Como montar uma nuvem de armazenamento particular de dados

Como montar uma nuvem de armazenamento particular de dados

Montar uma nuvem particular de armazenamento para arquivos office e outros documentos não é complicado. A forma mais simples é contratar o serviço de um provedor e fazer o upload dos arquivos e pastas.

Dezenas de provedores permitem armazenar arquivos na nuvem. Serviços como Microsoft Azure, Amazon AWS e Google Drive são ótimas opções para quem quer contratar um cloud storage.

A configuração desses serviços é relativamente simples e não requer o uso de nenhuma plataforma de hospedagem adicional.

Quais são os principais problemas da nuvem pública?

Problemas como o custo mensal, falta de controle sobre o sistema, riscos de segurança e privacidade levam muitos usuários e empresas buscar soluções para montar sua própria nuvem privada de dados.

Uma forma simples e confiável de ter um sistema de armazenamento na nuvem barato é utilizar um storage NAS, softwares para disponibilizar e controlar os acessos e uma linha de internet para manter os arquivos sempre disponíveis.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

A criação de uma nuvem de dados exclusiva através de um NAS também é uma ótima alternativa para empresas, porque esses equipamentos são compatíveis com serviços de diretório como LDAP e o Active Directory, facilitando a integração de contas e privilégios.

O que é uma nuvem particular?

Também conhecida como nuvem privada, essa tecnologia é um serviço que permite criar e gerenciar áreas exclusivas de processamento e armazenamento na internet, através da contratação de provedores ou a utilização de equipamentos para esse fim.

Uma nuvem particular permite armazenar, acessar e compartilhar arquivos como documentos e imagens de um servidor ou sistema de armazenamento via internet.

Além disso, nuvens privadas corporativas são capazes de executar aplicações remotamente, isto é, fora da infraestrutura de TI local.

O que é uma nuvem particular?

Por que ter uma nuvem particular de armazenamento?

Montar uma nuvem particular utilizando infraestrutura própria significa manter o controle do sistema, processos, aplicações e dos dados armazenados.

Muitas organizações preferem ter total controle sobre onde os dados são armazenados e como são acessados, ao invés de contratar um serviço para isso.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Uma das vantagens em implementar uma solução de armazenamento em uma nuvem de uso exclusivo utilizando equipamentos próprios é o controle total do processo.

Além disso, a flexibilidade para adequar as soluções de acordo com as demandas internas de cada projeto também são um diferencial que pesa na hora de decidir.

Quando contratada como um serviço, o armazenamento em nuvem privada é basicamente alocar espaço exclusivo em disco dentro de provedores que atendem milhares de usuários, dispensando o investimento em hardware e software.

Comprar armazenamento privado não significa ter a flexibilidade de adequar o ambiente para todas as necessidades corporativas.

Muitas vezes equipamentos como storages NAS possibilitam um provimento mais flexível desse serviço, com a vantagem de não exigir mensalidades ou aditivos contratuais.

Por que ter uma nuvem particular de armazenamento?

Como criar uma nuvem particular de dados?

Antes de criar uma nuvem privativa, qualquer empresa ou usuário sempre precisa conhecer exatamente qual necessidade será atendida pela nuvem.

Pequenas e médias empresas geralmente precisam apenas de espaço de armazenamento para manter seus arquivos e sistemas de backup disponíveis e seguros.

Nesses casos um storage NAS já dá conta do recado, dispensando mensalidades desnecessárias, mantendo os dados sob controle e possibilitando total gerenciamento do sistema.

Claro que essa visão simplista não resolve questões como mover sofisticados ambientes virtualizados para datacenters de terceiros, seguindo uma linha de IaaS.

Conheça a linha de storages all flash Seagate

Como mover aplicações para nuvem?

Uma das tendências no mercado de tecnologia é mover aplicações corporativas para a nuvem. Implementar esse tipo de solução exige um estudo mais detalhado, custa mais caro e nem sempre entrega os resultados esperados.

