Atendimento por WhatsApp

Serviço de armazenamento em nuvem Google Cloud Storage (GCS)

Espaço de armazenamento escalável, ilimitado e de baixo custo para ambientes corporativos é a promessa do Google Cloud Storage.

Porém, fazer essa migração para um serviço de armazenamento em nuvem nem sempre é simples, barato ou mesmo viável.

É inegável que a computação em nuvem entrega recursos avançados como replicar dados em vários datacenters, montar um plano de recuperação de desastres baseado em sites e usar uma estrutura de armazenamento em objetos ou blocos.

Mas sua infraestrutura local já não possui parte desses recursos? Ou ainda, por que deslocar dados armazenados localmente para outro ambiente e ainda ter que pagar por isso?

Serviço de armazenamento em nuvem Google Cloud Storage (GCS)

Muitas empresas buscam a migração para nuvem pelas promessas de escalabilidade ilimitada, porém esquecem de computar o custo adicional associado ao processo.

Trocar a tranquilidade de saber que seus dados estão seguros e acessíveis por uma mudança de plataforma pode ser traumático e não trazer vantagens para todas as corporações, por isso vale a pena saber mais sobre o GCS.

O que é Google Cloud Storage?

Google Cloud Storage é um serviço de armazenamento em nuvem escalável, seguro, de alta disponibilidade e que entrega links de alta velocidade para a movimentação de dados. Essa plataforma foi projetada para grandes empresas armazenar aplicativos, dados estruturados, não estruturados e objetos.

O GCS é uma solução de armazenamento em nuvem robusta e flexível para quem precisa de grandes áreas de armazenamento, que pode ser acessada via API ou através de ferramentas para gerenciamento de objetos em nuvem.

O Cloud Storage oferece alta disponibilidade, durabilidade, segurança e escalabilidade, possibilitando que empresas globais acessem e armazenem seus dados de forma segura e com diversas ferramentas de contingência contra desastres.

Conheça a linha de storages Infortrend

Quais as diferenças entre o Google Cloud Storage e o Google Drive?

Tanto o Google Cloud Storage como o Google Drive são dois serviços de armazenamento em nuvem oferecidos pela Google, porém cada um foi projetado para atender diferentes necessidades de armazenamento.

Enquanto o Google Drive foi projetado para ser um serviço de armazenamento pessoal colaborativo para arquivos e documentos, o serviço de armazenamento profissional do Google é uma solução robusta em nuvem para aplicativos, dados e arquivos em grande escala.

A principal diferença entre essas duas plataformas é o objetivo do serviço. Enquanto o Google Drive é uma solução de armazenamento de arquivos fácil de usar e projetada para usuários comuns e pequenas equipes, o GCS é uma solução voltada para o departamento de TI de grandes empresas.

O Google Cloud Storage oferece recursos mais avançados do que o Google Drive, como o suporte a API (Application Programming Interface), escalabilidade ilimitada, segurança e garantia de disponibilidade, recursos necessários para soluções de armazenamento empresariais de alta complexidade.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

O Google Storage pode executar os aplicativos da minha empresa?

Não exatamente. O Google Cloud Storage é principalmente um armazenamento de objetos em nuvem projetado para armazenar e recuperar grandes quantidades de dados não estruturados, como arquivos de mídia, backups e arquivos de log.

O serviço do Google que permite que sua empresa hospede e execute aplicativos na nuvem é o Google Cloud Platform (GCP).

Embora o serviço de armazenamento em nuvem possa ser usado como fonte de dados para aplicativos em execução no Google Cloud Platform, ele não é um ambiente onde sua empresa pode executar aplicativos diretamente.

Quais são as principais aplicações do Google Cloud Storage?

O serviço de armazenamento Google Cloud Storage foi projetado para ser uma solução de armazenamento em nuvem de alto desempenho e escalável para aplicativos, dados e arquivos.  Suas principais utilizações são:

Armazenamento de arquivos: Armazenamento de grande volume de dados não estruturados como arquivos de mídia (imagens, vídeos e áudios).

Arquivos estáticos: Armazenamento de arquivos estáticos para sites e aplicativos como imagens e arquivos HTML.

Aplicativos em nuvem: Armazenamento de aplicativos e dados em nuvem, como SaaS e PaaS.

Análise de dados: Armazenamento de grandes conjuntos de dados (Data Lake) para análise em larga escala.

