Atendimento por WhatsApp

Como fazer backup dos dados de um hospital

A informação é a força vital da saúde. À medida que o volume de dados de saúde aumenta exponencialmente, a necessidade de proteger os registros médicos contra perda ou corrupção se torna ainda mais crítica.

Conforme os dados médicos proliferam e as regulamentações aumentam, a manutenção segura de registros dentro de hospitais exige métodos mais eficientes para manter seguro o backup dos dados importantes.

Infelizmente muitos hospitais ainda contam com sistemas antigos de backup em fita, que simplesmente já não estão mais à altura da tarefa.

Algumas operações menores chegam ao extremo de manter seus backups em HDs externos, trazendo grandes riscos de desastres e a consequente perda de dados.

Os Melhores storages para backup

A redução de custos dos storages e soluções all flash tem facilitado muito a vida dos administradores de TI, que finalmente podem migrar seus sistemas de backup para soluções mais seguras.

Os novos sistemas de backup equipados com vários hard disks fazem mais do que manter os dados seguros, eles também aumentam a economia e a produtividade.

As fitas LTO para backup de sistemas virtualizados

Até alguns anos atrás, a única solução barata capaz de atender os servidores de arquivos e ambientes VMware e Hyper-V dentro de hospitais eram as fitas LTO.

Mas as bibliotecas autoloaders e drives de fita que hospedavam dados médicos estão sendo gradativamente aposentadas, dando lugar a sistemas mais eficientes como servidores baseados em disco.

Mesmo soluções consagradas de backup como o Commvault e Veeam já sentem o peso da concorrência, e começam a perder espaço para os novos softwares de backup que acompanham os storages NAS.

Conheça a linha de storages Seagate

O armazenamento em disco diminui a janela de backup

Aposentar as fitas e implementar um equipamento de backup baseado em disco reduz muito a janela de cópia exigida.

Seja armazenando dados não estruturados como exames externos, imagens e documentos ou simplesmente fazendo cópias dos bancos de dados e máquinas virtuais do hospital, os disk arrays de baixo custo chegaram para ficar.

As placas 10GbE e 100GbE ethernet de alta velocidade que equipam esses sistemas conseguiram incrementos significativos nos processos de cópia, acelerando tarefas que tomavam muitas horas para poucos minutos.

Transformar muitas horas de trabalho numa rotina de cinco minutos libera os profissionais de TI para atender a equipe médica, implementar projetos, gerenciar a capacidade de armazenamento e otimizar o desempenho da rede.

Velocidade e estabilidade nos processos de backup hospitalares são normas e afetam diretamente as atividades essenciais das operações de instituições que tratam com a saúde das pessoas.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

As novas soluções de backup para hospitais

Muitas soluções de backup baseadas fita e sistemas integrados que associam hardware e software de diferentes fornecedores tem perdido mercado dentro de hospitais, principalmente para equipamentos como os NAS Qnap e o software Hyper Data Protector.

A união de sistemas de armazenamento em disco com softwares capazes de fazer backup de máquinas virtuais tem garantido que exames, prontuários eletrônicos e registros de pacientes estejam sempre disponíveis, por uma fração do preço das soluções corporativas ainda em uso.

O Hyper Data Protector por exemplo, permite que o administrador crie tarefas de backup ilimitadas para VMs VMware vSphere e Microsoft Hyper-V sem a necessidade de agentes.

O sistema oferece backup incremental, desduplicação global, programação de cópia e recuperação de arquivos compactados. Tudo isso para economizar tempo de backup, armazenamento e na recuperação de dados, sem licenças adicionais ou custos extras.

NAS Qnap e o software Hyper Data Protector

Fitas de backup nem sempre funcionam

Um hospital não pode correr riscos de perder informações sobre pacientes, exames ou documentos relativos a internações e consultas.

Sistemas antigos baseados em fita não geram a confiança necessária para as rotinas de backup, são complicados de usar, demorados e exigem retrabalho.

Fitas com dados de pacientes armazenadas por muitos anos nem sempre funcionam quando requisitadas, por isso migrar o sistema de backup enquanto tudo ainda funciona é uma ótima ideia.

Armazenar volumes crescentes de exames que contém imagens deixou de exigir grandes investimentos. Storages NAS equipados com hard disks SATA estão cada vez mais baratos e podem facilmente dar conta do recado.

Um storage não exige processos complicados de restauração

Enquanto fitas utilizam soluções de backup que copiam dados de forma incremental ou diferencial, sistemas de armazenamento em disco como storages podem fazer cópias completas e idênticas dos arquivos, acabando com rotinas complicadas de restauração.

