Como fazer backup dos dados de um servidor Dell?
Até poucos anos atrás, softwares e equipamentos de backup tinham como função apenas fazer a cópia dos dados do seu computador ou servidor.
Assim, caso o sistema fosse corrompido por um vírus ou houvesse uma falha de sistema ou de hardware, um bom plano de backup poderia restaurá-lo totalmente para um momento anterior, incluindo a restauração de aplicativos, configurações e dados pessoais.
Com o passar do tempo e a evolução da tecnologia, a maioria dessas soluções evoluíram e incluíram uma série de funcionalidades, além de substituir as antigas unidades de backup em fita por novos sistemas de disco ou flash.
O backup tem como função principal duplicar os dados para a proteção contra a falha de hardware, porém a maioria das soluções também incorporaram recursos adicionais, como sistemas para recuperação de exclusões acidentais, identificação de corrupção nos arquivos e até a compactação de dados.
Tecnologias como a proteção contínua de dados (CDP), snapshot, replicação de dados, desduplicação e ferramentas para controle de versões também foram incorporadas aos sistemas de backup corporativos.
Além disso, relatórios para controle do backup, auditoria e outros recursos úteis como o arquivamento de dados foram integrados as soluções de backup de classe empresarial.
O Dell Backup & Recovery
O aplicativo da Dell “Backup Recovery” é um bom software para copiar e proteger dados como documentos, arquivos, fotos, imagens e informações digitais de computadores e notebooks de uso doméstico, mas não é a solução indicada para servidores.
Apesar disso, muitas empresas ainda usam soluções de backup como o Backup & Recovery da Dell como solução de backup para servidor, sem buscar alternativas mais seguras para proteger seus dados.
Mesmo quando o assunto é apenas fazer cópias de dados não estruturados (arquivos e pastas), existem muitas alternativas melhores ao “Backup Recovery”, e que podem fazer toda a diferença para manter um plano de backup seguro.
Fazer backup dos dados de computadores pessoais com o Dell Backup Recovery Basic ou Premium é um bom ponto de partida para a conseguir alguma proteção para os dados, mas decididamente não é a melhor solução para banco de dados e ambientes virtualizados.
Erros básicos ao fazer backup do servidor
Pior do que usar o aplicativo Dell Backup & Recovery ou dispositivos como HDs externos para fazer as cópias de segurança dos servidores é não ter um destino de backup confiável.
Destinos de backup geralmente são equipamentos voltados para esse fim, ou seja, com a segurança e redundância necessária para gravar e manter as cópias dos dados seguras.
Muitos administradores de TI e usuários de pequenas empresas fazem e mantém suas cópias de segurança no mesmo hardware, sejam eles servidores ou storages.
Fazer cópias de backup no equipamento que está em produção, por melhor que ele seja, inevitavelmente é uma fonte de problemas.
Arranjos de discos também falham, por isso confiar no servidor de produção para manter os backups corporativos, da rede local ou das estações de trabalho é um grande risco.
Para que um sistema de backup ofereça algum nível de proteção, é necessário que o alvo de backup seja um equipamento externo, como um storage NAS ou um dispositivo voltado para esse fim.
A importância dos arranjos de discos nos destinos de backup
Qualquer processo de cópia voltado para empresas deve ser automatizado e possuir componentes redundantes, para que não haja a perda de dados em caso de falha do hardware.
Utilizar dispositivos como HDs externos ou mesmo unidades de fitas LTO e gerenciar cópias de backup feitas manualmente se tornou uma tarefa inviável, principalmente por não possuir a padronização exigida nas operações corporativas.
Qualquer servidor ou sistema de armazenamento configurado para backup que exige intervenção humana e não permite a montagem de arranjos RAID está sujeito a falhas.
RAID é a sigla de “Redundant Array of Independent Disks”, que significa “matriz redundante de hard disks”.
Trata-se de uma tecnologia que agrupa dois ou mais hard drives e/ou memórias SSDs para trabalho conjunto, aumentando a segurança e a performance de servidores, computadores e storages.
A maioria dos servidores Dell permitem que seus hard disks sejam agrupados em arranjos RAID, porém nem todos os sistemas de backup mais baratos possuem essa possibilidade.
A criação de snapshot
Snapshot é um retrato do sistema de armazenamento do servidor feito por software, que agiliza o processo de backup e a recuperação de desastres (DR) quando as informações são perdidas.
Quando um administrador cria um snapshot, o sistema de backup cria um disco diferencial virtual em segundo plano, vinculado ao disco rígido ou volume original.
