O que é memória? Saiba tudo sobre armazenamento de estado sólido
Toda vez que você abre um aplicativo, edita um documento ou usa um console de vídeo game, diversos componentes eletrônicos e softwares são acionados para trabalhar simultaneamente.
Seja um grande servidor, um computador pessoal, celular ou filmadora, todos esses equipamentos eletrônicos dependem de alguns módulos de memória para funcionar.
O que é memória?
Memória é termo que descreve a capacidade de um sistema, organismo vivo ou máquina de armazenar, reter e recuperar informações. Na tecnologia da informação, o uso do termo se refere especificamente aos componentes incorporados a dispositivos eletrônicos que armazenam e retêm dados digitalmente.
Apesar de genérica, a palavra geralmente descreve unidades de estado sólido, como módulos do tipo NOR e Flash NAND e que incluem memórias RAM, ROM e unidades SSD.
Os módulos de memória são essenciais para o funcionamento de servidores, computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos.
Esses componentes desempenham um papel fundamental para que qualquer sistema computacional execute tarefas que exigem algum tipo de processamento, pois são responsáveis pelo armazenamento temporário e permanente das instruções e dos dados.
Memórias voláteis e não voláteis
As memórias podem ser classificadas em dois grandes grupos: Memórias voláteis e não voláteis.
Memórias voláteis
Memórias voláteis são aquelas em que os dados armazenados são perdidos quando a energia é interrompida.
Esse tipo de componente é usado para executar aplicações e armazenar informações temporariamente, ou seja, manter as aplicações e dados disponíveis somente enquanto o sistema está em operação.
A RAM (Random Access Memory) é um exemplo comum de memórias voláteis. Esses módulos permitem a leitura e escrita rápida de dados, mas seu conteúdo sempre é apagado quando o sistema é desligado.
Esse tipo de memória acelera as operações de escrita e leitura, simplificando o processamento das requisições e otimizando o acesso aos aplicativos e informações pelos sistemas computacionais.
Memórias não voláteis
Outros componentes como as memórias ROM armazenam softwares como a BIOS/UEFI, responsáveis pela inicialização e pelo funcionamento da maioria dos sistemas computacionais.
Ao serem ligados, computadores, notebooks e smartphones acessam esses módulos previamente programados e inicializam o sistema operacional e demais instruções necessárias para o sistema funcionar.
Esse processo de armazenamento, retenção e execução de aplicativos básicos para o funcionamento de um dispositivo só é possível graças as memórias não voláteis.
As memórias flash do tipo ROM são do tipo “não voláteis”, ou seja, retêm as aplicações, instruções e dados gravados mesmo quando a energia é desligada.
O conteúdo registrado nesse tipo de dispositivo é mais difícil de ser modificado e geralmente pode ser reprogramado através de procedimentos de atualização feitos pelo próprio fabricante.
Outros exemplos de unidades flash não voláteis incluem as unidades de estado sólido (SSDs), que podem ser usadas para armazenamento permanente de dados.
Além disso, os discos rígidos (HDDs), apesar de não serem memórias flash, também podem ser considerados dispositivos de armazenamento não voláteis.
Quais são os tipos de memória existentes?
Existem vários tipos de memória usados em equipamentos eletrônicos, de áudio, vídeo e sistemas de computação, cada um com suas próprias características. As principais são:
RAM (Random Access Memory): A RAM é um tipo de memória volátil, ou seja, seus registros são perdidos quando o equipamento é desligado.
Esse tipo de componente é usado para executar aplicações e armazenar temporariamente os dados que o computador está processando.
ROM (Read-Only Memory): A ROM é uma memória não volátil, ou seja, usada para armazenar aplicações e arquivos que não mudam frequentemente, como o firmware que é usado para iniciar um computador.
Uma vez que softwares ou qualquer outros tipos de dados são escritos em ROM, eles não podem ser facilmente alterados ou apagados.
