Servidor para pequena empresa: Qual comprar?

Servidores para pequenas empresas

A maioria das pequenas empresas encontra grandes dificuldades ao comprar um servidor. Falta de fornecedores qualificados, informações imprecisas e os altos preços são algumas dificuldades a serem superadas nessa batalha.

Como escolher corretamente um servidor para a empresa?

Existem diversos tipos de servidores corporativos, cada um voltado para um tipo de aplicação. Servidores para armazenar dados como arquivos e pastas, fazer backup de diversos computadores em rede ou compartilhar dados entre os usuários geralmente não exigem alta performance.

Por outro lado, empresas que possuem sistemas administrativos que usam banco de dados, aplicações que exigem alta performance e soluções de virtualização utilizarão mais recursos como processadores e memórias do sistema a ser instalado.

Minha empresa precisa disso tudo. Por onde começar?

Um bom início é entender quais os principais tipos de servidores disponíveis e qual equipamento será a melhor alternativa para cada necessidade.

Servidor de arquivo: Pequenas empresas geralmente precisam apenas de uma solução simples para armazenar e compartilhar arquivos em rede. Um servidor de arquivos faz exatamente isso. Trata-se de um repositório central de informações que fica disponível na rede local e que tem como função principal manter e compartilhar dados para diversos usuários.

Quer compartilhar pastas e arquivos em rede de forma segura? Use um storage NAS

Se sua empresa está precisando desse tipo de solução, a melhor alternativa é comprar um servidor NAS. Trata-se de um servidor voltado para o armazenamento de dados que pode ser facilmente acessado através de ambiente Windows, MacOS ou Linux.

Esse tipo de servidor geralmente não precisa de um processador poderoso, mas sim de espaço de armazenamento em disco. Outro ponto relevante é o equipamento possuir uma ou mais portas de conexão para rede local de alta velocidade.

Os servidores NAS possuem sistemas de autenticação através de login e senha, podem ser integrados a serviços de diretório e alguns deles, como os fabricados pela Qnap, podem ser acessados de qualquer lugar através de seus serviços de nuvem.

Servidor de arquivos Qnap

Servidor de aplicação: Um servidor de aplicação é aquele que possui as mesmas características de um computador pessoal, porém é equipado com um processador melhor, possui mais memória e é capaz de executar programas para diversos computadores acessar através da rede.

Esses servidores geralmente oferecem mais processamento que um servidor NAS, possuem seu próprio sistema de armazenamento e não permite que seu hard disk seja acessado diretamente das estações.

Diferentemente de um NAS, um servidor de aplicação possui um ou mais hard disks ou sistema de armazenamento próprios para seu funcionamento (DAS). Esses servidores também permitem compartilhar pastas e arquivos, porém cada acesso aos dados feito pelas estações de trabalho inevitavelmente serão processados por ele.

Um servidor de aplicação é indicado para aplicações do tipo cliente-servidor, como executar softwares administrativos com vários acessos simultâneos.

Nesse caso, a melhor alternativa é comprar um servidor de grandes marcas, como Dell, HP ou Lenovo. Todos esses fabricantes possuem diversos servidores que podem ajudar sua empresa.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

Esses dois tipos de servidores resumem tudo?

De forma geral, a maioria das aplicações que exigem servidores são associadas a armazenamento de arquivos e pastas ou a execução de um ou mais aplicativos num equipamento de alta performance.

Os servidores NAS são bons para armazenar e compartilhar arquivos, fazer backup e proporcionar um ambiente de colaboração em rede para diversos usuários.

Servidores NAS Qnap para compartilhamento de arquivos e backup

Já servidores de aplicação são voltados para hospedar softwares administrativos, montar ambientes de virtualização e executar tarefas que exigem processamento, como aplicações cliente-server.

Servidores de aplicação também são indicados para hospedar websites, montar um servidor de email ou fazer a hospedagem do banco de dados.

Minha empresa pode comprar um equipamento que seja servidor de aplicação e de arquivos?

Sim. Muitas empresas optam por comprar um único servidor para diversas tarefas. Apesar de parecer mais econômico, manter diferentes aplicações num único equipamento pode trazer problemas.

