Como proteger seu servidor de arquivos contra Ransomware

Com as constantes ameaças de ataque Ransomware, o risco de invasão em seu servidor de arquivos sempre existe. Para proteger seus dados, listamos 5 tarefas para garantir a segurança dos dados em caso de ataque Ransomware ou outros malware.

Como proteger seu servidor de arquivos contra o Ransomware em 5 passos

1. Atualização de software

Manter atualizado todos os softwares de sistema (firmware) que seu computador ou servidor utilizam para funcionar, além de respectivos aplicativos e sistemas operacionais é uma boa prática que, além de prevenir eventuais falhas de funcionamento, protege contra vulnerabilidades já conhecidas que o Ransomware utiliza para infectar arquivos.

Assim, aplique e mantenha-se informado sobre as constantes atualizações e "patches" (correções) que são lançados pelos fabricantes de hardware e software para melhor funcionamento e proteção de seu ambiente de TI. Essa recomendação é válida não somente contra o Ransomware e outros malwares, mas também contra possíveis falhas geradas por falta de atualização. Fica a dica: Sempre que possível, atualize seus softwares para a última versão disponível.

2. Restringir acessos ao RDP (Remote Desktop Protocol)

RDP é um protocolo que permite técnicos e usuários acessem computadores dentro da rede utilizando softwares como o Microsoft Terminal Service. Limite o número desses usuários só para os que realmente precisam e o acesso à IPs específicos, e não há necessidade de muitos. Mesmo que todas as diretrizes de segurança sejam obedecidas, sempre existem pontos fracos possíveis no RDP que podem ser explorados por hackers ou pessoas mal intencionadas.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

3. Diretivas de Grupo (GPO) bem definidas

GPO é um conjunto de regras dos sistemas operacionais Microsoft que controlam os privilégios do que cada usuário pode ou não fazer. A restrição de GPO é um método fácil e acessível para se proteger não apenas do Ransomware, mas também de outros malwares em geral. Controlar a execução de arquivos por terceiros adicionando regras que bloqueiam essa atividade, desativar a capacidade de rodar executáveis de anexos e restringir o acesso a determinadas pastas e diretórios são boas práticas que evitam usuários despreparados a comprometer o ambiente.

4. Mantenha sempre seu firewall ativado

O firewall representa o principal ativo de segurança da rede de uma empresa e é indispensável para manter o ambiente seguro. Caso o mesmo apresente algum tipo de falha todos os controles de segurança, incluindo a própria comunicação com a internet, todos os equipamentos da rede serão afetados, trazendo sérios problemas para seus usuários. Certifique-se de que o firewall esteja sempre ativado, atualizado e em funcionamento para garantir a proteção de sua rede local e servidores.

5. Tenha seu backup sempre atualizado

Mesmo que tudo falhe, um backup atualizado e fora do ambiente de produção sempre será a melhor solução para manter seus dados seguros, Novos storages NAS da Qnap e sistemas de backup possuem recursos importantes como o Snapshot contra o ataque de Ransonware. O snapshot é um recurso que cria pontos de recuperação do sistema dentro de uma linha de tempo, possibilitando assim voltar no tempo e restaurar as informações da empresa ou residência antes da hora que o ataque aconteceu.

Utilizar soluções de armazenamento como storages não só protege seus servidores e arquivos de ataques virtuais como também facilita a recuperação de dados após incidentes, sem que haja perda de dados ou grandes períodos de interrupção.

Não proteger os dados de sua empresa ou residência contra um possível ataque de Ransomware que pode ser fatal. Temos uma equipe especializada em armazenamento de dados, fornecendo soluções completas de armazenamento e backup de acordo com cada necessidade, consulte-nos.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Ataque Ransomware: Como funciona e como agir?

Ataque Ransomware: Como funciona e como agir?

Saiba como que funciona um ataque de Ransomware e como agir perante a situação.

RAID 5, com apenas três hard disks as informações estarão mais seguras

RAID 5, com apenas três hard disks as informações estarão mais seguras

Com apenas 3 discos é possível estabelecer um arranjo RAID 5. Saiba como obter mais performance e segurança para suas informações.

Dicas importantes para comprar o storage certo.

Dicas importantes para comprar o storage certo.

Nem sempre o preço é a variável mais importante ao comprar um storage. Evite colocar em risco suas informações importantes aqui.

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011