Atendimento por WhatsApp

Qnap vs Asustor: Qual é o melhor NAS?

Qnap vs Asustor: Qual é o melhor NAS?

Comprar um storage NAS pode ser confuso para a maioria dos usuários. A correta análise de fatores como o hardware e software oferecido, o preço da solução e a tecnologia do equipamento ofertado são importantes para tomar a decisão certa.

Além disso, outros pontos como a facilidade de uso, a robustez (disponibilidade), a garantia, suporte técnico e o serviço de pós-venda completam essa equação.

Muitos usuários que ignoram essa análise e são seduzidos apenas preços atraentes, descobrem da pior forma que custos menores geralmente levam a produtos inferiores e serviços deficitários.

Conheça a linha de storages Qnap

A Asustor tem como foco o mercado doméstico, um mercado menos exigente quando o assunto é a interrupção nos serviços e a possibilidade de perda de dados.

Já a Qnap possui um portfólio de produtos maior, que contempla desde pequenas soluções residenciais até soluções de alta disponibilidade e que suportam vários petabytes de armazenamento.

Qnap vs Asustor

Vários modelos, com especificações técnicas próprias e diferenças de hardware exigem que qualquer comparação entre produtos desses fabricantes seja feita com muito critério.

Por isso sempre vale a pena identificar corretamente as aplicações do NAS e comparar características presentes em cada modelo. Analisar o sistema operacional embarcado, aplicativos, facilidade de instalação, preço, garantia e os serviços incorporados de cada equipamento vale muito quando o assunto é manter nossos dados seguros.

Dúvidas? Fale com nosso especialista!

QTS ou ADM? Dois ótimos sistemas operacionais

Diferentemente de storages de conexão direta (DAS), os NAS Asustor e Qnap não precisam de um PC ou servidor com sistema operacional para funcionar.

O QTS e o ADM são os sistemas operacionais embarcados que dão conta desse recado, porém também é possível mapear e acessar esses servidores através de um endereço IP, via computadores Windows, MAC ou Linux.

Ambos os sistemas operacionais podem ser acessados por um navegador web e dispõe de interfaces amigáveis para configuração e gerenciamento.

Tanto o Qnap Turbo System (QTS) como o Asustor Data Master (ADM) são sistemas operacionais baseados em Linux e que equipam a maioria dos equipamentos dessas empresas.

Sistema operacional QTS Qnap e sistema operacional ADM Asustor

Algumas versões dos enterprise NAS Qnap podem também incluir o novo QuTS hero, sistema operacional baseado em ZFS, voltado para mercados como a virtualização e sistemas de alta disponibilidade.

Como esses sistemas operacionais proporcionam um ambiente de gerenciamento personalizado e disponibilizam diferentes aplicativos, vale a pena entender mais sobre o assunto.

O ADM Asustor

O Asustor Data Master (ADM) é o sistema que disponibiliza o ambiente de trabalho nos NAS Asustor. O painel de controle do sistema se assemelha ao formato ao MacOS e sistemas operacionais que equipam nossos tablets.

Ele oferece suporte a diferentes resoluções de tela, onde os usuários podem escolher entre três configurações de layout de ícones na área de trabalho.

Os temas de fundo da área de trabalho são personalizáveis, podendo ser alterados de acordo com a preferência de cada usuário, possibilitando inclusive fazer upload de suas próprias imagens para usá-las como plano de fundo.

Enterprise storages Qnap

No ADM tudo é fácil de encontrar, tornando as operações simples e a implantação intuitiva. Essa facilidade ajuda os iniciantes, porém se você é um administrador de TI, descobrirá rapidamente que detalhes técnicos importantes ficam sempre escondidos em camadas ocultas do gerenciador.

Muitas coisas acontecerão em segundo plano, ou seja, sem que você saiba. Isso é bom para usuários que tem noções básicas em segurança, mas especialistas em TI não vão gostar das ações que acontecem sem a autorização de ninguém.

O QTS Qnap

O Qnap Turbo System (QTS), por sua vez, utiliza um design mais parecido com o Android e Windows. O sistema possui as mesmas funcionalidades do ADM Asustor, porém o sistema operacional exibe quase todas as informações técnicas disponíveis.

Na realidade, com um único clique o administrador consegue acessar uma tela com diversas informações sobre o NAS, incluindo tabelas, gráficos e informações sobre o uso.

Ao exibir essas informações em primeiro plano, usuários mais experientes se sentirão com maior controle sobre o dispositivo.

Essa perspectiva é certamente mais agradável para técnicos de TI, porém um iniciante pode se sentir um pouco intimidado pela grande quantidade de informações visíveis na tela.

