iSCSI: O que é como usar o serviço no storage NAS iSCSi QNAP


Conceitos: iSCSI - LUN (Logic Unit Number) - Iniciador iSCSI - Target iSCSI ou Alvo iSCSI

iSCSI - Conceitos

iSCSI

 

iSCSI (Internet Small Computer System Interface) é um protocolo de rede baseado no protocolo IP (internet protocol), padrão para armazenamento de dados em rede. Utilizado para conexão entre dispositivos de armazenamento de dados (Storages) e Hosts (Servidores ou Estações de Trabalho), os comandos SCSI são transportados sobre a rede IP. Essa tecnologia facilita a transferência de dados e gerencia storages a distância, podendo ser usada em redes locais (LANs) ou através da internet (WAN).

LUN (Logic Unit Number)

Na terminologia iSCSI, LUN representa o número da unidade lógica dentro de um sistema de armazenamento. Basicamente, a área disponível de um storage é alocada como alvo iSCSI e recebe um ou mais números lógicos (LUNs) para acesso. Um sistema de armazenamento pode ter vários alvos iSCSI (targets) onde o particionamento da capacidade será gerenciado de acordo com as necessidades do administrador de TI.

Initiator e Target iSCSI

Uma LUN representa um número do dispositivo SCSI (lógico) individualmente endereçável que é parte de um dispositivo iSCSI físico (target ou alvo).
Num ambiente iSCSI, LUNs são essencialmente áreas nos discos rígidos onde um aplicativo iniciador negocia com seu alvo para estabelecer a conectividade.
O resultado é uma conexão que simula a "ligação direta" entre o disco rígido e servidor ou host, como se os mesmos estivessem fisicamente conectados. Iniciadores tratam LUNs iSCSI e discos rígidos SAS ou SATA da mesma forma. Com isso, ao invés de montar pastas remotas como é feito em ambientes NFS ou CIFS, os sistemas iSCSI formatam e gerenciam áreas de dados diretamente pelo host ao qual foram iniciadas as respectivas LUNs.

 

 

LUN iSCSI

Sistemas de Armazenamento com serviço iSCSI Integrado

Em ambientes corporativos e datacenters, LUNs geralmente representam subconjuntos em grandes arranjos de discos RAID, muitas vezes alocados por um ou mais agentes (clientes). O protocolo iSCSI permite que diversos computadores compartilhem a mesma LUN. Esse acesso compartilhado reconhece uma única base de dados como se fosse uma tarefa para o sistema operacional, porém o compartilhamento da mesma LUN depende de qual sistema sistema operacional está sendo utilizado e como esse sistema trata o acesso simultâneo aos dados. 

iSCSI Iniciador

Iniciador iSCSI

As funções de um iniciador são as mesmas de um cliente iSCSI. Um iniciador normalmente serve ao mesmo propósito que um computador com uma placa HBA (host board adapter) SCSI, só que em vez de termos uma conexão física, será um iniciador iSCSI (software) que enviará comandos SCSI através de uma rede IP (LAN ou WAN). O iSCSI initiator (hardware ou software) é o responsável para que a negociação entre o computador que vai alocar capacidade e o servidor que dispõe desse recurso aconteça.

 

Target iSCSI – Alvo iSCSII

O serviço iSCSI refere-se a transmissão de dados entre um cliente e um recurso de armazenamento localizado em um ou mais servidores mapeados na rede, mais especificamente nós de armazenamento que estão disponíveis e serão tratados como alvos e que poderão ser compartilhados.
O termo "target iSCSI" não deve ser confundido com o termo "iSCSI". iSCSI é um protocolo e não uma localização física do servidor de armazenamento e, target iSCSI é o elemento fisico (hardware) composto por um ou mais servidores ou storages contendo uma ou mais LUNs.

 


Storage NAS iSCSI Qnap

* antes de começar:

Na relação entre seu computador e o storage iSCSI Qnap, seu computador será chamado de “iniciador” porque ele iniciará a conexão com o storage NAS Qnap, que será denominado “Destino ou alvo iSCSI”.