Um servidor de aplicação pode ter uma área de seu hard disk alocada para compartilhar dados com outros usuários, bem como atender aplicações de ERP e banco de dados.

O problema é que utilizar o servidor da empresa para compartilhar dados pode causar lentidão nos processos, penalizando a aplicação principal.

Por outro lado, um servidor NAS que suporta o protocolo iSCSI pode também funcionar como uma unidade de armazenamento do servidor de aplicação, permitindo que administradores de TI aloquem espaço de armazenamento exclusivo para um ou mais servidores físicos.

Quais são os servidores mais seguros contra falhas?

Servidores de arquivos ou de aplicação para pequenas empresas devem ter pelo menos uma coisa em comum: Ambos devem possuir recursos robustos contra falhas. Servidores não podem falhar, sob pena de deixar de prover dados para diversos usuários simultaneamente.

Mesmo servidores para pequenas empresas podem ser equipados com recursos contra a interrupção dos serviços, como fontes de alimentação redundantes, hard disks que trabalham em RAID ou sistemas com mais que uma porta LAN.

Tanto pequenos storages NAS trabalhando como servidores de arquivos em pequenas empresas como grandes servidores de aplicação possuem esses componentes para manter o ambiente sempre funcionando.

Melhores Storages Desktop

O preço do servidor influencia em sua segurança e performance?

Ao comprar um servidor, a empresa deve entender exatamente sua necessidade. Servidores são equipamentos flexíveis, que podem atender empresas individuais até grandes corporações multinacionais.

Características de hardware como a velocidade do processador, quantidade de memória e capacidade dos hard disks são apenas alguns pontos de que devem ser analisados antes de decidir qual servidor comprar.

Sistemas de armazenamento baseado em hard disks corporativos (discos SAS) ou memórias SSD são mais velozes que hard disks SATA, porém também exigem um investimento maior.

Montar um servidor para a empresa é uma boa ideia?

Apesar da similaridade do resultado entre comprar um servidor de marca ou construir uma solução através da integração de diversos componentes de hardware de diversos fabricantes, montar um servidor por conta própria quase nunca é uma boa ideia.

Comprar um servidor de arquivos ou de aplicação de uma marca famosa implica em contar com a experiência de centenas de técnicos no desenvolvimento, fabricação e assistência técnica do produto final.

Fabricantes de servidores de arquivos (NAS) como a Qnap e servidores de aplicação como a Dell estão sempre em contato com os desenvolvedores de sistemas operacionais e aplicativos, são parceiros de grandes fabricantes de hardware como Intel e Seagate, entregam milhares de equipamentos mensalmente e possuem um serviço de pós-venda experiente.

Já montar um servidor comprando peças e partes significa não ter a quem recorrer em caso de problemas. A integração de diversos componentes de hardware e software não é simples, por isso a economia gerada pela montagem de um servidor para sua empresa pode terminar em problemas técnicos e na perda de dados.

Qual servidor sua empresa precisa?

Escolher um servidor para sua empresa nem sempre é uma tarefa simples. Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos distribuidores de servidores e storages e especialistas em armazenamento de dados.

Junte-se a mais de 40.000 Pessoas e Conheca as Novidades do Mundo: Armazenamento de dados!

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Fazer backup em HD externo é totalmente seguro?

Fazer backup em HD externo é totalmente seguro?

Fazer backup em HD externo nem sempre nos salva de desastres. Saiba evitar problemas futuros e implementar um sistema de backup robusto e funcional.

O que é e quais são as vantagens do iSER?

O que é e quais são as vantagens do iSER?

iSER é um recurso que garante melhorias significativas na performance do ambiente de armazenamento, menor latência e maior largura de banda, confira

3 equipamentos da Synology que protege seus dados contra o Ransomware

3 equipamentos da Synology que protege seus dados contra o Ransomware

Listamos 3 equipamentos Synology para poder prevenir que os dados não sejam perdidos por conta de um ataque Ransomware ou outro tipo de malware.

WhatsApp

Fale Conosco

  • Controle Net Tecnologia LTDA
  • CNPJ: 03.247.280/0001-25
  • Av. dos Carinás, 660 - Moema
  • São Paulo, SP - CEP: 04086-011