Módulos Flash: As unidades flash são um tipo de memória não voláteis que podem ser eletronicamente apagadas e reprogramadas.
Esses módulos são usados para o armazenamento de dados de longo prazo em uma ampla variedade de dispositivos, incluindo pen drives, cartões de memória e SSDs.
Cache: O cache é um tipo de memória volátil de alto desempenho que é usada para armazenar temporariamente as informações mais acessadas.
Esse tipo de dispositivo de armazenamento atua como uma "área de espera" para os dados que o processador usa frequentemente, tornando as aplicações mais rápidas ao evitar a necessidade do sistema em buscar as informações em outras áreas.
VRAM (Video Random Access Memory): A VRAM é um tipo de memória volátil que é usada para armazenar dados relacionados à exibição de imagens em um monitor. Ela é tipicamente encontrada em placas de vídeo ou GPUs.
DRAM (Dynamic Random Access Memory): A DRAM é outro tipo de RAM que precisa ser atualizada milhares de vezes por segundo para não perder seu conteúdo, mas é bastante usada devido ao seu baixo custo. Ela é tipicamente usada como a principal memória de um computador.
SRAM (Static Random Access Memory): A SRAM é outro tipo de RAM, mas, ao contrário da DRAM, esse componente é mais rápido, pois mantém os dados enquanto a alimentação está presente. Uma das aplicações mais comuns da SRAM é ser utilizada no cache de um processador.
Quais são as memórias usadas em pendrives, cartões SD e módulos SSD?
Os pendrives, cartões SD e módulos SSD utilizam memórias do tipo flash para o armazenamento de dados.
Uma unidade flash também é uma memória não volátil, ou seja, que mantém as informações armazenadas mesmo quando a energia é desligada.
A tecnologia mais utilizada por esses dispositivos é a flash NAND, principalmente devido a sua alta densidade de armazenamento e o baixo custo por bit armazenado.
O flash NAND é um padrão que permite que qualquer unidade de armazenamento suporte grandes quantidades de dados utilizando pouco espaço físico, tornando-os ideais para aplicações de armazenamento portátil.
Além disso, os módulos flash são resistentes a choques físicos, o que os tornam mais duráveis do que as tecnologias de armazenamento baseados em disco.
A importância de ter dispositivos confiáveis
As memórias fazem parte da maioria dos equipamentos eletrônicos modernos e tem como função ajudar a processar dados, executar aplicações para a inicialização de dispositivos e integrar sistemas de armazenamento.
Seja para realizar tarefas, executar aplicativos e armazenar fotos, vídeos e documentos as memórias voláteis e não voláteis possuem um papel fundamental em todos os setores da economia.
Apesar de bastante confiáveis, sempre vale lembrar que esses componentes não são infalíveis e que uma estratégia robusta de backup é indispensável para garantir a segurança e a disponibilidade das informações.
Independentemente do tipo de dispositivo, a combinação do uso de sistemas computacionais com práticas de backup consistentes é a chave para manter arquivos seguros e acessíveis, minimizando assim o risco de perda de dados.
Quer saber mais sobre o assunto? Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos especialistas em servidores, sistemas de armazenamento e memória.
Armazenamento de dados
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.
Por que meu HD de 1TB só tem 930GB?
Comprei um hard disk de um terabyte mas o sistema operacional disponibilizou uma capacidade menor. Ele está com defeito? Saiba mais sobre o assunto.
O que é Hybrid Flash Array ou Armazenamento Híbrido?
O que é um Hybrid Flash Array? Saiba porque as Soluções de Armazenamento Híbrido fazem tanto Sucesso em Datacenters e Infraestruturas de TI modernas.
Quais são os riscos ao comprar um NAS Diskless?
Comprar o storage NAS e os hard disks em diferentes revendedores pode ser muito arriscado. Saiba porque comprar tudo num único distribuidor é melhor.