Proxmox Virtual Environment, uma plataforma completa de virtualização
Vários servidores físicos, cada um deles executando um apenas uma aplicação específica já faz parte de um passado distante.
Apesar de cada vez mais raro, esse cenário ainda existe em empresas de todos os portes. Atualmente esses silos de computação são o retrato da ineficiência, desperdício e da fragmentação da infraestrutura de TI.
A falta de flexibilidade dessa abordagem pode inibir o crescimento e a inovação, tornando difícil para qualquer empresa responder rapidamente aos novos desafios em ambientes extremamente competitivos.
Com uma plataforma de virtualização é possível consolidar vários servidores e storages em um único cluster, maximizando a utilização dos recursos e reduzindo os custos de hardware e energia.
Nessa hora softwares como o Proxmox VE podem entregar mais agilidade e flexibilidade ao ambiente, racionalizando o investimento em hardware e simplificando o gerenciamento de TI.
O que é Proxmox Virtual Environment (VE)?
Proxmox Virtual Environment é uma plataforma de código aberto para virtualização de servidores que permite executar máquinas virtuais (KVM Hypervisor) e containers (LXC) no mesmo ambiente. Esse sistema operacional Linux permite a criação e gestão simplificada de uma estrutura hiperconvergente.
Com ele é possível dimensionar recursos de computação e armazenamento de forma escalável, partindo de um único nó e expandindo a estrutura até um grande cluster capaz de acomodar altas cargas de trabalho.
Com uma única interface de gerenciamento baseada na web, o Proxmox integra ferramentas para configurar alta disponibilidade entre servidores, armazenamento definido por software, rede e recuperação de desastres.
O sistema suporta virtualmente qualquer configuração de hardware, desde pequenos servidores físicos até grandes soluções multiprocessadas conectadas a soluções SAN.
Quais são as principais características do Proxmox VE?
A plataforma do Proxmox VE (Virtual Environment) oferece vários recursos para fornecer um ambiente de virtualização leve, robusto e flexível. São eles:
Virtualização de Máquinas e Containers: O Proxmox VE suporta a criação e o gerenciamento de Máquinas Virtuais (VMs) e containers. Ele usa o QEMU para a virtualização completa e o LXC para a virtualização baseada em container.
Interface web para gerenciamento: O sistema oferece uma interface web fácil de usar, que permite a gestão completa do ambiente a partir de um navegador, sem a necessidade de usar a linha de comando.
Alta disponibilidade: Uma plataforma Proxmox VE suporta a formação de clusters com alta disponibilidade para servidores, VMs e containers. Isso é vital para garantir que os serviços estejam sempre disponíveis, mesmo em caso de falha de um dos nós.
Armazenamento distribuído: O Proxmox suporta uma variedade de unidades de armazenamento em disco ou flash distribuídos. Isso inclui Ceph, GlusterFS, ZFS e outras soluções de armazenamento local e de rede.
Backup e restauração: O sistema operacional possui ferramentas integradas para backup e recuperação de máquinas virtuais e containers.
Firewall e segurança: O software possui ainda um firewall integrado que pode ser configurado individualmente por host, máquinas virtuais individuais ou containers.
Migração ao vivo: A plataforma também suporta a migração ao vivo de máquinas virtuais e containers, permitindo assim mover, sem interrupções, uma máquina em execução de um host físico para outro.
API aberta: O Proxmox VE possui uma API RESTful integrada, que permite fácil gerenciamento com sistemas existentes e a criação de automação para tarefas comuns.
O Proxmox VE pode ser considerado um sistema operacional?
O Proxmox VE é, de certa forma, um sistema operacional, mas talvez seja mais adequado tratá-lo como uma plataforma de virtualização, construída a partir uma distribuição baseada em Debian Linux.
Ao instalar o software, você está efetivamente instalando um sistema operacional completo, formatando volumes de armazenamento e controlando os dispositivos de hardware disponíveis.
Depois de instalado, qualquer usuário pode criar e gerenciar múltiplas máquinas virtuais (VMs) e containers, cada uma executando seu próprio sistema operacional.
Por exemplo, uma plataforma Proxmox permite executar várias VMs rodando diferentes versões do Linux, Windows, ou qualquer outro sistema operacional.
Por essas características, podemos considerar que o Proxmox VE um sistema operacional, já que é o mesmo é um software que gerencia o hardware e permite que outros softwares sejam executados.
Quais são as formas de licenciamento do Proxmox VE?
O Proxmox Virtual Environment é uma plataforma gratuita e de código aberto, ou seja, é livre para baixar, usar e modificar.
No entanto, a Proxmox Server Solutions GmbH, desenvolvedora da tecnologia, também oferece um modelo de licenciamento baseado em assinatura, ideal para empresas que precisam de suporte técnico empresarial e acesso a novas atualizações.
