RAID 60 ou RAID 6+0, arranjos com 8 ou mais hard disks

RAID 60 ou RAID 6+0

RAID 60

O RAID 60 ou RAID 6+0 é um arranjo de discos híbrido que combina duas configurações de RAID num único pool de discos, o RAID 6 e o RAID 0, mantendo dupla paridade por subgrupo de hard disks e escrevendo simultaneamente as informações em todos os discos. Isso significa que para implementar esse arranjo é necessário a integração de dois ou mais arranjos RAID 6, associando-os para leitura e escrita simultânea de dados.

Como sabemos o RAID 6 usa pelo menos 4 hard disks, por isso o RAID 60 necessita pelo menos 8 hard disks para ser implementado: quatro discos para montagem de cada subgrupo de RAID 6. Esse arranjo combina a segurança da dupla paridade e a alta performance, integrando subgrupos RAID 6 num array único de RAID 0.

RAID 60

Como funciona o RAID 60?

Como explicado, o RAID 60 precisa de pelo menos 2 arranjos de RAID 6 para ser implementado, por isso a configuração mínima necessária para esse disk array exige servidores ou storages com pelo menos 8 hard disks disponíveis.

Após definirmos 2 (ou mais) subgrupos de hard disks em RAID 6, basta informar ao sistema que os mesmos trabalharão num único conjunto RAID 0. Como cada fábrica entrega sua própria forma para configurar e gerenciar esse tipo de arranjo, vale a pena certificar-se que o hardware suporta esse recurso e quais serão as etapas para configuração.

Exemplo prático:

Ao configurarmos os discos de um servidor ou sistema de armazenamento equipado com 8 HDD de 2TB será necessário a criação de 2 subgrupos com 4 hard disks cada. Para cada pool de 4 hard disks de 2TB o sistema alocará o espaço equivalente a 2 hard disks para paridade, disponibilizando apenas 4TB de capacidade utilizável por subgrupo. Assim, após estabelecer os 2 subgrupos com 4TB cada, o RAID 60 terá uma capacidade líquida de 8TB.

A vantagem do RAID 60 em relação aos demais arranjos é a dupla paridade por subgrupo, que permite falha simultânea de até 2 discos por pool. Em infraestruturas de TI e datacenters com muitos discos é relativamente comum encontrarmos instalações com 12 ou mais discos por subgrupo. Além disso, a maioria dos novos sistemas já possuem recursos avançados de alta disponibilidade para manter os arranjos em operação, como discos hot spare/global spare, que ficam disponíveis para remontar subgrupos em caso de falhas, diminuindo ainda mais o risco da perda de dados por falha de HD.

Como funciona o RAID 60?

Maior segurança com dupla paridade

Como no RAID 6, o RAID 60 possui dupla paridade de gravação por pool de discos, com a vantagem de suportar múltiplos pools com tolerância a falhas de até 2 discos por conjunto, que especialmente útil em instalações com muitos HDD. Como não existe almoço grátis, ao implementarmos dupla paridade em subgrupos com poucos discos, perdemos performance e capacidade disponível, principalmente em arranjos até 16 discos.

RAID 60 - Falha de disco suportada

RAID 60 - Falha de disco não suportada

Capacidade por arranjo RAID 60

A capacidade líquida de arranjos RAID 60 é obtida da seguinte forma:

Multiplica-se a capacidade bruta individual dos HDD pelo quantidade de discos que compõe o subgrupo RAID 6, subtraindo-se a capacidade de dois hard disks. Presumindo que todos os pools possuam a mesma capacidade, a capacidade total líquida do arranjo RAID 60 será a capacidade individual do pool multiplicado pelo número de subgrupos disponível.

Isso significa que ao optarmos pela montagem de subgrupos com poucos hard disks, o custo por terabyte disponível no sistema será alto, pois pequenos arranjos com 4 discos utilizam metade do espaço em função da dupla paridade.

Por exemplo:

Um arranjo RAID 60 configurado com 12 hard disks de 2TB (Total 24TB), pode ter até 3 subgrupos RAID 6 com 4 hard disks cada, disponibilizando a capacidade bruta de 8TB por subgrupo. Como cada subgrupo usa 2 discos para paridade, teremos disponível 4TB por subgrupo, totalizando 12TB disponível para uso no arranjo.

Nesse caso será possível criar um único volume lógico de 12TB com suporte a falhas de até 6 hard disks, desde que ocorram em até 2 discos de cada subgrupo RAID 6.

RAID 60 - Cálculo de paridade

Performance sacrificada

A escolha do RAID RAID 60 nem sempre é a melhor alternativa para quem busca performance, pois a dupla paridade visa maior segurança e toma mais tempo na escrita de dados. Como a implementação de RAID 60 exige pelo menos 8 hard disks, aplicações sem muita exigência de IOPS podem não ser impactadas, porém vale lembrar que a dupla paridade sempre cobra em performance a segurança adicional oferecida.

Em instalações onde vários discos são usados num mesmo subgrupo esse arranjo torna-se uma alternativa vantajosa, porém é importante manter planos alternativos contra desastres, pois não é incomum mais que 2 discos falharem num mesmo pool simultaneamente.

RAID 60 Performance

Onde Usar RAID 60?

O RAID 60 é usualmente implementado em servidores e unidades de armazenamento equipados com vários discos, pois seu sistema de redundância de dupla paridade aliado a discos reservas (hot-spare) proporcionam uma relação de custo benefício não encontrada nos outros arranjos. Aplicações 24X7 como serviços de internet, bancários, hospitalares e datacenters são apenas alguns exemplos de uso para esse tipo de disk array.

O RAID 60 ou 6+0 é mais seguro que outros arranjos, porém não dispensa cuidados contra desastres como backup offsite, replicação de dados ou clusterização de servidores ou storages. Como mencionado em outros informativos, discos fabricados no mesmo período e instalados na mesma infraestrutura tendem a ter a mesma vida útil.

RAID 60 onde usar

Considerações

Ao implementar um arranjo RAID 60 cada subgrupo RAID 6 precisa conter exatamente a mesma quantidade de hard disks, preferencialmente com a mesma capacidade e do mesmo modelo, sob pena do sistema não funcionar corretamente ou dimensionar a capacidade de acordo com a capacidade do menor subgrupo. Alguns grandes fabricantes entregam diferentes soluções ao propor redundância no armazenamento de informações.

Caso haja alguma dúvida, estamos à disposição. Somos especialistas em sistemas de armazenamento e estamos à disposição para auxiliá-lo em seu projeto.

E-book Guia Completo RAID


Fique por dentro do mundo dos storages