Atendimento por WhatsApp

Switch Fast Ethernet vs Switch Gigabit Ethernet: Qual é a diferença?

Switch Fast Ethernet ou Switch Gigabit Ethernet? Switches são componentes que fazem a recepção e o correto endereçamento dos dados enviados pelos dispositivos dentro das redes locais. Esses equipamentos possuem modelos disponíveis com diferentes velocidades, funcionalidades e recursos.

Tanto o padrão Fast Ethernet quanto o Gigabit referem-se ao padrão para conexões de dispositivos de rede, onde a principal diferença entre eles é a performance na transmissão suportada por cada tecnologia.

O Switch Fast Ethernet é mais antigo, transfere dados em taxas até 100 Mbps e é suportado por qualquer dispositivo de rede no mercado. Já o Switch Gigabit Ethernet é mais moderno e seu padrão atinge velocidades até 10 vezes maior que seu antecessor.

Conheça a linha de switches Cisco

Switch Fast Ethernet

O switch Fast Ethernet é considerado uma versão mais recente da Ethernet Original. Para se ter uma ideia, os primeiros switches faziam a comunicação à 10 Mbps (Megabits por segundo), enquanto seus sucessores atingem taxas de transferência de 100 Mbps.

O padrão Fast Ethernet (IEEE 802.3u) faz uso de portas 100BASE-T, 10BASE-T, 100BASE-TX, suporta cabos de cobre com 100 metros de comprimento e fibras ópticas até 10 KM.

Quando comparado ao seu antecessor, o padrão Fast Ethernet é muito mais rápido, de fácil implementação, gerenciamento e manutenção. Caso as aplicações internas da rede sejam apenas distribuir o acesso à web e o plano de internet seja de até 100 Mbps, o Fast Ethernet cumpre bem seu papel.

No entanto, aplicações corporativas como servidores de banco de dados, ambientes de virtualização ou backup podem exigir velocidades superiores. Nesse caso será necessário investir em um switch Gigabit Ethernet.

Switch Fast Ethernet vs Switch Gigabit Ethernet

Switch Gigabit Ethernet

Um switch Gigabit opera exatamente como um modelo Fast Ethernet, mas é 10 vezes mais rápido, possui qualidade de conexão superior (até 1 Gbps) e, por ser mais moderno, permite aproveitar a velocidade dos novos dispositivos ao acessar uma rede local.

Com a evolução da tecnologia, a maiorias das empresas e escritórios que usavam o padrão Fast Ethernet começaram a migrar para os switches Gigabit. Essa mudança também facilitou a integração de novos computadores, servidores e storages equipados com a nova conexão a rede existente.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

O padrão Gigabit Ethernet (IEEE 803.2) também suporta cabos de cobre com 100 metros de comprimento, porém permite o lançamento de fibras ópticas com até 70 KM de comprimento.

Esse novo padrão também permitiu que maiores quantidades de dados sejam transferidas, facilitando assistir vídeos em streaming sem o risco de interrupção ou reduzindo o tempo de aplicações sensíveis como o backup em rede.

Em contrapartida, embora esteja diminuindo, o custo da implementação do Gigabit Ethernet é mais alto que o Fast Ethernet. Implementar o padrão Gigabit envolve, além dos switches, todos os outros elementos da infraestrutura de TI, como computadores, cabos e conectores.

Switch Gigabit Ethernet

Switches com várias portas e diferentes velocidades

O crescimento explosivo na geração de conteúdo, a redução nos preços dos computadores e a maior dependência da internet levou muitos usuários a montar suas próprias redes locais.

Essa necessidade exigiu que os fabricantes de switches aumentassem o número de modelos disponíveis, além de simplificar as configurações necessárias e aumentar a quantidade de portas de seus equipamentos.

Assim surgiram switch Gigabit de 4 portas, 8 portas ou 12, 16 portas, além de modelos profissionais com 24 portas ou 48 portas com ajuste automático 10/100/1000 Gbps, que automaticamente identificam e mudam a velocidade, de acordo com o tipo de dispositivo conectado.

Já estão no mercado novos switches que possuem portas 10G SFP+, tanto para fazer o uplink como para conexão de servidores e sistemas de armazenamento de alta velocidade.

Switch Fast Ethernet vs Gigabit: Qual é a diferença?

Como percebemos, os principais pontos que diferem o switch Fast Ethernet e o switch Gigabit Ethernet estão relacionados ao desempenho e a velocidade de transferência. Entretanto, além destes fatores notavelmente aprimorados, esses equipamentos também diferem também nos seguintes pontos:

Qual é a diferença do Switch Fast Ethernet e Switch Gigabit Ethernet?