Existem alguns níveis de assinatura, cada um oferecendo diferentes níveis de suporte. São eles:
Community: Este é o nível gratuito. Não inclui suporte ou atualizações empresariais, mas você pode usar todos os recursos do Proxmox VE e obter ajuda através dos fóruns da comunidade.
Assinaturas Basic, Standard e Premium: Com dessas assinaturas, sua empresa tem acesso ao suporte técnico da equipe Proxmox e às atualizações empresariais. Essas assinaturas variam em preço e no nível de suporte oferecido.
Quais são as principais aplicações desse sistema?
O Proxmox VE (Virtual Environment) é uma plataforma de virtualização que pode ser usada para grande variedade de aplicações. São elas:
Consolidação de servidores: O software permite consolidar vários servidores físicos em um único servidor ou cluster lógico. Esse recurso é útil para reduzir custos de hardware e energia, bem como para simplificar a gestão do ambiente.
Executar vários sistemas operacionais: Com a virtualização é possível executar vários sistemas operacionais na mesma máquina, cada um em sua própria máquina virtual ou container. Isso simplifica o desenvolvimento de software, testes e pode ser usado na área de produção.
Recuperação de desastres e continuidade dos negócios: O Proxmox VE suporta a criação de backups de máquinas virtuais, que podem ser usados para recuperar rapidamente em caso de falha de hardware ou de software.
O software também suporta a migração ao vivo de máquinas virtuais para minimizar o tempo de inatividade durante a manutenção do servidor.
Computação em nuvem privada: A plataforma pode ser usada para construir uma nuvem privada, possibilitando criar e gerenciar muitos recursos de computação e armazenamento de maneira flexível e eficiente.
Isso é particularmente útil para empresas que precisam de ambientes híbridos, proporcionando controle completo sobre aplicativos, dados e componentes da infraestrutura de TI.
Educação e pesquisa: O Proxmox é uma excelente ferramenta para a educação e pesquisa, pois permite que estudantes e pesquisadores utilizem diferentes sistemas operacionais e aplicações, sem a necessidade de hardware dedicado.
Serviços de hospedagem e VPS (Virtual Private Server): Devido seus recursos de virtualização e a capacidade de isolar completamente os ambientes virtuais uns dos outros, o Proxmox é uma boa alternativa para provedores de hospedagem que desejam oferecer VPS comercialmente.
Quais são os principais concorrentes do Proxmox?
Existem várias plataformas de virtualização, pagas ou gratuitas, que oferecem funcionalidades semelhantes ao Proxmox VE. São elas:
VMware vSphere: A VMware uma das mais conhecidas e utilizadas plataformas de virtualização. O vSphere é líder na virtualização de servidores e incorpora várias funcionalidades para datacenters.
Microsoft Hyper-V: Esta é a solução de virtualização da Microsoft. O Hyper-V é uma ferramenta integrada ao Windows Server também possui uma versão gratuita para uso.
Citrix XenServer: Antes um produto independente, o XenServer agora faz parte da Citrix Hypervisor. O Xen foi uma das primeiras plataformas de virtualização e ainda é amplamente utilizado.
Red Hat Virtualization (RHV): Esta é a solução de virtualização da Red Hat, baseada no projeto open-source KVM. A empresa também oferece o OpenStack para a computação em nuvem e o Openshift para a orquestração de contêineres.
Oracle VM Server: Este é a solução de virtualização da Oracle, que também é baseada no Xen.
oVirt: oVirt é uma plataforma de virtualização de código aberto, também é baseado em KVM, que fornece uma alternativa à solução proprietária da Red Hat.
Docker e Kubernetes: Apesar de não serem exatamente concorrentes, essas duas tecnologias são cada vez mais usadas para suportar as mesmas aplicações que algumas plataformas de virtualização.
A virtualização nas pequenas e médias empresas
Os silos de computação sem virtualização continuam sendo um grande obstáculo para o crescimento e a eficiência das pequenas e médias empresas.
Eles levam a uma infraestrutura de TI fragmentada, a um uso ineficiente dos recursos e a um aumento nos custos e no tempo de manutenção.
No entanto, plataformas de virtualização com o Proxmox VE podem resolver esses desafios, utilizando de forma eficiente os recursos disponíveis e simplificando o gerenciamento da estrutura.
Migrar para uma infraestrutura de TI virtualizada simplifica o datacenter e otimiza o investimento realizado, além de aumentar a eficiência e a produtividade.
Quer discutir sobre o assunto? Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas em servidores, sistemas de armazenamento e soluções de backup.
Tecnologias
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Tecnologias.
Storages All Flash Array - Sistemas de Armazenamento Totalmente Flash
Quer comprar um storage All Flash Array barato? Conheça nossas soluções de armazenamento híbridas e totalmente Flash não proprietárias e não se preocupe com o preço.
iSCSI: O que é como usar o serviço no storage NAS iSCSi QNAP
O serviço iSCSI possibilita a alocação de espaço adicional para computadores e servidores através da criação de hard disk virtual em storages NAS.
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.