Qual o melhor SSD Kingston para uso em storage?

SSD Kingston é ideal para NAS?, Storage NAS com SSD instalado

A linha de SSDs Kingston é extensa, porém nem todos os modelos são indicados para aplicações profissionais. Instalar uma memória SSD de uso pessoal em sistemas profissionais como storages é estar assumindo um grande risco de perda de dados. Ao pesquisar sobre qual é o melhor SSD para uso em storages, nos deparamos com memórias de um mesmo fabricante, com a mesma capacidade, tipo de conexão e performance, porém com preços muito superiores.

Apesar das mesmas características, implementar SSDs Kingston (ou de qualquer outra marca) voltados para armazenamento pessoal em equipamentos como servidores ou storage está longe de ser uma atitude sensata. Não se escolhe um SSD levando em consideração apenas sua capacidade, tipo de conexão, volume de vendas ou preço. A pergunta mais coerente a se fazer é: "Qual SSD é o mais indicado para minha necessidade?" E essa pergunta só pode ser respondida após uma avaliação do ambiente no qual o SSD será utilizado.

Fabricantes líderes como Kingston, Seagate e Western Digital possuem unidades de armazenamento SSD voltadas para os mais diversos fins, inclusive memórias de alto desempenho e confiabilidade para uso específico em servidores e storages. A família Kingston de memórias enterprise é representada pelos modelos DC450R e DC500, enquanto a Seagate entrega a linha IronWolf 110 e a Western Digital oferece o RED SA500.

Quais são as características de um SSD para servidores e storages?

Características com velocidade, capacidade ou tipo de conexão de um SSD são apenas alguns fatores que devem ser considerados quando estamos buscando armazenamento flash para nossos servidores ou storages. Além disso, vale verificar os seguintes pontos:

  • Esse tipo de SSD deverá ter um desempenho que seja sustentável (estável);
  • IOPS com picos estabilizados, evitando que ocorram quedas e aumentos bruscos de performance;
  • O tamanho e sua capacidade, além do tempo de sua vida útil até ser descartado;
  • Deve possuir over-provisioning, ou seja, um espaço reservado para prolongar a vida útil e a performance do SSD;
  • Possuir cache de gravação, garantindo a proteção contra as quedas de energia que podem ocorrer
  • Ser confiável e garantir a integridade dos dados que estão colocados no componente
  • Capacidade de armazenamento, de acordo com a necessidade dos servidores da empresa

Um bom SSD precisa ser rápido, trabalhar com uma boa latência e bom número de IOPS. Nem sempre é fácil realizar essa escolha, assim se torna importante pedir a opinião de um especialista no assunto.

Quais SSD Kingston são próprios para NAS?

Em 2016 a Kingston lançou a memória SSD DC400, voltada para atuar em servidores e data centers e capaz de substituir ou trabalhar em conjunto com HDs convencionais (tiering). Além disso, a família DC400, 450 e 500 possuem diversas vantagens ao trabalhar em um ambiente de servidor (NAS ou outro tipo), são elas:

  • Leitura ideal para trabalhos com intenso processamento;
  • Permite boa inicialização de sistemas operacionais, bancos de dados e servidores da web;
  • Confiável e resistente;
  • IOPS (Input/Output) por segundo, sendo elevado e também apresenta baixa latência;
  • Apresenta um serviço de qualidade muito superior e sendo ideal para empresas;
  • Sua memória RAM vem em maior quantidade em cache, permitindo leitura e escrita em várias cargas de trabalho diferentes;
  • Seu over-provisioning é muito bom, possui ótimo desempenho e é ajustável ao usuário;
  • O firmware consegue permitir tempos de respostas bem baixos, mesmo em operações de bancos de dados que sejam constantes;
  • Vem com proteção end-to-end e contra quedas na energia

Essas são algumas características indicadas para escolher corretamente um SSD para servidores e storages NAS, pois mantém os sistemas funcionando por mais tempo e reduzem o risco de perda de dados. Atualmente exitem modelos de capacidades que partem de 400 GB e atingem 3,84 TB.

Opções além dos SSD Kingston

Além da Kingston, empresas como Seagate e Western Digital possuem unidades de armazenamento SSD voltados para o mercado de usuários residenciais e empresas. Voltadas para configurar sistemas de cache para maior performance ou mesmo montar sistemas all flash em storages e servidores, essas famílias podem ser ótimas alternativas de armazenamento.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Memórias SSD Seagate IronWolf 110

SSD Seagate Ironwolf 110

O SSD Seagate Ironwolf 110 é uma dos modelos de memórias flash mais requisitados para utilização em storages NAS. Um dos fatores a esse uso é que a maioria de seus concorrentes não foi projetada para suportar a grande carga de trabalho e a quantidade de gravações normalmente necessárias em sistemas de armazenamento. As unidades IronWolf 110 garantem uma vida útil de escrita de 7000 TeraBytes. Isso é mais do que qualquer SSD para uso em storages NAS pode fornecer. A Seagate também oferece MTBF de 2 milhões de horas. As unidades consomem 1,2 watts em modo inativo e um máximo de 3,2 watts, enquanto que seu firmware AgileArray garante essa boa performance em ambientes que requerem alto rendimento e sua tecnologia DuraWrite é indicada para o uso em sistemas profissionais como os All Flash Storage.

Capacidades:

Memórias SSD SATA WD RED SA500 p/ storages NAS

SSD WD RED SA500 NAS SATA

Os SSDs WD Red são projetados e testados especificamente para uso 24/7. Sua durabilidade em conjunto com o eficiente armazenamento em cache para arquivos grandes, tornam essas unidades ideais para ambientes multiusuário, renderização e edição de vídeos 4K e 8k e outros aplicações exigentes. A linha Red da Western Digital é composta por quatro opções de capacidade: 500GB, 1TB, 2TB e 4TB. Confira algumas características dos produtos abaixo:

  • Alcança até 560 MB/s em suas sequências de realização de leitura
  • Na gravação chega até os 530MB/s
  • São 95 mil operações em sua leitura aleatória de IOPS
  • Garantia que chega até os 5 anos
  • Consegue suportar de 600 até 700 reescritas (completas)

Controle Net, especializada em armazenamento de dados

Consultar um especialista na hora da compra de equipamentos para armazenamento é sempre a melhor decisão. A escolha e aquisição de um SSD deve ser feita com planejamento e cuidado para garantir a segurança dos dados e a performance da estrutura. Controle Net, além de especialista em armazenamento de dados, possui profissionais capacitados para auxiliar na estruturação e definição dos melhores e mais seguros equipamentos para seu ambiente.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

O que é SSD (Solid-State Drive)?

O que é SSD (Solid-State Drive)?

As unidades de armazenamento SSD oferecem vantagens sobre os HDD, mas será que elas são o melhor armazenamento para sua aplicação? Clique e Saiba Mais

Por que comprar SSD enterprise para storages e servidores?

Por que comprar SSD enterprise para storages e servidores?

Vai comprar memórias SSD p/ seu sistema de armazenamento? Confira nossas dicas antes de montar seu armazenamento flash ou cache SSD de servidores.

Vai comprar um NAS Qnap? Saiba como não errar na escolha

Vai comprar um NAS Qnap? Saiba como não errar na escolha

Comprar um NAS Qnap nem sempre é uma tarefa simples. Saiba mais sobre o assunto e escolha o storage NAS certo para sua residência ou empresa.