Custo

Um dos fatores mais significativos que interfere na decisão dos engenheiros de rede acerca da atualização dos switches diz respeito ao preço dos servidores, estações de trabalho e da infraestrutura existente. Isso porque, segundo o IDC (International Data Corporation), cada porta Gigabit Ethernet custa quatro vezes mais que uma porta Fast Ethernet.

Consumo

No quesito consumo de energia, os switches Gigabit Ethernet são mais eficientes do que se comparado aos switches Fast Ethernet. Dessa maneira, as corporações e empresas podem reduzir seu consumo de energia, caso substituam seus equipamentos mais antigo por mais novos na extremidade da rede.

Padrão de energia

O padrão de energia também é um grande diferencial entre os switches. Enquanto o Fast Ethernet utiliza a tecnologia PoE original com capacidade de fornecer 12,94 watts de potência por ponto de acesso sem fio e outros dispositivos habilitados, seu sucessor Gigabit Ethernet suporta o padrão PoE+ que tem a capacidade de fornecer 30 watts de potência.

Padrão de energia

Conjunto de recursos

Além dos fatores já citados, o switch Gigabit Ethernet também se destaca pelos recursos de gerenciamento de rede mais recentes. Os novos switches permitem que os administradores de rede atribuam serviços QoS e políticas de segurança em aplicativos específicos.

Vale destacar que os recursos atualizados através da integração de componentes redundantes e hot-swappables ajudam a aumentar a segurança e garantir maior tempo de funcionamento da rede.

Isso não ocorre com o modelo predecessor, que exige maiores investimentos para entregar as mesmas funções de gerenciamento e segurança.

Crescimento futuro

Outro fator importante ao compararmos essas tecnologias é a possibilidade de futuras expansões proporcionadas pelo padrão Gigabit Ethernet. Isso ocorre principalmente porque esse padrão prepara a rede local para futuras atualizações de tecnologia ou convergência.

Qual é a melhor opção?

Antes de escolher entre um switch Gigabit Ethernet ou um Fast Ethernet para sua rede, é melhor levar em consideração sua implantação atual, orçamento, requisitos de velocidade e necessidades futuras. Além é claro, de considerar todos os aspectos levantados a seguir:

O custo dos switches Gigabit diminuiu consideravelmente nos últimos tempos, o que consequentemente, permitiu que até mesmo usuários comuns possam usufruir de seus recursos em pequenas empresas ou até mesmo em casa.

Conheça a linha de switches Cisco

Existem bons motivos para atualizar e adquirir o switch Gigabit, principalmente por apresentarem vantagens óbvias de desempenho e velocidade. Todavia, nem todo tipo de negócio requer tal velocidade, por isso nem sempre é necessário atualizar a infraestrutura existente.

Se o objetivo é simplesmente usar a internet para tarefas que não consomem muitos recursos ao navegar na web, enviar e-mail ou mensagens instantâneas, muito provavelmente não haverão benefícios satisfatórios ao migrar para o switch Gigabit.

Neste caso, talvez adquirir um switch Fast Ethernet com um ou mais uplinks Gigabit pode ser a melhor escolha.

Por outro lado, caso o objetivo seja realizar tarefas que requerem um uso intensivo de rede como jogar online ou montar um servidor de arquivos, provavelmente o benefício ao adquirir um switch mais moderno será maior.

O mesmo vale para empresas de médio a grande porte que precisam adicionar dispositivos que requerem PoE+ para energia, ou ainda que possuem vários usuários que precisam acessar o mesmo dispositivo de rede.

Nestes casos, considerar a atualização para um Gigabit poderá proporcionar resultados mais satisfatórios e eficientes.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas

Apesar dos preços maiores, o Switch Gigabit Ethernet possui velocidade mais rápida, permite a cobertura de maiores distâncias através da instalação de fibra óptica e grande flexibilidade, enquanto os switches Fast Ethernet são mais lentos e possuem preço mais acessível.

Problemas com sua infraestrutura de TI? Traga seu projeto e tire suas dúvidas gratuitamente. Somos especialistas em sistemas de armazenamento, servidores e backup.

Fale com nosso especialista!
Ligue: (11) 3475-5000

Rede de Computadores

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Rede de Computadores.

Switch Fibra Óptica: Descubra o que é e como funciona
Switch Fibra Óptica: Descubra o que é e como funciona

Quer aprimorar a eficiência do seu sistema? Conheça o Switch Fibra Óptica, descubra o que é, como funciona, tipos e benefícios para o seu sistema.

Armazenamento midrange ou enterprise? Como escolher um storage?
Armazenamento midrange ou enterprise? Como escolher um storage?

Armazenamento Midrange ou um storage enterprise? Conheça alternativas mais baratas e modulares antes de decidir investir numa solução de armazenamento

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.