Observação: não é recomendado que dois clientes diferentes (iniciadores iSCSI) conectem-se ao mesmo tempo com o mesmo destino iSCSI, pois isso poderá causar perda de dados ou danos ao disco.

Para começar, simplesmente siga o guia passo-a-passo a seguir:

Connect to the iSCSI targets by iSCSI initiator on Mac OS

Connect to the iSCSI targets by Open-iSCSI Initiator on Ubuntu Linux

Criando um alvo iSCSI com um volume lógico (LUN)

Acesse seu Qnap NAS, vá em 'Control Panel' > 'Storage Manager' > 'iSCSI Storage' > e clique no botão 'Create ' para criar um novo Destino iSCSI.

Use as imagens abaixo como referência para preenchimento das informações solicitadas.

Após criar o alvo iSCSI com sucesso, o mesmo será exibido na página de gerenciamento de destinos iSCSI e o seu status será mostrado como “Ready”.

Conectar ao Destino iSCSI pelo Iniciador iSCSI Microsoft no Winodws.

Este artigo mostra como usar o iniciador iscsi no Windows para adicionar o destino iscsi (QNAP NAS) como um Disco extra no Windows. Antes de começar a usar o serviço de iSCSI, Certifique-se de que você já criou um destino iSCSI no QNAP NAS em Device Configuration' > ‘iSCSI Target' e possui o iniciador correto instalado em seu sistema operacional.

Iniciador iSCSI no Windows

O software iniciador iscsi da Microsoft v2.07 é um aplicativo oficial para Windows 2003, XP e 2000 que permite ao usuário implementar um storage externo pela rede. Se você estiver usando Windows Vista/Server 2008 ou versões superiores do Windows o iniciador iSCSI já está incluso no Windows. Para mais informações e Downloads, por favor visite:

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=12cb3c1a-15d6-4585-b385-befd1319f825&displaylang=en

 

Execute o iniciador iSCSI em Painel de Controle > Ferramentas administrativas.
Na aba Descoberta clique em Descobrir portal.
Insira o endereço IP do QNAP NAS e o número da porta para o serviço iSCSI(Porta padrão: 3260). 
Os destinos iSCSI disponíveis e seu status serão mostrados na aba Destinos. Selecione o Destino iSCSI desejado e clique em Conectar-se.
Selecione a primeira opção de acordo com a imagem abaixo e clique no botão OK.

*Caso você tenha criado um usuário e senha pela opção CHAP durante a criação do Destino iSCSI no NAS QNAP, você deverá clicar em Avançado para entrar com o usuário e senha criado. Caso não tenha usado a opção CHAP, desconsidere.

Após a conexão bem sucedida, o Status do Destino passa para Conectado.

Após o Destino ser Conectado, o Windows detecta e trata este destino como se um novo disco rígido fosse adicionado precisando inicializar e formatar para poder usá-lo. Clique com o botão direito em Meu computador > Gerenciar.
Irá abrir a janela de gerenciamento do computador, então vá na opção Armazenamento/Repositório > Gerenciamento de disco e uma nova janela vai aparecer automaticamente perguntando se você quer inicializar o novo disco encontrado, Clique OK.
O Status do disco 1 vai passar para Online.
Clique com o botaão direito do mouse na faixa identificada como não alocado e clique na opção "novo volume simples".
Na janela que aparecer clique em avançar.
Defina o tamanho da partição e clique em avançar, caso não queira particionar mantenha o valor padrão no campo " Tamanho do volume simples em MB".
Escolha uma letra de unidade e clique em avançar.
Dê um nome para o volume, selecione a opção "Executar uma formatação rápida" e clique em avançar.
Na janela a seguir clique em concluir.
O disco será formatado.
E ficará disponível para uso como um HDD comum no windows explorer.
Isso é tudo! Após inicializar e formatar o Disco, um novo drive é disponibilizado ao seu Servidor ou PC. Agora você pode usar este Destino iSCSI como um HDD comum.

Fique por dentro do mundo dos storages