DAS, NAS ou SAN: Qual é o melhor storage para você?

Escolher um storage pode ser complicado, principalmente para quem não está diretamente envolvido com essas tecnologias. Sistemas de armazenamento de dados corporativos são divididos em três grupos conhecidos pelas siglas DAS (Direct Attached Storage), NAS (Network Attached Storage) e SAN (Storage Area Network).

O que é DAS?

Storages DAS são sistemas de armazenamento que fazem conexão direta com seu host - seja ele um computador ou servidorgeralmente através de uma porta SATA, USB, Firewire, Thunderbolt, Mini-SAS ou FC. Dentre os exemplos de sistemas de armazenamento com conexão direta temos: os hard disks internos de nossos computadores pessoais, HDs externos, Pen Drives e sistemas baseados em memória flash como os SSDs.

Esses Storages de baixo custo não possuem sistemas de arquivos próprios, são controlados pelo sistema operacional do computador ou servidor ao qual o mesmo foi conectado. Além disso, storages DAS também podem ser grandes servidores, com múltiplos hard disks e portas de conexão e que oferecem recursos sofisticados como redundância e alta disponibilidade, sempre conectados diretamente a um computador ou servidor host.

Sistemas de armazenamento DAS - hd externo Lacie rugged e storages Areca

Storages DAS corporativos

Os DAS corporativos podem atingir vários terabytes e são muito usados em infra-estruturas de TI como datacenters, pois acomodam vários discos e portas para conexão num único gabinete, disponibilizando assim capacidade de armazenamento para computadores e servidores, além de promover serviços como armazenar e compartilhar dados com centenas de usuários.

Por serem conectados diretamente a computadores ou servidores, os storages DAS, são amplamente utilizados em práticas que exigem alta performance, como aplicações de banco de dados, na virtualização de servidores e sistemas que fazem o armazenamento e processamento de vídeo e imagens.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Os Direct Attached Storages, exigem um host para funcionar, qualquer acesso aos dados armazenados precisa necessariamente passar pelo computador ou servidor “hospedeiro”. Isso proporciona mais controle sobre o ambiente, principalmente em aplicações do tipo cliente x servidor como softwares do tipo ERP, e outras soluções que utilizam banco de dados corporativos.

Além disso, utilizar uma conexão direta eleva a performance em aplicações com muito uso de hard disks como, edição de vídeos e a gravação CFTV, porém por outro lado limita a flexibilidade do sistema em ambientes colaborativos com múltiplos acessos, além de diminuir a possibilidade de novas expansões.

Conheça a linha de storages Infortrend

NAS, um sistema de armazenamento conectado à rede

NAS é a sigla de Network Attached Storage, que são sistemas de armazenamento conectados a redes locais que oferecem serviços como armazenamento, centralização e compartilhamento de arquivos em infraestruturas de rede - empresariais ou domésticas - geralmente através de uma ou mais conexões ethernet.

Sistemas de armazenamento NAS - Ilustração gráfica com um Storage NAS Qnap em um ambiente residencial com dois usuários acessando os arquivos via rede

Montar um servidor de arquivos para uma residência ou empresa em storages NAS é simples. Equipamentos como os NAS da Qnap possuem diversas ferramentas como a autenticação através de login e senha, permissão por privilégio e controles com o registro de todas atividades realizadas pelos usuários.

Os storages NAS também são indicados para fazer backup de diversos computadores, compartilhar dados na nuvem ou consolidar todo conteúdo multimídia de uma residência ou escritório. Os Network Attached Storages também atendem organizações que precisam de um sistema de armazenamento flexível, que possa ser escalado rapidamente para acomodar novos usuários ou com um volume de dados crescentes.

Diferente dos DAS, os NAS possuem seu próprio sistema operacional, por isso não dependem de um computador ou servidor para funcionar.

Conheça a linha de storages Qnap

DAS ou NAS?

Antes de escolher entre um DAS ou NAS, lembre-se:

  1. Storages DAS sempre necessitam de um host para funcionar;
  2. Storages NAS são conectados diretamente a uma rede local;
  3. Tanto sistemas NAS quanto DAS podem ser equipados com vários hard disks;
  4. Existem sistemas de alta disponibilidade baseados nas duas tecnologias;
  5. Aplicações exigentes em performance também funcionam em NAS;
  6. NAS ou DAS geralmente utilizam os mesmos tipos de hard disks;

SAN - Áreas de armazenamento em rede

Uma SAN (Storage Area Network) é uma sofisticada rede de armazenamento formada por storages e servidores interligados. Dedicada e de alto desempenho, uma rede SAN transfere os dados em nível de bloco entre servidores e dispositivos de armazenamento, geralmente em alta velocidade e com muita segurança.

Formada por sistemas de alta performance como armazenamento híbrido e flash storages, uma SAN pode usar protocolos como iSCSI ou FC (Fibre Channel) para o transporte de dados. Esse tipo de armazenamento fornece alta performance, redundância, baixa latência, escalabilidade e é destinada a suportar aplicativos complexos e de missão crítica, suportando alto volume de processamento.

SAN

Frequentemente usada em datacenters, empresas ou ambientes de computação com uso intensivo da virtualização, uma rede SAN oferece a velocidade do DAS com o compartilhamento, além da flexibilidade e a confiabilidade do NAS.

DAS, NAS ou SAN?

A escolha da melhor opção de armazenamento entre um DAS, NAS ou montar uma SAN se resume em adequar as suas necessidades mais importantes com o orçamento disponível para o serviço. Quanto maior for a exigência por capacidade, disponibilidade, redundância e performance, maior será o investimento inicial e o custo de manutenção.

A Controle Net é especialista em armazenamento de dados e possui profissionais capacitados para auxiliar com os melhores equipamentos para sua estrutura. Não corra riscos ao comprar um novo storage, entre em contato conosco!

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Cold Storage, o que é e para que serve?

Cold Storage, o que é e para que serve?

Cold storage ou “armazenamento a frio”, a solução composta por hardware e software ou para a retenção de dados inativos em sistemas de baixo custo

Alta disponibilidade ou High Availability

Alta disponibilidade ou High Availability

Saiba mais sistemas de alta disponibilidade e não deixe a empresa parar. Servidores e storages HA evitam a perda de dados e interrupção nas operações.

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

Conheça as soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia para não perder dados.