Em ambientes virtualizados, as máquinas virtuais fornecem diversas informações para a criação e o gerenciamento de um ou mais snapshots.
Os instantâneos geralmente são criados para proteção de dados, mas também podem ser usados para testar software de aplicativo e para a mineração de dados.
Esse recurso profissional de backup utiliza a estrutura de armazenamento por blocos e, por ser mais rápido que outros processos de cópia, é muito útil para a recuperação dos dados em servidores.
Soluções como o Data Domain custam caro
As soluções de backup da Dell EMC Data Domain são grandes plataformas de backup para servidores, baseadas em hardware e software, que oferecem proteção de dados corporativas abrangentes e incorporam recursos profissionais como a desduplicação e o snapshot.
Além disso, essas soluções também incorporam ferramentas para replicação de dados, backup em nuvem híbrida e arquivamento de ponta, disponibilizando soluções para a proteção de dados em grandes clientes corporativos como data centers.
O problema é que essas soluções muitas vezes são caras demais para pequenas e médias empresas, que contam orçamentos apertados e apenas alguns servidores Dell instalados.
Com o orçamento reduzido, a maioria dessas empresas acaba optando por ferramentas mais acessíveis, que exigem um investimento menor em instalação e pouco treinamento da equipe.
Nesses casos, alguns NAS de baixo custo podem dar conta do recado, entregando soluções de backup completas para servidores.
Um NAS como solução de backup
A vantagem de usar um storage NAS para manter os backups da sua empresa atualizados é não precisar adquirir hardware e software separados: Esses equipamentos fornecem tudo o que você precisa numa única solução.
Tanto o Netbak Replicator como o Hyper Data Protector são softwares gratuitos, voltados para criar um plano de recuperação de dados corporativo confiável e econômico.
Enquanto o Netbak Replicator é uma solução de backup para as estações de trabalho e dados não estruturados, o HDP é uma solução de backup voltada para servidores.
O backup das máquinas virtuais
O Hyper Data Protector oferece backup incremental, de máquina virtual (VM), desduplicação global, programação de backup e compactação de dados.
Todos os storages corporativos Qnap incluem gratuitamente esses aplicativos, que são ótimas ferramentas para fazer cópias de estações de trabalho ou servidores corporativos em ambientes virtualizados.
O HDP possui um sistema para gravação de dados baseado em blocos e permite criar tarefas ilimitadas de backup, sem agentes para VMs, dentro de ambientes VMware vSphere e Microsoft Hyper-V.
Todos os NAS como os fabricados pela Qnap e Synology fornecem uma série de soluções para backup, compatíveis com sistemas operacionais Mac, Linux, Windows e dispositivos móveis.
A grande vantagem é que esses softwares não possuem custos adicionais para novas licenças, custos ocultos ou contratos que envolvem mensalidades, diminuindo assim o investimento em backup.
Dados compactados diminuem a necessidade de espaço, facilitam a recuperação e economizam tempo de backup, armazenamento e tempo para eventuais restaurações.
Soluções profissionais para backup, ferramentas indispensáveis
Ao partirmos para soluções profissionais de backup, empresas como a Qnap, Retrospect, Acronis, Veritas e Veeam possuem um vasto portfólio de produtos para fazer backup dos servidores Dell.
A maioria dos sistemas operacionais que integram nossos servidores já possuem esse recurso, porém nem sempre possuem as funcionalidades necessárias para todas as empresas.
Além disso, qualquer tarefa que envolve a cópia de dados exige que haja um destino externo de backup (hardware) no processo, seja apenas para fazer o backup de um servidor local ou manter protegido um grande servidor de nuvem.
Somos especialistas em armazenamento e backup
Traga seu projeto e tire suas dúvidas, nossos especialistas estão prontos para ajudá-lo. A ControleNet é distribuidora autorizada para o Brasil dos sistemas para backup em disco de empresas como a Asus, Seagate, Qnap, Synology e Western Digital.
Backup
Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Backup.

Cold Storage, o que é e para que serve?
Cold storage ou “armazenamento a frio”, a solução composta por hardware e software ou para a retenção de dados inativos em sistemas de baixo custo

Como implementar um plano de backup corporativo confiável?
Quais são os procedimentos p/ manter dados corporativos sempre seguros? Confira nossas dicas para montar um plano de backup e evitar a perda de dados.

O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)?
O que é um Storage de alta disponibilidade (HA)? Conheça nossas soluções resistentes a falhas de hardware, software e energia e não perca mais dados.