Além disso, a maioria dos storages permite snapshots, que fazem um retrato do sistema instantaneamente. Aplicações médicas baseadas em arquivos ou blocos podem facilmente ter seus dados replicados em tempo real sem nenhuma dificuldade.

Storage NAS e snapshots

A verificação do processo de backup mantém os dados seguros

Um hospital cirúrgico que realiza vários procedimentos eletivos por dia não pode correr riscos com seus dados. E manter esses dados sempre seguros sempre foi um pesadelo em termos de investimento.

A boa notícia é que os preços dos sistemas de armazenamento e serviços de replicação de dados diminuiu muito, principalmente quando falamos de alguns poucos Terabytes.

A estratégia de implantar a técnica de “backup 3-2-1” utilizando um datacenter local, um storage NAS e a sincronização de dados com um serviço de nuvem pode facilmente manter seguro os registros da maioria dos hospitais.

Para dados não estruturados sensíveis, muitos NAS contam com o RTRR (Real Time Remote Replication) que possibilita fazer a sincronização de dados em tempo real, além de contar com ferramentas robustas para fazer o backup externo na nuvem.

Crie uma nuvem privada de dados com um NAS

Backup com snapshot

As soluções de backup para hospitais produzidas pela Qnap podem facilmente tirar um instantâneo (snapshot) a cada hora e armazenar os dados em um array do data center local do hospital.

Alguns desses servidores de backup podem ainda possuir alta disponibilidade e realizar a replicação de dados em tempo real, dependendo da tolerância a falhas de cada operação.

Em hospitais menores, a solução de replicação de dados pode enviar tudo para um serviço de nuvem ou outra unidade Qnap duas vezes ao dia, instalada remotamente e longe do servidor de aplicação.

Assim, mesmo que um grande desastre aconteça, o máximo que o hospital perderá será algumas horas de dados.

A aposentadoria das fitas e dos agentes de softwares

A manutenção periódica no acervo de fitas armazenadas já não faz mais sentido. Esses processos de check-in e check-out manual geram desgaste, danificam a mídia, frequentemente quebram os tapes ou arranham a película, tornado os dados ilegíveis com o passar dos anos.

Atualmente os sistemas de fita estão aposentados ou apenas estão em funcionamento somente para restaurar dados exigidos do arquivamento de longo prazo.

Os aborrecimentos de instalar um agente de software em cada máquina virtual para automatizar o backup também já não faz mais sentido.

Todo o armazenamento de cold storage está sendo gradativamente transferido para arranjos de discos SATA de alta capacidade e disponibilidade, eliminando o versionamento de backup e a preocupação na restauração de dados.

Soluções de backup voltadas saúde, como as oferecidas pela Seagate, Qnap, Western Digital e Synology, oferecem aos hospitais e organizações de saúde a qualidade, segurança e o desempenho necessário para operações que não podem parar.

Registros de saúde, informações financeiras, reembolsos de pacientes e exames tem que estar em conformidade com os regulamentos de proteção de dados.

Enterprise storages Qnap

A facilidade de uso de um NAS Qnap oferece velocidade e eficiência

Em um hospital, ter uma solução de backup confiável associado com um plano para recuperação de desastres robusto é a coisa mais importante a se pensar. Sistemas de backup baseados em hard disks economizam tempo e dinheiro.

Todas as organizações médicas precisam de sistemas de backup confiáveis e que mantenham os dados seguros, sempre acessíveis e contenham ferramentas simples para a restauração.

As soluções de backup Qnap são significativamente mais baratas do que sistemas baseados em Veeam e fornecem a eficiência necessária para manter os servidores de qualquer instituição médica funcionando em tempo integral.

Traga seu projeto e tire suas dúvidas. Somos distribuidores de empresas como Asus, Seagate, Qnap, Western Digital, Synology, Infortrend e especialistas em servidores, sistemas de armazenamento e backup.

Fale com nosso especialista!
Ligue: (11) 3475-5000

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

Arranjos de discos, um para cada aplicação
Arranjos de discos, um para cada aplicação

Por que montar um arranjo de discos RAID? Saiba mais porque discos trabalhando em conjunto podem ajudar sua empresa ou residência.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento
7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

Qual storage comprar, NAS ou DAS?
Qual storage comprar, NAS ou DAS?

Saiba quais são as principais diferenças entre os sistemas de armazenamento NAS ou DAS e escolha qual atende suas necessidades.