Atendimento por WhatsApp

Gabinetes para storage, saiba quais são os melhores

Utilizar sistemas de armazenamento com hard disks não proprietários quase sempre é uma boa prática, pois discos de grandes fabricantes são fáceis de achar, custam menos e geralmente possuem a mesma garantia que as unidades que acompanham storages de grandes fabricantes.

Soluções de armazenamento vendidas em gabinetes no formato DIY (Do It Yourself) flexibilizam a compra de hard disks ou memórias flash de acordo com a demanda, reduzem custos totais de propriedade e simplificam a manutenção.

O problema é que os improvisos na compra desses equipamentos podem causar grandes problemas, pois eles armazenarão dados importantes de sua residência ou empresa.

Os gabinetes para storages

Qualquer gabinete equipado com duas ou mais gavetas para hard disks pode facilmente servir como enclosure de um storage, porém essa prática quase nunca é uma boa ideia.

Como os computadores e celulares, sistemas de armazenamento possuem softwares específicos para a proteção de dados, que precisam receber atualizações para que funcionem corretamente.

Essas atualizações de software servem para corrigir falhas de segurança, melhoram a performance do sistema, permitem que discos de maior capacidade sejam instalados e mantém os dados sempre seguros.

Montar um storage reaproveitando um PC usado ou através da integração de um gabinete qualquer, placas obsoletas e hard disks no final da vida é o mesmo que não fazer backup do servidor da empresa.

Conheça a linha de storages Qnap

Os sistemas de armazenamento proprietários

Muitos fabricantes entregam sistemas de armazenamento que não permitem que hard disks como os fabricados pela Seagate ou Western Digital integrem seus sistemas.

Essas soluções são chamadas de sistemas proprietários de armazenamento, pois obrigam os usuários a adquirirem todas as peças e partes de um único fornecedor.

Esse modelo de comercialização encarece a atualização e a manutenção dos equipamentos, pois só permite que discos fornecidos pelo próprio fabricante sejam instalados.

Essa prática também gera uma obsolescência mais veloz do parque instalado, pois muitas fábricas simplesmente não disponibilizam as peças de reposição (spare parts) para que os sistemas mais antigos continuem funcionando.

Assim, ao tentar comprar discos para um storage ou servidor proprietário usado, geralmente constatamos essa tarefa é uma missão verdadeiramente inglória.

A ideia desse modelo é simples: Quanto mais rápido o equipamento for sucateado, mais rápido acontecerá uma nova venda e melhor será para os negócios.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Os gabinetes para NAS

Um gabinete para NAS é um sistema de armazenamento composto de CPU, portas de rede, fonte de alimentação e memórias.

Porém, como qualquer computador, o que realmente importa nessa equação é a necessidade do usuário em manter o sistema funcionando e o software que administra/protege o sistema sempre atualizado.

De nada adianta improvisar e adquirir um gabinete qualquer para armazenar dados importantes. O valor das informações que serão armazenadas sempre supera em muito qualquer investimento exigido para a compra de um novo sistema.

A grande vantagem dos gabinetes NAS é que vários fabricantes querem esse mercado, por isso entregam uma grande variedade de produtos de alta qualidade e equipados com softwares muito poderosos.

Lista dos melhores storages NAS domésticos

Os gabinetes NAS podem ser usados em quaisquer redes domésticas, mas fazem muito sucesso entre as pequenas e médias empresas.

Esses equipamentos oferecem facilidade na instalação, diversas ferramentas úteis e a flexibilidade na escolha do tipo e capacidade dos hard disks (ou SSDs).

Um gabinete com várias baias para discos

Empresas como a Qnap, Infortrend e Synology possuem uma lista enorme de gabinetes NAS disponíveis e fornecem seus sistemas de armazenamento sem discos, flexibilizando a decisão de como rechear seus equipamentos de acordo com cada projeto.

Um gabinete com várias baias para discos

Apesar de parecidos, esses gabinetes possuem características distintas, como o número variável de baias para HDDs ou memórias SSD (solid state disks), tipos de conexões de rede e diversos níveis de redundância do sistema.

Quanto mais sofisticado for o gabinete, mais recursos estarão disponíveis e maior será o preço. O investimento em alguns enterprise storages enclosures da Seagate podem facilmente chegar a seis dígitos de investimento.

Além da vantagem de utilizar discos não proprietários, esses gabinetes para NAS podem ainda ser adquiridos com algumas baias vazias, que poderão ser preenchidas com hard disks ou memórias SSD sempre que necessário.

Os gabinetes high end e as soluções enterprise

Cada necessidade de armazenamento exige um tipo de solução. Storages residenciais geralmente são montados em gabinetes com apenas dois hard disks, enquanto soluções enterprise podem requerer centenas de discos e uma série de mecanismos contra falhas.

Conheça a linha de storages Seagate

Arranjos de discos, suporte a hard disks SAS, portas de comunicação de alta performance e fontes de alimentação duplas redundantes são apenas alguns exemplos das tecnologias disponíveis em cada tipo de solução.

