O que é Storage NAS ou Network Attached Storage?

Storage NAS

NAS, dados compartilhados via rede

NAS é a sigla de “network attached storage”, ou numa descrição genérica, é um equipamento para armazenar e compartilhar dados, sempre através de uma conexão de rede local. Um storage NAS é composto de um ou mais processadores, memória, fonte(s) de alimentação e demais componentes de um computador que conhecemos, porém seu sistema de armazenamento de informações é mais robusto e confiável, quase sempre composto de dois ou mais discos rígidos ou módulos de memória.

Utilizando protocolos para compartilhamento de arquivos em rede como o SMB/CIFS (Server Message Block/Common Internet File System), AFP (Apple Filing Protocol) e o NFS (Network File System), qualquer computador pode criar, ler e gravar informações nos network attached storages através de uma rede TCP/IP. Como esses protocolos estão presentes em diversos sistemas operacionais como o Windows, Mac OS e Linux, os storages NAS podem rapidamente ser implementados em qualquer infraestrutura de TI.

A maioria dos servidores de armazenamento equipados com dois ou mais HDs permitem que os mesmos sejam associados através da implementação de arranjos RAID (do inglês “redundant array of inexpensive disks”), proporcionado mais performance, segurança e redundância aos dados do que sistemas equipados com um único disco. Esses arranjos de discos são essencialmente úteis para aplicações que não podem ter perda de dados.

Um arranjo de disco RAID permite, entre outras coisas, a gravação da mesma informação em diferentes discos rígidos, ao mesmo tempo e sem a interferência do usuário. Esse tipo de gravação é conhecida como espelhamento ou mirroring, e é utilizada como mecanismo de segurança contra eventuais falhas num dos discos. Além desse sistema, também é possível montar arranjos mais sofisticados, que possibilitam gravação e leitura de dados em alta velocidade e que utilizam dezenas de hard disks.

Storage NAS - RAID 1

Vantagens do storage NAS

Os novos Network Attached Storages do mercado oferecem recursos sofisticados para a proteção de dados, como discos reservas (hot-spare) instalados no próprio equipamento, replicação das informações armazenadas para diferentes localidades e sistemas de backup em tempo real ou de forma agendada. Por tratar-se de equipamentos destinados à redes locais de qualquer tamanho, os storages NAS evoluíram e deixaram de ser equipamentos complexos, de grande capacidade e alto custo, estando cada vez mais presentes em nossas residências ou pequenas e médias empresas.

Como principal característica, os storages NAS são servidores de armazenamento conectados a uma rede local ou internet via um cabo de rede através de roteadores, switches ou hubs. A flexibilidade ao acesso e a possibilidade de compartilhamento das informações armazenadas por diversos PCs, notebooks, tablets, celulares e outros dispositivos tornam os novos network attached storages em sistemas multi-plataforma, de fácil utilização e muito úteis para diversas aplicações.

Além disso, a possibilidade de implementar um servidor de arquivos disponibilizando os dados armazenados via internet, através da criação de uma nuvem privativa de dados, transformaram o storage NAS numa importante ferramenta para administração de nossas vidas digitais. Ferramentas adicionais como controles para acesso restrito aos dados, backup centralizado, compartilhamento e integração de informações entre PCs, tablets e smartphones, replicação de informações e sistemas de virtualização colocam os network attached storages como produtos cada vez mais necessários a usuários e empresas de qualquer porte.

Outro benefício do NAS em relação a outras formas de armazenamento como o DAS (Direct attached Storage) e SAN (Storage Area Network) é que seu nível de utilização e aproveitamento do espaço livre é maior, uma vez que toda a rede local pode compartilhar, gravar e acessar as informações de um mesmo local, sem a necessidade de gerenciamento de um computador ou servidor dedicado.

Network Attached Storage, armazenamento em rede sempre disponível

Vantagens do Storage NAS

Uma ou mais conexões LAN 

Alguns modelos de Network attached storages podem oferecer funções para melhor utilização da conexão de rede LAN, de acordo com as especificações de cada equipamento. Geralmente dedicados ao uso residencial ou em pequenos escritórios, os Personal Storages Systems ou Home NAS possuem apenas uma conexão para rede LAN e são destinados ao uso em redes locais, com pouco tráfego e usuários.

Ao visualizar equipamentos de classes superiores, é comum encontrarmos NAS equipados com duas, quatro ou mais portas LAN e que podem trabalhar em conjunto via agregação de link, configuradas como redundantes, complementares ou multi-Ip. A disponibilização desses recursos varia de acordo com o equipamento, porém é relativamente comum encontrarmos essas características em quase todos storages NAS com duas ou mais portas de rede LAN disponíveis.

