NAS?

Existem vários modelos de SSD atualmente no mercado. Confira os requisitos que o SSD deve possuir para performar melhor ao usar em storages NAS.

Qual a melhor marca de SSD para NAS?
Qual a melhor marca de SSD para NAS?

Os SSDs são ideais para melhorar a performance da estrutura de armazenamento e a melhor marca possui algumas características ideais para uso em NAS.