Backup e recuperação de dados: Armazenamento de cópias de segurança de dados críticos (backup 3-2-1) para garantir a recuperação em caso de perda ou falha.

Quais são os elementos hierárquicos que compõe o Google Cloud Storage?

A estrutura de hierarquia do Google Cloud Storage é composta por três elementos principais: Projetos, Contêineres e Objetos.

Os projetos são principal unidade de organização do GCS. Eles agrupam os recursos relacionados, como contêineres e objetos.

Cada projeto possui um ID único e pode ter configurações específicas, como acesso a recursos, privilégios e permissões.

Já os contêineres são as pastas virtuais que armazenam objetos. Cada contêiner é identificado por um nome exclusivo e pode ser acessado através de uma URL.

Por fim, objetos são os arquivos individuais armazenados no Google Cloud Storage. Cada objeto tem um nome único dentro de seu contêiner e é identificado por um ID.

Um objeto pode conter dados brutos ou metadados adicionais, como informações sobre o arquivo, a data de criação e a data de modificação.

A estrutura hierárquica do Google Storage permite que os usuários organizem seus dados de maneira eficiente e eficaz, possibilitando o acesso rápido e fácil aos arquivos.

Além disso, toda estrutura de hierarquia é escalável, ou seja, permite adicionar ou remover contêineres e objetos de acordo com cada projeto.

Conheça as Soluções All Flash Storage

Quais são as principais ferramentas do Google Cloud Storage?

Gerenciador de Arquivos do Console: O console permite gerenciar e visualizar todos os objetos e contêineres criados através de uma interface web.

API do Google Cloud Storage: A integração com APIs permite que os desenvolvedores criem aplicativos para criar, recuperar, atualizar e excluir objetos dentro do ambiente.

Flexibilidade para integração: o serviço de armazenamento de nuvem do Google pode ser integrado com outras ferramentas, como o BigQuery para análise de dados, o Cloud Dataproc para processamento de dados e o Cloud Functions para execução de código.

Suporte a múltiplas linguagens: o GCS oferece suporte a uma ampla gama de linguagens de programação, incluindo o Java, Python, Ruby, Go e muitas outras.

Quais são os recursos disponíveis no Google Cloud Storage?

Os principais recursos do Google Storage são:

Escalabilidade ilimitada: Por usar a estrutura de datacenters do Google, esse serviço de armazenamento possui escalabilidade automática para aplicações corporativas exigentes em armazenamento.

Disponibilidade garantida: O GCS oferece alta disponibilidade e entrega um SLA (Service Level Agreement) de 99,95%.

Segurança: Todos os dados podem ser protegidos com criptografia de dados em repouso e em trânsito, além de outros recursos avançados de segurança.

Integração com outros serviços: A plataforma integra-se facilmente a outros serviços do Google e permite a integração com serviços de terceiros.

Desempenho: O Google Cloud Storage é uma plataforma de armazenamento corporativa, por isso oferece alta velocidade para transferência e acesso aos dados.

Gerenciamento flexível: O sistema oferece recursos avançados para o gerenciamento de dados, incluindo backup, snapshots, arquivamento (cold storage) e recuperação de desastres.

Quais são os recursos disponíveis no Google Cloud Storage?

O que considerar antes de contratar o Google Cloud Storage?

Muitas organizações podem simplesmente constatar que a infraestrutura local ou que outras soluções de nuvem podem atender suas necessidades sem custar muito ou exigir grandes sacrifícios na migração.

Além disso, todos os dias surgem novas ferramentas que facilitam a criação de uma nuvem híbrida, ou seja, que permitem utilizar os recursos de terceiros somente quando for preciso.

Como informado, o serviço de armazenamento corporativo do Google é destinado para grandes corporações, por isso, se sua empresa ainda tem dúvidas sobre a contratação, analise os seguintes pontos:

Dependência da internet: Qualquer acesso aos dados armazenados no Google Cloud Storage sempre dependerá da disponibilidade da internet, o que pode ser um problema em áreas geográficas com conexões instáveis.

Restrições de uso: Algumas empresas podem ter restrições de uso quanto às soluções de nuvem pública, como restrições e limitações governamentais ou industriais.

Alto Custo: Embora o GCS ofereça preços competitivos, ainda sim o sistema pode custar mais caro do que manter sua infraestrutura de armazenamento local funcionando.