Gabinetes para storages enterprises que integrarão grandes ambientes virtualizados possuem recursos diferentes que storages corporativos de uma rede local.

Muitos enterprise storage enclosures exigem controladoras, discos, fontes e processadores redundantes, pois devem estar disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Montar um storage sempre é perigoso

Empresas com orçamentos apertados frequentemente recorrem a soluções caseiras, como montar sua própria solução de armazenamento.

Comprar um gabinete para instalar placas-mães obsoletas, reaproveitar hard disks antigos, ou mesmo construir "Frankensteins" com peças e partes de diferentes fabricantes é correr sérios riscos de perda de dados.

O maior problema desse tipo de solução é que quase nunca os componentes que temos são compatíveis entre si ou possuem as especificações adequadas para armazenar dados importantes.

Ao montar um servidor ou storage, é necessário ter em mente que esse tipo de sistema executará aplicações ou armazenará dados importantes.

Esse tipo de demanda não permite erros e exige soluções de alta disponibilidade, por isso qualquer improviso pode resultar na interrupção dos serviços e  na possível perda de dados.

Gabinetes para storage ou NAS?

Conceitualmente, um gabinete para storage é muito parecido com os enclosures dos NAS. O que muda entre esses sistemas são as portas de conexão e a quantidade de serviços disponíveis.

Enquanto um gabinete para NAS precisa de pelo menos uma conexão ethernet para redes locais, um gabinete de storage precisa oferecer uma ou mais portas de alta velocidade para ser conectado ao seu respectivo servidor.

Além disso, quanto maior for a performance e o número de baias para discos de cada sistema, maior será a necessidade por recursos de segurança e alta disponibilidade.

Uma vez preenchido com hard drives ou memórias flash, esses gabinetes podem fornecer armazenamento centralizado para servidores, serem um novo dispositivo de armazenamento na rede que será compartilhado para todos os usuários em uma rede ou apenas ser um servidor de backup centralizado para vários computadores.

Gabinete NAS Qnap 24 baias

Um NAS/storage enclosure também precisa de software

Além dos compartimentos livres para hard disks, todo gabinetes para sistemas de armazenamento geralmente são fornecidos com pelo menos uma CPU, memórias, portas de comunicação, fonte de alimentação e controladoras.

Além do hardware, esses equipamentos possuem sistema operacional (SO) e vários aplicativos úteis como sistemas de backup, replicação de dados e sistemas de auditoria para controlar os acessos realizados.

Além disso, gabinetes de grandes fabricantes possuem softwares para gerenciamento, auditoria e facilitam a integração a sistemas corporativos como Microsoft AD ou Linux LDAP.

Os gabinetes NAS podem ser adquiridos em soluções que contemplam até 24 compartimentos num único chassi. A maioria dos storages enclosures se conecta a servidores através de uma conexão SAS ou FC, porém muitos desses drives também podem possuir portas de rede padrão ethernet.

Storages NAS para uso residencial também possuem portas USB, que permitem aos usuários conectar unidades de armazenamento adicional como um HD externo.

Crie uma nuvem privada de dados com um NAS

O sistema operacional, a parte mais importante

Nem todo o gabinete acompanha um sistema operacional. Isso significa que toda a responsabilidade de gerenciar os dados armazenados e as operações de I/O também serão de responsabilidade do servidor.

Essa solução torna qualquer servidor mais lento, pois exige que o sistema administre um novo elemento, tomando tempo do processador e da banda de comunicação.

Sistemas autônomos como storages NAS possuem seus próprios sistemas operacionais, dispensando a conexão com um computador ou servidor para funcionar.

Gabinetes para storages podem até possuir placa-mãe e processador, porém geralmente exigem uma controladora do tipo HBA (Host Bus Adapter) para ser conectado ao servidor.

Somos especialistas em storages e servidores

Escolher o gabinetes correto para montar seu storage ou NAS pode ser uma tarefa complicada. Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos distribuidores dos sistemas de armazenamento Seagate, Qnap, Synology e Western Digital.

Nossa equipe possui engenheiros treinados pelos fabricantes e já instalamos mais de 10.000 sistemas de armazenamento de todos os tamanhos.

Fale com nosso especialista!
Ligue: (11) 3475-5000

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Enterprise storage - Armazenamento de dados corporativo
Enterprise storage - Armazenamento de dados corporativo

Escolher um enterprise storage para o armazenamento de dados corporativo exige disciplina. Saiba mais sobre o assunto e compre o equipamento certo.

Soluções de Armazenamento Híbrido ou Hybrid Storages
Soluções de Armazenamento Híbrido ou Hybrid Storages

As soluções de armazenamento híbrido ou hybrid storages Qnap entregam mais performance sem grandes investimentos. Conheça nossas soluções híbridas e faça a escolha certa.

Vai comprar um NAS Qnap? Saiba como não errar na escolha
Vai comprar um NAS Qnap? Saiba como não errar na escolha

Comprar um NAS Qnap nem sempre é uma tarefa simples. Saiba mais sobre o assunto e escolha o storage NAS certo para sua residência ou empresa.