Outra informação relevante é que a velocidade de cada porta de rede também varia de acordo com o modelo do network attached storage, sendo que as mais comuns são as portas LAN de um gigabit, porém modelos com portas ethernet de alta performance com conexões 10GbE ou 40GbE já estão disponíveis no mercado brasileiro.

Com múltiplas possibilidades de configuração envolvendo velocidade e redundância na comunicação de dados, as portas LAN dos storages NAS buscam reduzir a possibilidade de falhas no sistema, além de proporcionar segurança e performance. Recursos adicionais avançados como o suporte de DDNS, IPv6, múltipla LAN e Wireless LAN facilitam a operação para os administradores de TI e normalmente são preocupações para equipamentos e usuários mais avançados.

Cloud Computing

Storage NAS, a melhor forma de gerenciar dados

Os storage NAS ou network attached storages são muito mais do que simplesmente centros de armazenamento de dados. Após a popularização do conceito "Cloud Computing", os desejos de criar e compartilhar informações em ambientes colaborativos, acessar e dar acesso aos dados pessoais via internet estão cada vez mais presentes na vida das pessoas. Nessa hora os network storages têm seu lugar garantido.

Além disso, aplicações essenciais de uso empresarial como backup de dados centralizado estão cada vez mais presentes dentro das residências, onde tablets, celulares e computadores pessoais tem gerado diariamente uma quantidade gigantesca de informações. A facilidade na publicação de conteúdo pela internet através da criação de sites, blogs e páginas em redes sociais transformaram conceitos como servidor WEB e download em parte de nosso cotidiano, onde mais e mais informações são produzidas e armazenadas.

Compatível com banco de dados, aplicativos móveis e sistemas de nuvem

Com a proliferação de novos sistemas operacionais para computadores pessoais, tablets e smartphones, as dificuldades de integração desses conteúdos gerados nesses dispositivos é o grande desafio a ser superado.

Os storages NAS de última geração tem disponibilizado cada vez mais softwares para que essa integração seja feita de forma simples e imperceptível para todo tipo de usuário. Basta uma pequena rede local ou conexão wi-fi para que conteúdos possam ser armazenados, acessados e compartilhados da unidade de armazenamento para todos esses dispositivos.

Fotos feitas pelo celular podem ser imediatamente armazenadas e sincronizadas num Personal NAS, em tempo real e sem a interferência do usuário. Processos automáticos como gravações de imagens sistemas de segurança podem facilmente ser armazenados em grandes network attached storages e acessados via celular, ao vivo ou em imagens já gravadas.

Os storages residenciais também permitem fazer download ou upload de fotos, músicas, vídeos e arquivos diretamente para o seu dispositivo móvel, de forma organizada e segura. Além disso, esses equipamentos possuem integração fácil com grandes provedores de nuvem como Azure e Amazon, possibilitando a replicação dos dados em mais que um ambiente. 

Aplicações comuns

Replicação Remota

Replicação Remota

Gravação de CFTV

Gravação de CFTV

Gravação de CFTV

Virtualização

Central de Downloads

Central de Downloads

Principais características de um Storage NAS

  • Sistemas voltados para armazenamento e processamento de dados através de uma rede local;
  • Normalmente equipados com 2 ou mais discos rígidos, proporcionam segurança e velocidade no gerenciamento, compartilhamento e acesso de informações;
  • Suportam aplicações de backup de dados centralizadas em apenas um lugar, através de agendamento programado ou em tempo real;
  • Suportam aplicações com servidores Web, FTP, de e-mail, e outros;
  • Podem disponibilizar as informações armazenadas pela internet, através da criação de uma nuvem pessoal;
  • Podem executar tarefas de diversos equipamentos através da utilização de ambientes de virtualização;
  • Possuem recursos de media center, ou seja, podem compartilhar conteúdos como vídeos, músicas e fotos diretamente com a TV e sistemas de home theater;
  • Possui sistema operacional próprio, desenvolvido para o processamento profissional de informações;
  • Pode ser configurado para trabalhar com arranjos de discos, replicação de dados e backup de alta performance;
  • Possui sistemas de verificação contra falhas, verificação de uso de discos rígidos e envio de alertas por e-mail;
  • Integração com banco de dados profissionais e com serviço de diretórios como AD/LDAP;
  • Possui processamento local, priorizando liberar servidores e estações de trabalhos de tarefas que consomem muito processamento.