O sistema permite identificar o tamanho dos arquivos com passar o cursor do mouse ou ver o uso da CPU e RAM com apenas um clique.

Além disso, o QTS também permite configurar os itens na área de trabalho de forma mais personalizada, transformando o ambiente em algo mais próprio para cada preferência pessoal.

O sistema da Qnap permite ainda monitorar a temperatura do NAS e o espaço de armazenamento disponível em tempo real.

Sistema operacional QTS Qnap

Serviços de nuvem com os storages Asustor e Qnap

Os storages dos dois fabricantes permitem a criação de uma nuvem privada de dados, entregando recursos de segurança como autenticação através de login e senha, criação de links protegidos para acesso aos arquivos por terceiros e criptografia de dados.

Caso sua aplicação envolva acessar as informações armazenadas de um storage NAS via telefone celular, é importante estar ciente do que cada fabricante tem a oferecer.

Acessar arquivos ou pastas via smartphone é relativamente simples nas duas plataformas, porém soluções de vigilância, GED e outras aplicações profissionais exigem uma avaliação mais detalhada para a melhor escolha.

A Qnap leva vantagem, pois possui mais aplicativos móveis para Android, iOS e até Windows Mobile. Por isso, antes de ir adiante com o assunto, vale a pena refinar o processo e avaliar quais são softwares disponíveis em cada plataforma.

Crie uma nuvem privada de dados com um NAS

Os aplicativos móveis Asustor

A Asustor possui alguns aplicativos projetados para dispositivos móveis, porém não tem a mesma variedade que a plataforma da Qnap. Outro ponto é a simplicidade da plataforma, que transmite uma operação mais simples para usuários domésticos, mas que técnicos de TI podem eventualmente considerá-las bastante limitadas.

Além disso, aplicativos para dispositivos móveis importantes podem não estar disponíveis, como os projetados para gerenciamento do sistema, sincronização de dados e vigilância de ambientes. Novamente, como o foco é claramente torná-los o mais acessível possível, não espere grandes recursos técnicos.

Os aplicativos móveis Qnap

O Qnap possui uma variedade muito maior de aplicativos para celular. Além disso, deixando de lado os aplicativos próprios, o App Center Qnap possui ainda vários aplicativos desenvolvidos por terceiros, que fornecerão funcionalidades adicionais para dispositivos móveis.

QFile, QVideo e QMusic são aplicativos móveis auto-explicativos para acesso e gerenciamento de conteúdo.

O Notes Station é aplicativo de anotações colaborativo e o QRemote emula um controle remoto universal.

Apesar de não encher os olhos no primeiro momento, o verdadeiro poder de aplicativos como esses vem a possibilidade de associá-los a sistemas IFTTT (“If This Then That”) e IoT (Internet of Things).

Qual NAS tem os melhores aplicativos móveis?

Qual NAS tem os melhores aplicativos móveis?

Apesar da Qnap possuir indiscutivelmente o melhor conjunto de aplicativos móveis para servidores NAS, como muitos softwares são de terceiros, sempre existe a possibilidade que haja alguma instabilidade em alguns desses aplicativos.

Caso você realmente esteja aberto à essas novas tecnologias e precise de aplicativos de terceiros em sua unidade NAS, não procure nada além da Qnap. Porém, se sua escolha for buscar apenas preço baixo, um servidor Asustor deve servir.

QTS ou ADM: Qual é o melhor sistema operacional para NAS?

Apesar de Asustor e Qnap entregarem ótimos sistemas operacionais, o QTS vai melhor em aplicações corporativas que exigem maior gerenciamento e controle do sistema. Além disso, os administradores de TI já acostumados com storages NAS de grandes fabricantes irão adorar o painel de controle desse sistema.

Caso sua ideia seja simplicidade e você não goste muito de detalhes técnicos, a Asustor é a escolha mais fácil. Embora o sistema ADM torne as coisas mais fáceis para os recém-chegados, os usuários mais experientes encontrarão mais dificuldade em encontrar e gerenciar as configurações avançadas de rede.

Especificações de hardware

Feitas as considerações entre os softwares Asustor e Qnap, vamos verificar as especificações de hardware.

Comparados de igual para igual, notamos que as especificações técnicas da Asustor sempre são inferiores que as dos seus pares fabricados pela Qnap. No entanto, isso não significa que comprar um NAS Asustor é um mau negócio.

Em alguns casos, os servidores Qnap incluem portas HDMI, mais slots de expansão PCIe, portas LAN de alta velocidade, conectividade Thunderbolt e portas USB que nem sempre serão utilizadas. Isso pode significar um gasto desnecessário em conexões que não serão úteis.

