File server ou servidor de arquivos, uma central de armazenamento em rede


File server é o conjunto formado por hardware e software com o objetivo de disponibilizar capacidade para armazenar e facilitar o compartilhamento de pastas e arquivos entre os computadores de uma rede LAN ou WAN.

Também conhecidos como servidores de arquivos, essas áreas de armazenamento em rede são muito úteis em ambientes colaborativos, pois permitem que usuários compartilhem informações sem transferir fisicamente os arquivos via HD externo, rede local ou qualquer dispositivo de armazenamento externo.

File Server

File Servers improvisados

O problema é que redes locais mal configuradas permitem que qualquer computador seja configurado como um file server, permitindo os dados sejam armazenados e compartilhados de forma desordenada e sem nenhum critério. Isso acontece porque sistemas operacionais Windows, Mac OS ou mesmo Linux permitem que discos rígidos locais sejam facilmente mapeados e disponibilizados para todos usuários da rede LAN, possibilitando que qualquer usuário acesse informações de outros computadores, sem nenhum controle ou proteção.

Empresas precisam de segurança

Empresas precisam de segurança

Manter um antigo servidor funcionando como file server ou permitir que vários hard disks sejam mapeados para uso coletivo dentro de uma rede local é a melhor maneira de perder totalmente o controle das informações armazenadas.

A necessidade de compartilhar dados aliada a falta de investimento em infraestrutura de TI podem ocasionar verdadeiros desastres dentro do ambiente produtivo. Softwares instalados sem a segurança necessária permitem que malwares ou arquivos infectados por vírus sejam propagados sem dificuldade dentro de toda empresa.

Além disso, a falta de regras simples como a definição da capacidade de armazenamento por aplicação, o estabelecimento de privilégios por grupo de usuários e autenticação individual por login e senha aumentam a chance de erro humano ou sabotagem interna.

Então como compartilhar arquivos na rede?

Compartilhamento de arquivos na rede

Em redes locais bem estruturadas, aplicações que necessitam de um servidor de arquivos são suportadas por sistemas de armazenamento NAS (network attached storage). Também conhecidos como storages NAS, esses dispositivos são sistemas que disponibilizam a capacidade de armazenamento de seus discos rígidos para toda a rede local, de forma segura e controlada.

Com sistemas para gerenciamento das informações como controle de acesso através de login e senha, criptografia de dados, registro de atividades como último acesso, alterações recentes e histórico de navegação, esses servidores são fáceis de instalar e permitem compartilhar arquivos em rede facilmente, sem a necessidade de especialistas.

Armazenamento NAS, o file server profissional

Armazenamento NAS, o file server profissional

Criar, configurar e manter um file server profissional deixou de ser uma tarefa complicada. Os sistemas de armazenamento NAS Qnap possuem diversas ferramentas para facilitar essa tarefa, como a integração com serviços de diretórios como o Windows AD (active directory), sistemas profissionais para backup automático centralizado e recursos para replicação de dados para outros storages.

Esses equipamentos também possuem sistemas de proteção sofisticados contra falha como os arranjos RAID, que permitem agrupar vários hard disks para trabalho conjunto, mantendo as informações seguras mesmo que algum disco falhe.

Além dessa redundância, alguns modelos também permitem que fontes de alimentação e controladoras internas possam ser substituídas sem que o equipamento seja desligado, facilitando a manutenção em caso de falha.

Somos especialistas em armazenamento

Dúvidas como compartilhar arquivos em rede? Traga seu projeto: Somos especialistas em armazenamento e nossos profissionais estão aptos a orienta-los como montar um file server corporativo sem dificuldades.

Fique por dentro do mundo dos storages