É seguro armazenar fotos na nuvem pública?

A nuvem pública é um serviço oferecido por terceiros à internet pública para armazenar e compartilhar arquivos de forma remota, podendo ser gratuito ou vendido sob demanda. Mas, será que é seguro armazenar todas as nossas fotos e arquivos?

Ao mesmo tempo que temos aumentado a produção de mídias através de câmeras e smartphones, também aumentamos o volume de arquivos online. Desta forma, precisamos de um espaço de armazenamento seguro para evitar perdas de arquivos tão importantes.

Neste contexto, surgiram as soluções de armazenamento em nuvem, como a nuvem privada e a nuvem pública. Em contrapartida às nuvens privadas, a nuvem pública trata-se de uma solução de armazenamento para pessoas e corporações armazenarem e gerenciarem seus arquivos, fotos e dados de maneira econômica.

Deste modo, tal permite que a partir de uma conexão com a internet, o usuário possa acessar e utilizar seus arquivos de forma remota de diferentes dispositivos. Logo, o armazenamento de arquivos em nuvem pública é um dos mais populares.

Ao contrário da privada, tanto a infraestrutura, como os recursos são divididos entre todos os usuários da plataforma. Ou seja, milhões de pessoas ficam ligadas ao mesmo servidor, o que pode trazer inúmeros benefícios, mas também incontáveis preocupações com a segurança dos arquivos. Afinal de contas, em uma nuvem pública, não há controle total quanto ao serviço e isso pode causar grandes prejuízos aos seus arquivos.

Por que não temos controle total sobre esse tipo de serviço?

Assim como toda tecnologia inovadora, o cloud computing também possui pontos fortes e fracos. Quanto aos fracos, a maioria estão relacionados à proteção de dados.

Os servidores de nuvem pública são desenvolvidos através de um único provedor de serviço cujo custos e infraestrutura são divididos entre seus usuários. Cada usuário possui um espaço gratuito ou pode pagar por um espaço adicional quando desejar e/ou necessitar.

Seguindo esse conceito, quando você salva um arquivo ou foto em um serviço de nuvem, você basicamente está terceirizando a responsabilidade de manter estes dados seguros.

Em um contexto geral, podemos dizer que o arquivo enviado está fisicamente fora de suas mãos. Agora, ele está a milhares de quilômetros de distância sendo armazenado e gerenciado pelo seu provedor de nuvem, que passa a ser responsável por mantê-lo seguro. Logo, não está sob seu controle direto.

Além disso, o provedor de serviços de nuvem é o responsável pelas configurações de segurança, disponibilidade, gerenciamento e manutenção de todo o sistema. O que por sua vez, pode trazer instabilidades ou indisponibilidades momentâneas do sistema, atrapalhando as atividades de backup do usuário.

Limitação de espaço da nuvem pública

A nuvem pública disponibiliza um espaço em Gigabytes limitado para os usuários que não necessitam de uma grande capacidade de armazenamento. Entretanto, é possível comprar mais espaço e pagar conforme o necessário.

Exemplo, o serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft, OneDrive, disponibiliza ao usuário 5GB de armazenamento gratuito. Caso o usuário queira expandir seu espaço, o serviço disponibiliza planos com capacidades e preços diferentes.

O pacote de 100GB do OneDrive está custando atualmente, R$9,00 mensais. Entretanto, há outros planos que podem chegar até os 6TB de capacidade de armazenamento e acompanhar outros benefícios.

Logo, dependendo da sua necessidade de armazenamento, talvez seja mais vantajoso investir em um NAS. Além de possuir amplo espaço de armazenamento, também oferece uma nuvem privada. O que por sua vez, proporciona muito mais segurança para os seus arquivos e fotos.

Storage NAS como solução para backup em nuvem pública

Mais comumente utilizada, a nuvem pública pode não ser tão segura quanto se parece. Neste ponto, a nuvem privada é a melhor solução, e é aí que entram os Storages NAS.

Os storages NAS (Network Attached Storage) funcionam como um servidor multiplataforma que armazena, organiza e centraliza os dados e backups dos usuários dentro de uma rede local.

Vale ressaltar que estes equipamentos também possuem o serviço Cloud Storage, um modelo de computação comumente comercializado como serviço, no qual provedores disponibilizam áreas de armazenamento em servidores e sistemas físicos ou virtuais.

Desta forma, o Storage NAS proporciona um backup em rede privada, trazendo benefícios como maior controle de operação. Uma vez que toda a sua infraestrutura de hardware é voltada para um tipo de armazenamento seguro, ao contrário da nuvem pública.

Qual o custo benefício de utilizar um NAS como nuvem privada?