Quando comparamos a capacidade de processamento (sem comparar modelo versus modelo), os servidores Qnap sempre possuem as melhores especificações gerais (melhores CPU e mais RAM) pelo menor preço.

Qual NAS tem as melhores especificações de hardware?

Os storages NAS Qnap são melhores quando se trata de especificações técnicas e slots de conectividade.

A Qnap possui diversos modelos que acompanham portas HDMI e controle remoto, ótimos para usuários PLEX e operadores de sistemas de vídeo-vigilância.

Além disso, seus equipamentos “high-end” geralmente possuem fontes de alimentação redundantes, um ou mais slots PCIe livres, são facilmente expansíveis e geralmente entregam conexão de rede 10G.

Além disso, somente a Qnap possui modelos capazes de receber controladoras redundantes, ideais para proporcionar alta disponibilidade em pequenas e médias empresas.

Caso a necessidade de sua empresa ou aplicação pessoal não exija utilizar nenhum desses recursos, as unidades Asustor são mais amigáveis e fáceis de configurar, principalmente onde a mão-de-obra especializada de TI não existe.

Hardware Qnap

Opções de configuração de arranjos RAID

Outro motivo pelo qual muitos usuários optam por comprar para um NAS é ter uma proteção mais robusta contra a perda de dados devido a falha de hardware.

Arranjos RAID permitem que os dados sejam duplicados e distribuídos entre vários hard disks. Isso significa que mesmo que um ou mais discos do sistema falhe, os dados não serão perdidos.

Asustor ou Qnap - Quais são os arranjos de discos disponíveis?

Tanto os servidores Asustor como Qnap suportam os níveis tradicionais de RAID (RAID 0, 1, 5, 6 e 10), porém os servidores NAS Qnap também suportam VJBODs com arranjos virtuais.

Isso significa que, além de aceitar os arranjos RAID com hard disks locais, o sistema também montar volumes em outros storages da rede, criando redundância ou fazendo backup em outros equipamentos. E esse recurso não é suportado pelos NAS da Asustor.

Além disso, caso seja necessário mapear drives de acesso direto (DAS) fora do servidor de produção, ambos fabricantes suportam a criação de alvos iSCSI em seus equipamentos.

Conheça as Soluções All Flash Storage

Qnap ou Asustor: Qual o mais barato?

Essa pergunta sempre é difícil de ser respondida, pois sempre dependerá da procedência, da forma de importação e da garantia do equipamento.

Como o Brasil possui uma alta carga tributária, a comparação de qual empresa entrega produtos mais acessíveis acaba sofrendo distorções de acordo com o canal de fornecimento.

Como a maioria dos equipamentos da Asustor é voltada para o mercado residencial, eles não oferecem a mesma quantidade de softwares e serviços que a Qnap e acabam custando um pouco menos.

No mercado corporativo o fiel da balança sobre esse assunto é o nível de serviço oferecido (SLA) por ambos. Por estar a mais tempo no Brasil, a Qnap tem uma rede de serviços autorizada e possui uma equipe maior de profissionais para dar suporte a seus equipamentos.

Qnap vs Asustor - Qual NAS comprar?

Os storages Qnap possuem hardware mais poderoso, são robustos e possuem melhores alternativas para customização.

Esses servidores foram concebidos para serem o sistema de armazenamento em rede dentro de empresas que não podem parar, por isso entregam ferramentas mais profissionais de administração.

Caso a velocidade de resposta em caso de suporte seja uma premissa para sua empresa, recomendamos fortemente a linha de servidores Qnap.

Somos especialistas em sistemas de armazenamento

Entre em contato caso suas dúvidas ainda não tenham sido esclarecidas. Traga seu projeto, somos distribuidores de várias marcas de sistemas de armazenamento e temos técnicos treinados pelas fábricas.

Fale com nosso especialista!
Ligue: (11) 3475-5000

Armazenamento de dados

Tudo o que você precisa saber sobre soluções de Armazenamento de dados.

O que é File Server e como compartilhar arquivos em rede
O que é File Server e como compartilhar arquivos em rede

File server ou servidor de arquivos: Saiba como compartilhar arquivos em rede através de um storage NAS.

7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento
7 erros mais comuns ao comprar um sistema de armazenamento

Saiba como evitar os erros mais comuns antes de adquirir um servidor ou storage. Confira aqui algumas dicas para facilitar esse processo de compras.

Dicas importantes para comprar o storage certo.
Dicas importantes para comprar o storage certo.

Nem sempre o preço é a variável mais importante ao comprar um storage. Evite colocar em risco suas informações importantes aqui.