Um servidor de rede robusto e a prova de falhas

Storage NAS - Armazenamento e Compartilhamento de dados

Utilizados principalmente para armazenar e prover informações, os servidores NAS estão cada vez mais profissionais e recheados de recursos para facilitar nossas vidas digitais. Com hardware redundante, sistemas a prova de falhas e preços cada mais competitivos, os network attached storages incorporam soluções úteis como controladoras e discos reservas, fontes de alimentação e portas de rede redundantes, além de sistemas de energia autonômos incorporados ao próprio equipamento.

O storage NAS é projetado para armazenar e compartilhar arquivos com alta performance utilizando vários protocolos de rede, como SMB/CIFS, AFP e NFS, além de permitir serviços para acesso direto como o de alvo iSCSI, que endereça o storage como se fosse um disco conectado diretamente ao computador. Esses equipamentos permitem ainda compartilhamento entre diferentes sistemas operacionais, sem preocupações com incompatibilidades de software e de forma transparente para quem usa.

Storage NAS, uma solução para backup e recuperação de dados

Storage NAS - Backup e Recuperação de dados

Backup e recuperação de dados já não são mais prioridade de grandes empresas. Atualmente uma enorme quantidade de dados é gerada diariamente e armazenada em Datacenters, Provedores, computadores pessoais, tablets, telefones e outros dispositivos. A perda de informações é uma preocupação cada vez mais presente, onde a dependência de sistemas de informação funcionando é vital.

Os network attached storages, ou Storages NAS são excelentes sistemas de backup, pois podem centralizar informações de diversos computadores e dispositivos em único local. Hoje, o mercado entrega diversos sistemas de armazenamento NAS, com soluções de backup customizadas de acordo com cada necessidade. Bancos, industrias, empresas multinacionais e padarias precisam de algum “plano B” no caso de falha em seus respectivos sistemas de informação.

Backup de dados, replicação e sincronização de conteúdo em localidades diferentes são apenas alguns recursos oferecidos pela tecnologia embarcada dos storages, sempre tendo em vista a segurança das informações armazenadas. A combinação de um hardware à prova de falhas e softwares para manter cópias reservas dos dados armazenados em caso de desastre estão presentes em nosso dia-a-dia dentro de bancos, hospitais e empresas de telefonia.

Os Storages NAS são uma excelente opção para central de backup, entregando capacidade, segurança e performance de acordo com a exigência de cada aplicação e o tamanho do budget para investimento.

Solução para virtualização

Storage NAS - Virtualização

A administração de recursos dentro das empresas tem sido cada vez mais racional, buscando sempre maior otimização no uso dos equipamentos para maior produtividade e consequente redução de custos. O investimento já feito em computadores e servidores começaram a ser otimizados e ganharam novo fôlego a partir do momento que administradores de TI enxergaram que grande parte dos equipamentos instalados dispunham de tempo ocioso.

Com isso, surgiram softwares que criavam máquinas e servidores virtuais dentro de um mesmo equipamento. A ideia é simples: supondo que o servidor de e-mails de uma empresa tenha 50% do tempo ocioso e que o servidor web também tenha muito tempo livre, ao instalar um software de virtualização um único servidor pode desempenhar os dois papéis. Esse processo multiplicado por mil ou milhares de servidores virtualizados dentro de um único datacenter economiza milhões de reais mensalmente. Energia elétrica, licenças de softwares, equipamentos, profissionais e área física utilizada são apenas alguns benefícios que a virtualização de servidores e computadores proporcionam a empresas de todos os tamanhos.

OS storages NAS também fornecem soluções para serem implementados em ambientes virtualizados dentro de empresas de diversos portes. Centralizando o armazenamento de diversos servidores num único hardware é possível gerenciar e manter online diversos ambientes simultaneamente, reduzindo assim diversos pontos de falha e facilitando a vida dos administradores de TI. Alguns network attached storages como os da Qnap são certificados para virtualização e totalmente compatíveis com os sistemas VMware, Citrix, e Microsoft Hyper-V.

Um servidor de arquivos com acesso controlado

Storage NAS - Segurança

Informações importantes devem estar sempre protegidas. Como o NAS é projetado para fornecer acesso diário de dados para muitos usuários, manter essas informações protegidas é crucial. Servidores NAS robustos compartilham com essa preocupação e possuem recursos de hardware e software para evitar que ameaças virtuais possam causar grandes danos através de acessos não autorizados.

Controle de acesso por IP, senhas, estabelecimento de privilégios aos usuários e antivírus são apenas algumas ferramentas que foram incorporadas para evitar acessos não autorizados. Os storages NAS possuem ainda outras funções para preservar a segurança das informações, como possibilidade de criptografia dos dados, listas para cadastramento de usuários, VPNs, bloqueios de IP não autorizados são outros recursos disponíveis para prevenir atividades de usuários suspeitos.

E-book Guia Completo RAID


Fique por dentro do mundo dos storages