Atualmente, a fabricante de storages QNAP oferece equipamentos de armazenamento que criam nuvens privadas dando ao usuário maior controle e segurança dos dados e menor custo de armazenamento, já que não cobra nenhum tipo de mensalidade para realizar tal serviço.

As nuvens privadas são indicadas para usuários que desejam criar um ambiente colaborativo através da rede. Seja para compartilhar arquivos entre diversos funcionários de uma empresa ou para guardar fotos de viagens e momentos importantes.

Neste contexto, armazenam dados com segurança, sem correr o risco de perdê-los por falhas ou acidentes. Além disso, uma nuvem privada aproveita a infraestrutura de rede já existente na empresa ou no domicílio.

Em conclusão, com a sua própria Cloud, o usuário é capaz de acessar todos os arquivos a qualquer momento e em qualquer lugar, bem como, programar os horários de upload de backup dos seus dispositivos. Desta forma, é o usuário quem fica responsável por sua instalação, manutenção e gerenciamento, com segurança, privacidade e controle total sobre o backup.

A segurança de criar uma nuvem privada de dados

A escolha de implementar uma nuvem privada para armazenar seus arquivos importantes é ideal para os usuários que precisam de segurança e sigilo dos dados armazenados sem se preocupar com mensalidades para pagar.

Além disso, é uma ferramenta que simplifica e otimiza a organização dos recursos de armazenamento para atender os requisitos dos usuários ou empresas.

Neste contexto, a Qnap apresenta uma solução ideal e simples de ser utilizada. Rica em recursos e segurança de um backup sincronizado, aliado a um serviço de nuvem privada, protege os dados armazenados entre o serviço local do NAS integrado aos serviços de nuvem pública para um segundo backup mais seguro.

Aplicativos e funções ideais para armazenar fotos com segurança

Para o usuário criar uma nuvem privada através de um NAS Qnap, basta utilizar o software disponibilizado chamado MyQnapCloud. O software permite montar um sistema de nuvem exclusivo que oferece agilidade para acessar seus arquivos através de navegadores web, dispositivos móveis ou computadores.

Através do MyQnapCloud, todos os arquivos que estiverem na nuvem privada ficarão disponíveis para acesso a qualquer momento, otimizando o trabalho de backup.

Já o App Qnap Cloud Backup Sync é um aplicativo de armazenamento híbrido que permite utilizar todo o armazenamento através de uma única interface centralizada. Sendo assim, é um plano ideal para recuperar arquivos em caso de desastres e preservar os dados caso haja qualquer tipo de falha.

Por outro lado, com o Cloud Backup Station, o usuário poderá ver o status de backup e poderá organizar as tarefas de backup manualmente ou de forma programada, assim como ter todos os arquivos importantes sempre disponíveis no serviço de nuvem escolhido, sem dificuldades para configurações e total controle sobre os dados armazenados.

Armazene suas fotos e recordações de forma segura

Quando escolhemos onde iremos guardar uma cópia de segurança de nossas fotos tanto pessoais, quanto profissionais, estamos sendo diretamente responsáveis por eventuais perdas que possam vir a ocorrer.

Por isso, é preciso garantir que a solução de armazenamento escolhida seja compatível com a sua necessidade. Neste caso, a nuvem privada oferece maior segurança para seus backups de rotina que ajudarão a recuperar suas fotos em caso de perdas acidentais.

Caso queira mais informações sobre dispositivos de armazenamento que te ajudam a criar uma nuvem privada e a escapar da perda de mídias, entre em contato com um de nossos especialistas.

Além de sermos distribuidores autorizados da fabricante de storages Qnap, somos especialistas e podemos te ajudar na hora de escolher qual a melhor solução de armazenamento para a sua necessidade com o melhor custo benefício.

Fale com nosso especialista!
Ligue: (11) 3475-5000

Nuvem de Dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Nuvem de Dados.

Cloud Storages – Armazenamento privativo de dados está em alta!
Cloud Storages – Armazenamento privativo de dados está em alta!

Criar uma nuvem privativa com hardware próprio é simples e pode ser vantajoso para diversas aplicações. Confira algumas dicas antes de contratar uma.

Vai comprar um Network attached storage (NAS)? Confira nossas dicas.
Vai comprar um Network attached storage (NAS)? Confira nossas dicas.

Escolher o melhor NAS não é uma tarefa complicada. Confira as dicas de quem entende no assunto para manter os dados de sua empresa seguros e online.

Vai comprar um NAS Qnap? Saiba como não errar na escolha
Vai comprar um NAS Qnap? Saiba como não errar na escolha

Comprar um NAS Qnap nem sempre é uma tarefa simples. Saiba mais sobre o assunto e escolha o storage NAS certo para sua residência ou empresa.