Complexidade: Diferentemente da instalação de um novo storage local, a implementação desse serviço de nuvem pode ser complexa e exigir conhecimento técnico para ser configurada e gerenciada.

Segurança: Embora o serviço ofereça medidas de segurança robustas, ele sempre estará mais vulnerável a ameaças, ataques e vazamento de dados do que uma infraestrutura local.

Integração limitada: A integração desse serviço de armazenamento em nuvem com outros sistemas ou aplicações pode ser limitada ou exigir desenvolvimento personalizado.

Uptime: Apesar possuir uma SLA de 99,95%, o Google Cloud Storage pode sofrer interrupções ou baixas de performance ocasionados por fatores como a latência de rede.

Esses pontos sensíveis nos remetem ao seguinte ponto: Melhor é manter nossa infraestrutura local e montar uma nuvem privada ou contratar um serviço de nuvem?

Google Cloud Storage ou montar uma nuvem privada?

A escolha entre usar o Google Cloud Storage ou montar uma nuvem privada depende do investimento necessário e as necessidades específicas de cada projeto.

Muitos ambientes corporativos virtualizados já possuem um ótimo sistema de archiving, a redundância necessária para o trabalho e podem ser facilmente disponibilizadas para o acesso através da internet.

A grande vantagem do serviço de nuvem do Google sobre esses ambientes é a escalabilidade ilimitada, porém nem sempre uma organização vai crescer indefinidamente.

Além disso, sistemas escaláveis são ótimos para esconder ineficiência no trato com os dados, principalmente quando o assunto envolve um sistema de armazenamento secundário.

Por isso, ao contratar esse tipo de serviço lembre-se que negligenciar o acervo de dados nesse tipo de serviço é ter mensalidades crescentes por uma área de armazenamento com informações de baixo valor.

Por outro lado, na maioria dos casos montar uma nuvem privada com a infraestrutura existente oferece mais controle sobre os custos, segurança e privacidade, além de entregar para a empresa acesso e controle total sobre os dados armazenados.

Conheça a linha de storages Seagate

Um storage local pode substituir o Google Cloud Storage?

Sim, um storage local pode substituir o Google Cloud Storage em algumas situações, especialmente quando a latência de acesso aos dados é uma preocupação crítica.

Muitos storages de última geração são escaláveis, possuem diversas ferramentas para a otimização de uso, como o tiering, suporte a memórias flash e recursos para a deduplicação de dados.

No entanto, o serviço de nuvem oferece vantagens atraentes como a escalabilidade ilimitada, não disponível em infraestruturas locais, e é gerenciado por profissionais de TI qualificados, que custam caro e precisam estar sempre atualizados.

Esse aspecto é importante porque reduz custos da operação e permite que o administrador de TI se concentre em suas aplicações sem precisar se preocupar com a manutenção do sistema de armazenamento.

O futuro dos sistemas de armazenamento

A tecnologia está sempre mudando e não existe uma solução de armazenamento única para todas as empresas. Os principais fabricantes sistemas de armazenamento e prestadores de serviços de nuvem tem melhorado muitos seus sistemas.

Avalie individualmente a necessidade, a capacidade, o desempenho e a disponibilidade necessária para cada projeto. A virtualização e a nuvem trouxeram uma série de opções flexíveis de armazenamento, porém nem tudo são flores.

Revise o tamanho e a composição de sua infraestrutura de TI atual e consulte um especialista quando precisar. Consultar profissionais que fazem questão de conhecer as tendências atuais pode ser benéfico a longo prazo.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. A ControleNet é especialista em servidores, sistemas de armazenamento e distribuidor autorizado Asus, Seagate, Qnap, Infortrend, Micron, Synology e Western Digital.

Fale com o especialista
(11) 3475-5000
Produtos relacionados:

Nuvem de Dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Nuvem de Dados.

Storage local ou na nuvem, qual o melhor armazenamento?
Storage local ou na nuvem, qual o melhor armazenamento?

Storage local ou na nuvem: Qual o melhor sistema de armazenamento? Saiba quais são as vantagens e desvantagens de ter um servidor de armazenamento.

O backup na nuvem funciona para pequenas e médias empresas?
O backup na nuvem funciona para pequenas e médias empresas?

Muitas empresas têm recorrido a soluções de backup em nuvem sem uma boa análise de riscos. Confira nossas dicas antes de adotar uma solução de backup.

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.