Questões como a adequação de aplicações, menor performance das conexões internet e os cuidados com a privacidade sempre falam mais alto quando o assunto é migração para nuvem, principalmente em instalações cliente-servidor de ambientes de alta produtividade.

Além disso, algumas empresas ainda confundem o significado de “acessar remotamente aplicações via internet” com ter seus aplicativos rodando e disponíveis na nuvem.

Em muitos casos apenas instalar um servidor VPN para disponibilizar acesso aos dados da empresa (utilizando um NAS) pode economizar tempo e dinheiro.

Deslocar ambientes legados como softwares administrativos baseados em Windows e SQL nem sempre é simples, exigindo a contratação de profissionais para a adequação e aderência dos sistemas aos serviços disponíveis.

A nuvem pública é mais segura que a nuvem particular?

Um dos pontos positivos ao utilizar serviços de terceiros ao invés de montar uma nuvem particular é a redundância e a disponibilidade fornecida pelos grandes provedores.

Como regra, quanto maior a disponibilidade necessária, maior será o custo da solução ou a mensalidade cobrada. Sistemas corporativos hospedados em ambientes virtualizados de grandes serviços de armazenamento não recebem a mesma atenção que aplicações in-house.

A falácia de supor que profissionais que cuidam de milhares de sites irão dar a mesma atenção que a equipe interna de TI da empresa pode causar grandes acidentes, principalmente quando o problema é causado em instâncias superiores.

A incorporação de tecnologias como componentes redundantes, softwares para gerenciamento da saúde do sistema e a redução dos preços de equipamentos tem diminuído o interesse pela nuvem pública.

Como montar uma nuvem particular de armazenamento em pequenas empresas?

Enquanto a maioria dos planos de armazenamento em nuvem envolve apenas a escolha de qual será a capacidade contratada, montar uma nuvem particular utilizando um NAS oferece controle total sobre o ambiente, espaço quase ilimitado e um nível de segurança personalizado.

Qnap NAS com painel de controle para gerenciamento

Como outros serviços de nuvem, um NAS Qnap também fornece um centro de gerenciamento com painel de controle amigável para que seus usuários gerenciem os arquivos na nuvem. Isso dá o controle necessário sobre os recursos que podem ser utilizados, sem intermediários, contratos ou mensalidades.

Redundância, componentes hot swappable, discos hot spare e expansibilidade estão incluídos para proteção extra de dados. Software como Netbak Replicator para Windows completam o pacote, fornecendo snapshots automáticos dos dados.

Enterprise storages Qnap

A nuvem sob controle

Montar uma nuvem particular de dados usando um NAS Qnap é também utilizar o software MyQnapCloud. Esse aplicativo permite criar e gerenciar uma solução de armazenamento em nuvem, possibilitando acessar rapidamente arquivos com qualquer navegador da web, computador, tablet ou dispositivo móvel.

Com ele, todos os dados da nuvem privada de sua empresa ficarão disponíveis para acesso, como se fossem unidades de armazenamento locais de seu servidor. Assim, tarefas como arrastar e soltar arquivos de sua área de trabalho para a nuvem podem ser realizadas instantaneamente.

Um NAS como solução de nuvem privada

O NAS Qnap é uma maneira rápida e econômica de armazenar e compartilhar seus arquivos através da nuvem. Aplicações como armazenamento, backup em nuvem, compartilhamento de arquivos e acesso remoto aos sistemas administrativos da empresa são apenas alguns benefícios que podem ajudar sua empresa.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas gratuitamente. Somos especialistas em sistemas de armazenamento em nuvem e estamos prontos para atendê-lo.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Nuvem Privada, Como criar uma Nuvem Particular de Dados

Nuvem Privada, Como criar uma Nuvem Particular de Dados

Saiba mais sobre conceitos como private cloud e conheça os equipamentos e softwares para te auxiliar na montar um serviço de nuvem privativa de dados.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.

WhatsApp